O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16747 |
Resumo: | Os professores são fundamentais num país ou numa sociedade em constante desenvolvimento. A eles cabe uma parte importante da formação das gerações mais novas, em conjunto com as famílias. A escola é, pois, o local ideal para a realização de um conjunto de aprendizagens importantes para a integração e desenvolvimento salutar da sociedade onde estão inseridos. Ser professor é um grande desafio e acata grandes responsabilidades, por isso a formação deste profissional do ensino, quer a nível inicial ou ao logo da vida, tem vindo a ser um tema de grande reflexão e investigação. O seu contributo na formação dos jovens a nível da produção e promoção de conhecimentos científicos, experienciais, relacionais e morais torna-o um elemento imprescindível, numa sociedade em construção, capaz de promover o bem-estar físico e emocional de todos os que nela vivem. Este relatório pretende incidir na área da formação de professores do 3º ciclo e secundário, sobretudo na sua formação inicial. Dentro desta formação inicial, pretende-se dar algum realce ao período do estágio e ao papel do orientador, utilizando sempre uma linguagem simples e concreta. Tendo em conta que este momento de formação é muito importante para o professor em formação e marcante para o professor orientador, que o acolhe na escola e lhe ensina os primeiros passos da profissão, entendeu-se que o título deste estudo/reflexão deveria ser “ O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores”. Nesta análise, sem querer retirar a importância de um conjunto de áreas e temas importantes relacionados com a profissão de professor, procurar-se-á partilhar, essencialmente, uma experiência vivenciada que concretiza algumas das teorias científicas referidas por especialistas na área da Educação. Uma breve reflexão sobre a evolução histórica da profissão (construção da docência como profissão) e as competências e funções do professor são temas que iremos também abordar porque se complementam, interligam e harmonizam o enquadramento das questões que pretendemos tratar. A aquisição de saberes de áreas diferenciadas é uma necessidade básica e imprescindível para quem tem o ensino como profissão pois estas permitem diversificar estratégias de aprendizagem e produzir mais e melhor conhecimento nos alunos. Contudo, estes saberes adquiridos tornam-se ainda mais importantes quando partilhados, discutidos e analisados com os outros, pois é uma forma de promover mais e melhor informação. Para concretizar a ideia do parágrafo anterior, um dos capítulos deste relatório apresenta o registo de um roteiro pedagógico anual - que vulgarmente se apelida de planificação - com base na experiência adquirida ao longo de alguns anos como orientadora, onde se inscrevem um conjunto de tarefas e atividades nas áreas científica, pedagógica, administrativa e relacional, e que pode servir de apoio a todos os que tiverem que desempenhar a função de orientador. Estou convicta que as reflexões efetuadas neste relatório, bem como os temas e áreas abordadas podem ser um importante contributo para um conhecimento mais objetivo, concreto e aprofundado sobre uma atividade educativa/formativa, essencial para a melhoria da qualidade do ensino: a formação de novos professores. |
id |
RCAP_72474ce313eb99276d8d3ab1d6d92e1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16747 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundárioFormação inicialOrientaçãoEstágiosAprendizagensLiderançaObservação de aulasSupervisãoPrática reflexivaEscola aprendenteInitial trainingGuidanceApprenticeshipLeadershipClassroom observationSupervisionReflective practiceLearning schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoOs professores são fundamentais num país ou numa sociedade em constante desenvolvimento. A eles cabe uma parte importante da formação das gerações mais novas, em conjunto com as famílias. A escola é, pois, o local ideal para a realização de um conjunto de aprendizagens importantes para a integração e desenvolvimento salutar da sociedade onde estão inseridos. Ser professor é um grande desafio e acata grandes responsabilidades, por isso a formação deste profissional do ensino, quer a nível inicial ou ao logo da vida, tem vindo a ser um tema de grande reflexão e investigação. O seu contributo na formação dos jovens a nível da produção e promoção de conhecimentos científicos, experienciais, relacionais e morais torna-o um elemento imprescindível, numa sociedade em construção, capaz de promover o bem-estar físico e emocional de todos os que nela vivem. Este relatório pretende incidir na área da formação de professores do 3º ciclo e secundário, sobretudo na sua formação inicial. Dentro desta formação inicial, pretende-se dar algum realce ao período do estágio e ao papel do orientador, utilizando sempre uma linguagem simples e concreta. Tendo em conta que este momento de formação é muito importante para o professor em formação e marcante para o professor orientador, que o acolhe na escola e lhe ensina os primeiros passos da profissão, entendeu-se que o título deste estudo/reflexão deveria ser “ O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores”. Nesta análise, sem querer retirar a importância de um conjunto de áreas