Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Nuno José de Almeida, 1966-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7547
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_725c72bbef8a17ec4000c8f2c0247b2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédiaE-learningWeb 2.0Investigação-acçãoMultimédiaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A evolução da sociedade no sentido da utilização intensiva de tecnologias de comunicação à distância, bem como de meios audiovisuais, veio questionar os paradigmas de ensino tradicional. Assim, os recursos produzidos através de tecnologias Web 2.0, as plataformas de aprendizagem ou Learning Management System, as modalidades de ensino através de regimes de e-learning ou a crescente autonomia dos alunos e dos seus percursos, representam oportunidades a desenvolver, embora ainda insuficientemente estudadas. Na Escola Secundária Marquês de Pombal, instituição centenária, a comunidade escolar debate-se com desafios de implementação de novas modalidades de ensino assentes nestas vertentes tecnológicas, procurando este estudo responder às questões concretas levantadas, através de uma metodologia de Investigação-Ação. Os participantes deste estudo, professores e alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia ou do Curso de Educação e Formação de Adultos de Dupla Certificação em Informática, sendo este último em regime pós-laboral, frequentaram cinco blocos de aprendizagem de multimédia, desenvolvidos numa perspetiva de e-learning e de utilização intensiva de materiais Web 2.0. Os professores participantes foram adequando os recursos fornecidos e as tarefas propostas às necessidades manifestadas pelos alunos, numa evolução continuada. Este processo, característico duma Investigação-Ação, permitiu verificar a adequação da oferta disponibilizada num ambiente de implementação real duma comunidade de aprendizagem. O recurso a observação de aulas, questionários e entrevistas de grupo, possibilitou a tomada de conclusões sobre a satisfação dos participantes e dos resultados obtidos.The evolution of society towards the intensive use of distance communication technologies as well as media products challenges the paradigms of traditional education. Thus, the resources produced by Web 2.0 technologies, learning management systems, teaching through e-learning and the increasing autonomy of the students, represents an opportunity to develop new ways of learning, yet insufficiently studied. In the Escola Secundária Marquês de Pombal, a century-old institution, the school community is faced with challenges of implementing new modalities of teaching based on these technological aspects, so this study is seeking to answer the questions raised, using an Research-Action methodology. The participants in this study, teachers and students of Curso Profissional de Técnico de Multimédia and Curso de Educação e Formação de Adultos de Dupla Certificação em Informática, being the latter in post-labor regime, attended five blocks of multimedia learning, with strong use of e-learning and Web 2.0 materials. The participating teachers adapted, in a evolutive manner, the resources provided and the tasks proposed to the needs expressed by students. This process, characteristic of Research-Action, showed the adequacy of supplied resources and tasks to a real learning environment. The use of classroom observations, questionnaires and focus-group interviews, allowed taking conclusions from the results obtained and the participant satisfaction.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaAlbano, Nuno José de Almeida, 1966-2013-01-21T17:06:13Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:10:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:10:29Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
title Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
spellingShingle Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
Albano, Nuno José de Almeida, 1966-
E-learning
Web 2.0
Investigação-acção
Multimédia
Teses de mestrado - 2012
title_short Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
title_full Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
title_fullStr Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
title_full_unstemmed Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
title_sort Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
author Albano, Nuno José de Almeida, 1966-
author_facet Albano, Nuno José de Almeida, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Albano, Nuno José de Almeida, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Web 2.0
Investigação-acção
Multimédia
Teses de mestrado - 2012
topic E-learning
Web 2.0
Investigação-acção
Multimédia
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-21T17:06:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7547
url http://hdl.handle.net/10451/7547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548782193082368