O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipa Andreia Gomes dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17192
Resumo: Em 2011, cerca de 400 mil idosos portugueses viviam sozinhos (INE, 2011). O envelhecimento demográfico é uma realidade em Portugal, constituindo-se como um fenómeno heterogéneo, que impõe novos desafios, como responder a uma problemática cada vez mais presente, como a do isolamento social. A população idosa representa 19% da população total portuguesa (INE, 2011). As pessoas idosas são, pela sua vulnerabilidade, um alvo de cuidados de saúde especializados. O(a) enfermeiro(a) especialista em enfermagem comunitária tem então um papel fundamental e privilegiado junto a esta população, através da interação e da consecução de objetivos conjuntos contribuindo para a promoção da qualidade de saúde. Este projeto foi realizado na Unidade de Saúde Familiar (USF) Tejo, com a finalidade de diminuir o isolamento social na população idosa. Foi tido como referencial teórico Imogene King (King, 1971), que defende que através da interação, a pessoa conseguirá realizar uma “transação” que lhe permite atingir o estado de saúde. Foi utilizada a metodologia do Planeamento em Saúde (Imperatori & Giraldes, 1986) e para fazer o diagnóstico da situação foram utilizados como instrumentos de colheita de informação, a observação participante, entrevistas semi-estruturadas e escalas do isolamento social e da perceção do suporte social (Ribeiro, 2011; Ribeiro, 2012). De 30 pessoas idosas identificadas em isolamento social, foram 10 as que aceitaram participar neste projeto. O aumento do risco de isolamento social associa-se a uma diminuição da rede social, que ocorre com a distância de familiares e amigos(as), devido a mobilidade geográfica, morte e/ou com impedimentos pessoais na manutenção de relações. As intervenções de enfermagem enquadraram-se no nível de prevenção primária, tendo-se recorrido a visitas domiciliárias, acompanhamento semanal nas consultas na USF Tejo e contactos telefónicos, e realizadas sessões de educação para a saúde (SES), em grupo e individuais.
id RCAP_71ff6bca7439eda2ef43842d7a3316bc
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.idososisolamento socialsolidãoenfermagem comunitáriaEnfermagemEm 2011, cerca de 400 mil idosos portugueses viviam sozinhos (INE, 2011). O envelhecimento demográfico é uma realidade em Portugal, constituindo-se como um fenómeno heterogéneo, que impõe novos desafios, como responder a uma problemática cada vez mais presente, como a do isolamento social. A população idosa representa 19% da população total portuguesa (INE, 2011). As pessoas idosas são, pela sua vulnerabilidade, um alvo de cuidados de saúde especializados. O(a) enfermeiro(a) especialista em enfermagem comunitária tem então um papel fundamental e privilegiado junto a esta população, através da interação e da consecução de objetivos conjuntos contribuindo para a promoção da qualidade de saúde. Este projeto foi realizado na Unidade de Saúde Familiar (USF) Tejo, com a finalidade de diminuir o isolamento social na população idosa. Foi tido como referencial teórico Imogene King (King, 1971), que defende que através da interação, a pessoa conseguirá realizar uma “transação” que lhe permite atingir o estado de saúde. Foi utilizada a metodologia do Planeamento em Saúde (Imperatori & Giraldes, 1986) e para fazer o diagnóstico da situação foram utilizados como instrumentos de colheita de informação, a observação participante, entrevistas semi-estruturadas e escalas do isolamento social e da perceção do suporte social (Ribeiro, 2011; Ribeiro, 2012). De 30 pessoas idosas identificadas em isolamento social, foram 10 as que aceitaram participar neste projeto. O aumento do risco de isolamento social associa-se a uma diminuição da rede social, que ocorre com a distância de familiares e amigos(as), devido a mobilidade geográfica, morte e/ou com impedimentos pessoais na manutenção de relações. As intervenções de enfermagem enquadraram-se no nível de prevenção primária, tendo-se recorrido a visitas domiciliárias, acompanhamento semanal nas consultas na USF Tejo e contactos telefónicos, e realizadas sessões de educação para a saúde (SES), em grupo e individuais.Quintela, Maria ManuelRepositório ComumSantos, Filipa Andreia Gomes dos2016-12-29T16:34:04Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17192TID:201256665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T10:52:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:58.220169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.
title O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.
spellingShingle O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.
Santos, Filipa Andreia Gomes dos
idosos
isolamento social
solidão
enfermagem comunitária
Enfermagem
title_short O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.
title_full O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.
title_fullStr O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.
title_full_unstemmed O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.
title_sort O Isolamento Social em Pessoas Idosas: Um Projeto de Intervenção de Enfermagem Comunitária na USF Tejo.
author Santos, Filipa Andreia Gomes dos
author_facet Santos, Filipa Andreia Gomes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quintela, Maria Manuel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipa Andreia Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv idosos
isolamento social
solidão
enfermagem comunitária
Enfermagem
topic idosos
isolamento social
solidão
enfermagem comunitária
Enfermagem
description Em 2011, cerca de 400 mil idosos portugueses viviam sozinhos (INE, 2011). O envelhecimento demográfico é uma realidade em Portugal, constituindo-se como um fenómeno heterogéneo, que impõe novos desafios, como responder a uma problemática cada vez mais presente, como a do isolamento social. A população idosa representa 19% da população total portuguesa (INE, 2011). As pessoas idosas são, pela sua vulnerabilidade, um alvo de cuidados de saúde especializados. O(a) enfermeiro(a) especialista em enfermagem comunitária tem então um papel fundamental e privilegiado junto a esta população, através da interação e da consecução de objetivos conjuntos contribuindo para a promoção da qualidade de saúde. Este projeto foi realizado na Unidade de Saúde Familiar (USF) Tejo, com a finalidade de diminuir o isolamento social na população idosa. Foi tido como referencial teórico Imogene King (King, 1971), que defende que através da interação, a pessoa conseguirá realizar uma “transação” que lhe permite atingir o estado de saúde. Foi utilizada a metodologia do Planeamento em Saúde (Imperatori & Giraldes, 1986) e para fazer o diagnóstico da situação foram utilizados como instrumentos de colheita de informação, a observação participante, entrevistas semi-estruturadas e escalas do isolamento social e da perceção do suporte social (Ribeiro, 2011; Ribeiro, 2012). De 30 pessoas idosas identificadas em isolamento social, foram 10 as que aceitaram participar neste projeto. O aumento do risco de isolamento social associa-se a uma diminuição da rede social, que ocorre com a distância de familiares e amigos(as), devido a mobilidade geográfica, morte e/ou com impedimentos pessoais na manutenção de relações. As intervenções de enfermagem enquadraram-se no nível de prevenção primária, tendo-se recorrido a visitas domiciliárias, acompanhamento semanal nas consultas na USF Tejo e contactos telefónicos, e realizadas sessões de educação para a saúde (SES), em grupo e individuais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29T16:34:04Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17192
TID:201256665
url http://hdl.handle.net/10400.26/17192
identifier_str_mv TID:201256665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129980344467456