PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenilda Austrilino
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rosana Quintella Brandão Vilela, Carmen Eurydice C. G. Ribeiro, Mércia Lamenha Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e827
Resumo: Uma educação voltada para a reflexão, para o trabalho em grupo e a aprendizagem significativa, utiliza metodologias ativas visando valorizar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Integrantes do conjunto de metodologias ativas, as atividades decorrentes deram origem a construção de narrativas e portfolio que são estratégias de ensino voltadas à promoção de aprendizagem significativa e suas utilizações perpassam por todos os níveis de ensino. Essa estratégia de ensino pode gerar registros importantes para avaliação da aprendizagem. Objetivos: descrever a prática pedagógica desenvolvida na disciplina Currículo e Ensino na Saúde na perspectiva discente sobre o uso de estratégias ativas de ensino e aprendizagem. Métodos: análise documental dos registros feitos pelos discentes do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional Ensino na Saúde, que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde, sobre a prática pedagógica desenvolvida na referida disciplina. Resultados: análise documental dos registros feitos pelos discentes que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde revelaram que houve inovação e reflexão sobre suas práticas profissionais. A análise das percepções discentes mostrou que a utilização de metodologias ativas possibilitou a construção do conhecimento e tornou o aprendizado mais significativo. Foi possível aferir nas narrativas sobre o uso dessas metodologias, que o trabalho de elaboração dos registros das atividades, ora de forma individual, ora de forma coletiva, contribuíram para um olhar ampliado sobre planejamento curricular, PPC, prática docente, protagonismo discente e gerando inovação na disciplina. Conclusão. O planejamento na disciplina favoreceu a metodologia de ensino, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, especialmente, aos que atuavam na docência, estimulou maior participação e engajamento na disciplina e favoreceu à aprendizagem discente.
id RCAP_720e7dc3c318b133a746a6b874db49d2
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃODIDACTIC PLANNING: PROMOTING SUCCESSFUL EXPERIENCES IN POSTGRADUATE ESTUDIESAprendizagem significativaMetodologia ativaCurrículoPlanejamentoPós-graduaçãoMeaningful learningActive methodologyCurriculumPlanningPostgraduateUma educação voltada para a reflexão, para o trabalho em grupo e a aprendizagem significativa, utiliza metodologias ativas visando valorizar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Integrantes do conjunto de metodologias ativas, as atividades decorrentes deram origem a construção de narrativas e portfolio que são estratégias de ensino voltadas à promoção de aprendizagem significativa e suas utilizações perpassam por todos os níveis de ensino. Essa estratégia de ensino pode gerar registros importantes para avaliação da aprendizagem. Objetivos: descrever a prática pedagógica desenvolvida na disciplina Currículo e Ensino na Saúde na perspectiva discente sobre o uso de estratégias ativas de ensino e aprendizagem. Métodos: análise documental dos registros feitos pelos discentes do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional Ensino na Saúde, que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde, sobre a prática pedagógica desenvolvida na referida disciplina. Resultados: análise documental dos registros feitos pelos discentes que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde revelaram que houve inovação e reflexão sobre suas práticas profissionais. A análise das percepções discentes mostrou que a utilização de metodologias ativas possibilitou a construção do conhecimento e tornou o aprendizado mais significativo. Foi possível aferir nas narrativas sobre o uso dessas metodologias, que o trabalho de elaboração dos registros das atividades, ora de forma individual, ora de forma coletiva, contribuíram para um olhar ampliado sobre planejamento curricular, PPC, prática docente, protagonismo discente e gerando inovação na disciplina. Conclusão. O planejamento na disciplina favoreceu a metodologia de ensino, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, especialmente, aos que atuavam na docência, estimulou maior participação e engajamento na disciplina e favoreceu à aprendizagem discente.An education geared towards reflection, group work and meaningful learning, uses active methodologies aimed at valuing the development of cognitive and social skills. Integrating the set of active methodologies, the resulting activities gave rise to the construction of narratives and portfolio that are teaching strategies aimed at promoting meaningful learning and their uses permeate all levels of education. This teaching strategy can generate important records for learning evaluation. Objectives: describe the pedagogical practice developed in the discipline Curriculum and teaching in health from the student's perspective on the use of active teaching and learning strategies. Methods: documental analysis of records made by students of the Postgraduate Professional Master's Program in Health Education, who attended the Curriculum and Health Teaching course, on the pedagogical practice developed in that course. Results: document analysis of the records made by the students who attended the Curriculum and Teaching