A dinâmica educativa de um território: o caso de Montemor-o-Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nico, Bravo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31087
https://doi.org/PEREIRA, S. & NICO, B. (2021). A dinâmica educativa de um território: o caso de Montemor-o-Novo. In Maria Helena Araújo e Sá & Lina Morgado (Eds.). Livro de Atas do V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação/ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social – vozes dos jovens investigadores (pp. 169-182). Universidade de Aveiro. https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 /
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Resumo: A literatura tem mostrado que a territorialização das políticas educativas possibilita uma maior abertura da escola à comunidade, permitindo a participação de elementos exteriores, através do estabelecimento de parcerias. O estudo desenvolvido, ao nível da dissertação de mestrado, procurou conhecer a dinâmica educativa do território do concelho de Montemor-o-Novo, particularmente no que se refere às relações existentes entre o agrupamento de escolas aí existente, os pais e as instituições com quem se relaciona e coopera. O trabalho desenvolvido, assente numa abordagem qualitativa, centrou-se na informação constante em documentos institucionais e nas opiniões de representantes das instituições parceiras. Concluímos que o Agrupamento de Escolas revela abertura e tem vindo a concretizar uma regular articulação com o conjunto de instituições parceiras, em particular com a autarquia local, serviços públicos, associações, cooperativas, empresas e fundações, o que contribui para uma dinâmica educativa muito enriquecedora. As parcerias visam a melhoria da qualidade de ensino, a promoção de igualdade de oportunidades e a inclusão social. Contudo, a pandemia e a suspensão das atividades letivas vieram transformar as práticas educativas, com a imposição de um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais. No âmbito da tese de doutoramento, que agora se inicia, traçou-se, como objetivo principal, compreender como é que a comunidade educativa de Montemor-o-Novo se organizou, em tempos de pandemia, para garantir uma resposta educativa de qualidade.
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