As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Elisa Nzuzi Paulina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9974
Resumo: A Supervisão Pedagógica é uma atividade desempenhada pelo supervisor pedagógico que tem a função de controlar, orientar, avaliar, coordenar e supervisionar as ações pedagógicas nas escolas. De um modo geral, o supervisor é um profissional da educação que ajuda ou auxilia o professor menos experiente e menos competente, para poder trabalhar de forma eficiente no processo de ensino e aprendizagem. É uma entidade dotado de conhecimento, experiência, habilidade, atitude e inteligência para gerir e acompanhar o processo pedagógico. O trabalho que aqui se apresenta procura compreender as perceções de professores do Colégio Nº228 do Chiweca sobre o papel do Supervisor Pedagógico no desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um estudo qualitativo realizado através de entrevistas junto de vinte professores e três inspetores da Educação. A análise, e consequentemente discussão e conclusão dos dados corroboram a literatura e a experiência empírica da área. Está claro no discurso dos participantes de que a Supervisão Pedagógica é uma atividade importante na melhoria e superação das dificuldades dos professores e equipa técnica do processo de ensino e aprendizagem assumindo o supervisor um papel determinante na profissionalização docente. Este estudo alerta-nos para a necessidade de promover um ensino de qualidade considerando a figura do Supervisor um dos indicadores, sendo fundamental a sua presença nas escolas do 1.ºciclo do ensino secundário e, em particular, no contexto de investigação deste trabalho: Colégio Nº228 do Chiweca.
id RCAP_7240fbb8e00533c298bbd59e3570dd30
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional DocenteDesempenho Profissional do DocenteProfissionalizaçãoSupervisão PedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Supervisão Pedagógica é uma atividade desempenhada pelo supervisor pedagógico que tem a função de controlar, orientar, avaliar, coordenar e supervisionar as ações pedagógicas nas escolas. De um modo geral, o supervisor é um profissional da educação que ajuda ou auxilia o professor menos experiente e menos competente, para poder trabalhar de forma eficiente no processo de ensino e aprendizagem. É uma entidade dotado de conhecimento, experiência, habilidade, atitude e inteligência para gerir e acompanhar o processo pedagógico. O trabalho que aqui se apresenta procura compreender as perceções de professores do Colégio Nº228 do Chiweca sobre o papel do Supervisor Pedagógico no desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um estudo qualitativo realizado através de entrevistas junto de vinte professores e três inspetores da Educação. A análise, e consequentemente discussão e conclusão dos dados corroboram a literatura e a experiência empírica da área. Está claro no discurso dos participantes de que a Supervisão Pedagógica é uma atividade importante na melhoria e superação das dificuldades dos professores e equipa técnica do processo de ensino e aprendizagem assumindo o supervisor um papel determinante na profissionalização docente. Este estudo alerta-nos para a necessidade de promover um ensino de qualidade considerando a figura do Supervisor um dos indicadores, sendo fundamental a sua presença nas escolas do 1.ºciclo do ensino secundário e, em particular, no contexto de investigação deste trabalho: Colégio Nº228 do Chiweca.Pedagogical Supervision is an activity performed by the pedagogical supervisor who has the function of controlling, guiding, evaluating, coordinating and supervising pedagogical actions in schools. In general, the supervisor is an education professional who helps or assists the less experienced and less competent teacher, to be able to work efficiently in the teaching and learning process. Is an entity endowed with knowledge, experience, ability, attitude and intelligence to manage and follow the pedagogical process. The work presented here seeks to understand the perceptions of teachers of the Chiweca College No. 228 on the role of the Pedagogical Supervisor in professional teacher development. This is a qualitative study conducted through interviews with twenty teachers and three Education inspectors. The analysis, and consequently discussion and conclusion of the data corroborate the literature and the empirical experience of the area. It is clear in the participants' discourse that Pedagogical Supervision is an important activity in the improvement and overcoming of the difficulties of the teachers and the thecnical professionals of the teaching and learning process, assuming the supervisor, a determinant role in the teacher professionalization. This study alerts us to the need to promote a quality education considering the figure of the Supervisor, being essential its presence in the schools of the 1st cycle of secondary education and in the research context of this work: Chiweca College No. 228, in particular.Guimarães, Sandra Carina MachadouBibliorumDomingos, Elisa Nzuzi Paulina2020-03-11T17:16:14Z2018-07-112018-06-202018-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9974TID:202357864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:02.986287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente
title As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente
spellingShingle As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente
Domingos, Elisa Nzuzi Paulina
Desempenho Profissional do Docente
Profissionalização
Supervisão Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente
title_full As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente
title_fullStr As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente
title_full_unstemmed As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente
title_sort As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente
author Domingos, Elisa Nzuzi Paulina
author_facet Domingos, Elisa Nzuzi Paulina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Sandra Carina Machado
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Elisa Nzuzi Paulina
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho Profissional do Docente
Profissionalização
Supervisão Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desempenho Profissional do Docente
Profissionalização
Supervisão Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Supervisão Pedagógica é uma atividade desempenhada pelo supervisor pedagógico que tem a função de controlar, orientar, avaliar, coordenar e supervisionar as ações pedagógicas nas escolas. De um modo geral, o supervisor é um profissional da educação que ajuda ou auxilia o professor menos experiente e menos competente, para poder trabalhar de forma eficiente no processo de ensino e aprendizagem. É uma entidade dotado de conhecimento, experiência, habilidade, atitude e inteligência para gerir e acompanhar o processo pedagógico. O trabalho que aqui se apresenta procura compreender as perceções de professores do Colégio Nº228 do Chiweca sobre o papel do Supervisor Pedagógico no desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um estudo qualitativo realizado através de entrevistas junto de vinte professores e três inspetores da Educação. A análise, e consequentemente discussão e conclusão dos dados corroboram a literatura e a experiência empírica da área. Está claro no discurso dos participantes de que a Supervisão Pedagógica é uma atividade importante na melhoria e superação das dificuldades dos professores e equipa técnica do processo de ensino e aprendizagem assumindo o supervisor um papel determinante na profissionalização docente. Este estudo alerta-nos para a necessidade de promover um ensino de qualidade considerando a figura do Supervisor um dos indicadores, sendo fundamental a sua presença nas escolas do 1.ºciclo do ensino secundário e, em particular, no contexto de investigação deste trabalho: Colégio Nº228 do Chiweca.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
2018-06-20
2018-07-11T00:00:00Z
2020-03-11T17:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9974
TID:202357864
url http://hdl.handle.net/10400.6/9974
identifier_str_mv TID:202357864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390921846784