A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Miguel André Tomás
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96568
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_7214bd390149d40396c78e2ac57e4872
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96568
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FMOnline radio and levels of interaction from social networks: the case of GOLO FMRádioInternetRedes SociaisDiretosInteraçãoRadioInternetSocial NetworksLivesInteractionRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de LetrasPerante um sistema comunicacional em constantes alterações, a rádio manteve a narrativa singular que lhe é intrínseca, mas não teve outra alternativa senão a de acompanhar toda a evolução tecnológica verificada nas últimas décadas. No presente trabalho, refletimos sobre a crescente migração dos modelos comunicacionais radiofónicos para o online e para a afirmação do meio nas redes sociais, permitindo-se o estabelecimento de múltiplas formas de interação e de alcance do público. Com a incorporação das ferramentas oferecidas pela Internet, a rádio alargou os horizontes comunicacionais e abriu caminho ao diálogo entre os utilizadores, face à arquitetura da rede interativa disponibilizada pelas novas plataformas digitais, onde converge igualmente uma multiplicidade de conteúdos e de informações.É objetivo do presente estudo compreender as rotinas produtivas da GOLO FM, o respetivo aproveitamento no panorama das redes sociais e os aspetos que têm aumentado a perceção da rádio entre os utilizadores dos novos espaços digitais. Estas plataformas que misturam texto, imagem e som têm registado uma crescente adesão por parte da sociedade, de tal forma que esse fator levou à aposta da rádio na emissão de parte da programação através de lives, sobretudo de relatos de jogos de futebol, dada a especialização do órgão de comunicação.Com o intuito de analisar os níveis de audiência da GOLO FM no Facebook, recolhemos os dados relativos às interações (reações, comentários e partilhas) e os valores das visualizações e do alcance dos lives emitidos durante o período de estágio. Posto isto, decidimos especificar a análise num período de duas semanas para observar com detalhe a relação entre os níveis de interação (nomeadamente as partilhas e as reações e comentários gerados a partir das mesmas) e os valores das visualizações e do alcance. Um dos resultados mais relevantes do estudo prendeu-se precisamente à ampliação externa proveniente das partilhas, ficando percetível que as shares tendem em atrair mais interações, mas sobretudo mais visualizações e alcance.In the presence of a changing communicational system, the radio kept the unique narrative that is intrinsic to it, but had no alternative but to follow all the technological evolution verified in the last decades. In this work, we reflect on the growing migration of radio communicational models to online and for the affirmation of the medium in social networks, allowing the establishment of multiple forms of interaction and reach of the public. With the incorporation of the tools offered by the Internet, the radio has broadened its communicational horizons and opened the way for dialogue between users, given the architecture of the interactive network made available by the new digital platforms, where a multitude of content and information also converge.The objective of this study is to understand the productive routines of GOLO FM, their use in the panorama of social networks and the aspects that have increased the perception of radio among users of new digital spaces. These platforms that mix text, image and sound have registered a growing adhesion on the part of society, in such a way that this factor led to the radio's commitment to broadcasting part of the programming through lives, especially reports of football matches, given the specialization of the media.In order to analyze the audience levels of GOLO FM on Facebook, we collected data related to interactions (reactions, comments and shares) and the values of views and reach of the lives broadcast during the internship period. Then, we decided to specify the analysis over a two-week period to observe in detail the relationship between the levels of interaction (namely the shares and reactions and comments generated from them) and the values of views and reach. One of the most relevant results of the study was precisely linked to the external expansion resulting from shares, making it clear that shares tend to attract more interactions, but above all more views and reach.2021-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96568http://hdl.handle.net/10316/96568TID:202801233porSimões, Miguel André Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:31:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:48.161187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
Online radio and levels of interaction from social networks: the case of GOLO FM
title A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
spellingShingle A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
Simões, Miguel André Tomás
Rádio
Internet
Redes Sociais
Diretos
Interação
Radio
Internet
Social Networks
Lives
Interaction
title_short A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
title_full A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
title_fullStr A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
title_full_unstemmed A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
title_sort A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
author Simões, Miguel André Tomás
author_facet Simões, Miguel André Tomás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Miguel André Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio
Internet
Redes Sociais
Diretos
Interação
Radio
Internet
Social Networks
Lives
Interaction
topic Rádio
Internet
Redes Sociais
Diretos
Interação
Radio
Internet
Social Networks
Lives
Interaction
description Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96568
http://hdl.handle.net/10316/96568
TID:202801233
url http://hdl.handle.net/10316/96568
identifier_str_mv TID:202801233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045901160448