O estudo de caso na investigação em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.48489/quadrante.22652 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22652 |
Resumo: | Os estudos de caso têm conhecido uma assinalável popularidade na investigação em Educação Matemática em Portugal. Têm grandes potencialidades mas também os seus problemas. Este artigo discute como é que esta abordagem se distingue de outras formas de conduzir a investigação; qual é a natureza do conhecimento assim produzido, principalmente quando inserido numa perspectiva interpretativa; e quais os critérios de qualidade a usar para apreciar o seu valor. Um estudo de caso é caracterizado como incidindo numa entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o seu "como" e os seus "porquês", fazendo justiça à sua unidade e identidade próprias. Assume-se como uma investigação particularística, procurando descobrir o que nela há de mais essencial e característico. Um estudo de caso pode com vantagem apoiar-se numa orientação teórica bem definida. Além disso, pode seguir uma perspectiva interpretativista, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes ou uma perspectiva pragmática, procurando simplesmente proporcionar uma perspectiva global, completa e coerente do objecto de estudo. Entre os estudos de caso encontram-se naturalmente trabalhos com características muito desiguais. É importante discutir porque definir critérios de qualidade e como aplicá-los. Assim, o artigo conclui com o enunciado de diversos critérios e com algumas breves considerações sobre os trabalhos recentemente realizados no nosso país. |
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O estudo de caso na investigação em Educação MatemáticaO estudo de caso na investigação em Educação MatemáticaArtigosOs estudos de caso têm conhecido uma assinalável popularidade na investigação em Educação Matemática em Portugal. Têm grandes potencialidades mas também os seus problemas. Este artigo discute como é que esta abordagem se distingue de outras formas de conduzir a investigação; qual é a natureza do conhecimento assim produzido, principalmente quando inserido numa perspectiva interpretativa; e quais os critérios de qualidade a usar para apreciar o seu valor. Um estudo de caso é caracterizado como incidindo numa entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o seu "como" e os seus "porquês", fazendo justiça à sua unidade e identidade próprias. Assume-se como uma investigação particularística, procurando descobrir o que nela há de mais essencial e característico. Um estudo de caso pode com vantagem apoiar-se numa orientação teórica bem definida. Além disso, pode seguir uma perspectiva interpretativista, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes ou uma perspectiva pragmática, procurando simplesmente proporcionar uma perspectiva global, completa e coerente do objecto de estudo. Entre os estudos de caso encontram-se naturalmente trabalhos com características muito desiguais. É importante discutir porque definir critérios de qualidade e como aplicá-los. Assim, o artigo conclui com o enunciado de diversos critérios e com algumas breves considerações sobre os trabalhos recentemente realizados no nosso país.Case studies got a remarkable popularity in mathematics education research in Portugal. They have both their strengths and their problems. This paper discusses how this approach is different from other ways of conducting research; the nature of knowledge that is produced, specially when they are done within an interpretative perspective; and what quality criteria may be used to assess their value. A case study focus on a well-defined entity such as a program, an institution, an educational system, a person or a social unit. It intends to know in a deep way its "how" and its "why", recognizing its unity and identity. Is is deliberately particularistic, searching to discover what is most essential and characteristic in it. A case study may draw upopn an explicit theoretical orientation. Besides, it may follow an interpretative perspective, that seeks to understand how is the world from the point of view of the participants. Or else, it may follow a more pragmatic perspective, simply seeking to create a global, complete and coherent account of the object of study. Among case studies there are investigations of different value. It is important to discuss why to define quality criteria and how to apply them. This paper finishes with the mention to several criteria and with some considerations about recent works carried out in Portugal.APM - Associação de Professores de Matemática1994-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22652por2183-28380872-3915Ponte, João Pedro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:46:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:46:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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