in Health discipline revealed that there was innovation and reflection on their professional practices. The analysis of students' perceptions showed that the use of active methodologies enabled the construction of knowledge and made learning more meaningful. It was possible to verify in the narratives about the use of these methodologies, that the work of elaborating the records of activities, sometimes individually, sometimes collectively, contributed to an expanded look at curriculum planning, CPP, teaching practice, student protagonist, generating innovation in discipline. Conclusion: planning in the discipline favored the teaching methodology, can contribute to meaningful learning and favor the formation of more critical and reflective professionals, especially those who work in teaching, stimulated greater participation and engagement in the discipline and favored student learning.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e827https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e827New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e827New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e827New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e8272184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/827https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/827/856Lenilda AustrilinoRosana Quintella Brandão VilelaCarmen Eurydice C. G. RibeiroMércia Lamenha Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:04Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:59.652490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO
DIDACTIC PLANNING: PROMOTING SUCCESSFUL EXPERIENCES IN POSTGRADUATE ESTUDIES
title PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO
spellingShingle PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Lenilda Austrilino
Aprendizagem significativa
Metodologia ativa
Currículo
Planejamento
Pós-graduação
Meaningful learning
Active methodology
Curriculum
Planning
Postgraduate
title_short PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO
title_full PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO
title_fullStr PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO
title_sort PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PROMOVENDO EXPERIÊNCIA EXITOSA NA PÓS-GRADUAÇÃO
author Lenilda Austrilino
author_facet Lenilda Austrilino
Rosana Quintella Brandão Vilela
Carmen Eurydice C. G. Ribeiro
Mércia Lamenha Medeiros
author_role author
author2 Rosana Quintella Brandão Vilela
Carmen Eurydice C. G. Ribeiro
Mércia Lamenha Medeiros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenilda Austrilino
Rosana Quintella Brandão Vilela
Carmen Eurydice C. G. Ribeiro
Mércia Lamenha Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Metodologia ativa
Currículo
Planejamento
Pós-graduação
Meaningful learning
Active methodology
Curriculum
Planning
Postgraduate
topic Aprendizagem significativa
Metodologia ativa
Currículo
Planejamento
Pós-graduação
Meaningful learning
Active methodology
Curriculum
Planning
Postgraduate
description Uma educação voltada para a reflexão, para o trabalho em grupo e a aprendizagem significativa, utiliza metodologias ativas visando valorizar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Integrantes do conjunto de metodologias ativas, as atividades decorrentes deram origem a construção de narrativas e portfolio que são estratégias de ensino voltadas à promoção de aprendizagem significativa e suas utilizações perpassam por todos os níveis de ensino. Essa estratégia de ensino pode gerar registros importantes para avaliação da aprendizagem. Objetivos: descrever a prática pedagógica desenvolvida na disciplina Currículo e Ensino na Saúde na perspectiva discente sobre o uso de estratégias ativas de ensino e aprendizagem. Métodos: análise documental dos registros feitos pelos discentes do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional Ensino na Saúde, que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde, sobre a prática pedagógica desenvolvida na referida disciplina. Resultados: análise documental dos registros feitos pelos discentes que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde revelaram que houve inovação e reflexão sobre suas práticas profissionais. A análise das percepções discentes mostrou que a utilização de metodologias ativas possibilitou a construção do conhecimento e tornou o aprendizado mais significativo. Foi possível aferir nas narrativas sobre o uso dessas metodologias, que o trabalho de elaboração dos registros das atividades, ora de forma individual, ora de forma coletiva, contribuíram para um olhar ampliado sobre planejamento curricular, PPC, prática docente, protagonismo discente e gerando inovação na disciplina. Conclusão. O planejamento na disciplina favoreceu a metodologia de ensino, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, especialmente, aos que atuavam na docência, estimulou maior participação e engajamento na disciplina e favoreceu à aprendizagem discente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e827
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e827
url https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/827
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/827/856
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e827
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e827
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e827
2184-7770
10.36367/ntqr.17.2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133605280088064