e temas importantes relacionados com a profissão de professor, procurar-se-á partilhar, essencialmente, uma experiência vivenciada que concretiza algumas das teorias científicas referidas por especialistas na área da Educação. Uma breve reflexão sobre a evolução histórica da profissão (construção da docência como profissão) e as competências e funções do professor são temas que iremos também abordar porque se complementam, interligam e harmonizam o enquadramento das questões que pretendemos tratar. A aquisição de saberes de áreas diferenciadas é uma necessidade básica e imprescindível para quem tem o ensino como profissão pois estas permitem diversificar estratégias de aprendizagem e produzir mais e melhor conhecimento nos alunos. Contudo, estes saberes adquiridos tornam-se ainda mais importantes quando partilhados, discutidos e analisados com os outros, pois é uma forma de promover mais e melhor informação. Para concretizar a ideia do parágrafo anterior, um dos capítulos deste relatório apresenta o registo de um roteiro pedagógico anual - que vulgarmente se apelida de planificação - com base na experiência adquirida ao longo de alguns anos como orientadora, onde se inscrevem um conjunto de tarefas e atividades nas áreas científica, pedagógica, administrativa e relacional, e que pode servir de apoio a todos os que tiverem que desempenhar a função de orientador. Estou convicta que as reflexões efetuadas neste relatório, bem como os temas e áreas abordadas podem ser um importante contributo para um conhecimento mais objetivo, concreto e aprofundado sobre uma atividade educativa/formativa, essencial para a melhoria da qualidade do ensino: a formação de novos professores.Teachers are fundamental in a country or in a fast developing society. Together with families, they are the responsible for the guidance of the younger generations. In this context, schools are the ideal places to achieve a set of important learnings for the integration and healthy development of the society in which they live. Being a teacher is a great challenge and brings with it a great responsibility, therefore, the training and professional qualification of a teacher, be it at the beginning of his/her career or throughout life, has been a topic for great reflection and investigation. Their contribution in the formation of young people, at the production and the fostering of scientific, experimental, relational and moral knowledge, makes him/her a fundamental element in a society under construction, able to promote the physical and emotional well-being of all those who live in it This report aims at focussing on the training of teachers of the 3rd cycle of studies and secondary education, especially in their initial training. Within this initial training, it is intended to give some emphasis to the period of training and to the role of the supervisor, always using a simple and concise language. Bearing in mind that this period of training is very important to the trainee and remarkable for the supervisor, who welcomes him/her at school and teaches him/her the first steps of this profession, it was decided that the title of this study/reflection would be “The Role of the Training Supervisor in Teacher Initial Training”. In this analysis, and still having present the relevance of other important areas and topics related to the teaching profession, it will be shared an experience that embodies some of the scientific theories defended by Education experts. A brief reflection on the historic evolution of the profession, (building up teaching as a profession) the competences and functions of the teacher are issues that will also be approached because they complement each other and interconnect and harmonize the framing of the questions to be addressed. The acquisition of knowledge in different areas is a basic and essential necessity for all those who have in teaching their main job, as these allow them to vary learning strategies and produce more and better knowledge in the students. Nevertheless, this acquired knowledge becomes even more important when shared, discussed and analysed with the others, because it is a way to promote more and better information. To comprehend the idea of the previous paragraph, a chapter on this report presents the registration of an annual teaching plan - which is commonly known as planning - based on the experience gained over several years as a supervisor teacher. This experience comprehended a set of tasks and activities in the scientific, educational, administrative and relational field. It can provide support to those who have to play the same role. The reflections made in this report, as well as the issues and areas addressed can be an important contribution to a more objective, concrete and deeper knowledge of an educational/formative activity that is essential for improving the quality of education: the formation of new teachers.Baptista, José AfonsoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaValente, Maria Goretti Matias Coelho Pereira2015-02-25T15:25:39Z2013-11-1520132013-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16747TID:201702932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:38:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:55.626989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário |
title |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário |
spellingShingle |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário Valente, Maria Goretti Matias Coelho Pereira Formação inicial Orientação Estágios Aprendizagens Liderança Observação de aulas Supervisão Prática reflexiva Escola aprendente Initial training Guidance Apprenticeship Leadership Classroom observation Supervision Reflective practice Learning school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário |
title_full |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário |
title_fullStr |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário |
title_full_unstemmed |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário |
title_sort |
O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundário |
author |
Valente, Maria Goretti Matias Coelho Pereira |
author_facet |
Valente, Maria Goretti Matias Coelho Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, José Afonso Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Maria Goretti Matias Coelho Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Orientação Estágios Aprendizagens Liderança Observação de aulas Supervisão Prática reflexiva Escola aprendente Initial training Guidance Apprenticeship Leadership Classroom observation Supervision Reflective practice Learning school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação inicial Orientação Estágios Aprendizagens Liderança Observação de aulas Supervisão Prática reflexiva Escola aprendente Initial training Guidance Apprenticeship Leadership Classroom observation Supervision Reflective practice Learning school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Os professores são fundamentais num país ou numa sociedade em constante desenvolvimento. A eles cabe uma parte importante da formação das gerações mais novas, em conjunto com as famílias. A escola é, pois, o local ideal para a realização de um conjunto de aprendizagens importantes para a integração e desenvolvimento salutar da sociedade onde estão inseridos. Ser professor é um grande desafio e acata grandes responsabilidades, por isso a formação deste profissional do ensino, quer a nível inicial ou ao logo da vida, tem vindo a ser um tema de grande reflexão e investigação. O seu contributo na formação dos jovens a nível da produção e promoção de conhecimentos científicos, experienciais, relacionais e morais torna-o um elemento imprescindível, numa sociedade em construção, capaz de promover o bem-estar físico e emocional de todos os que nela vivem. Este relatório pretende incidir na área da formação de professores do 3º ciclo e secundário, sobretudo na sua formação inicial. Dentro desta formação inicial, pretende-se dar algum realce ao período do estágio e ao papel do orientador, utilizando sempre uma linguagem simples e concreta. Tendo em conta que este momento de formação é muito importante para o professor em formação e marcante para o professor orientador, que o acolhe na escola e lhe ensina os primeiros passos da profissão, entendeu-se que o título deste estudo/reflexão deveria ser “ O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores”. Nesta análise, sem querer retirar a importância de um conjunto de áreas e temas importantes relacionados com a profissão de professor, procurar-se-á partilhar, essencialmente, uma experiência vivenciada que concretiza algumas das teorias científicas referidas por especialistas na área da Educação. Uma breve reflexão sobre a evolução histórica da profissão (construção da docência como profissão) e as competências e funções do professor são temas que iremos também abordar porque se complementam, interligam e harmonizam o enquadramento das questões que pretendemos tratar. A aquisição de saberes de áreas diferenciadas é uma necessidade básica e imprescindível para quem tem o ensino como profissão pois estas permitem diversificar estratégias de aprendizagem e produzir mais e melhor conhecimento nos alunos. Contudo, estes saberes adquiridos tornam-se ainda mais importantes quando partilhados, discutidos e analisados com os outros, pois é uma forma de promover mais e melhor informação. Para concretizar a ideia do parágrafo anterior, um dos capítulos deste relatório apresenta o registo de um roteiro pedagógico anual - que vulgarmente se apelida de planificação - com base na experiência adquirida ao longo de alguns anos como orientadora, onde se inscrevem um conjunto de tarefas e atividades nas áreas científica, pedagógica, administrativa e relacional, e que pode servir de apoio a todos os que tiverem que desempenhar a função de orientador. Estou convicta que as reflexões efetuadas neste relatório, bem como os temas e áreas abordadas podem ser um importante contributo para um conhecimento mais objetivo, concreto e aprofundado sobre uma atividade educativa/formativa, essencial para a melhoria da qualidade do ensino: a formação de novos professores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-15 2013 2013-11-15T00:00:00Z 2015-02-25T15:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/16747 TID:201702932 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/16747 |
identifier_str_mv |
TID:201702932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131817937207296 |