Gestão da mobilidade para pequenas e médias empresas de transporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Pedro Miguel Costa Ferreira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7232
Resumo: A actividade dos transportes rodoviários de mercadorias aumentou cerca de 45% na última década, com o consequente crescimento das frotas de veículos para fazer face a essa procura. Este facto origina que as frotas de veículos de mercadorias tenham um peso significativo no consumo de combustíveis fósseis e na emissão de gases poluentes. Apesar de se observar uma redução significativa das emissões de poluentes locais no sector dos transportes rodoviários, devido à implementação de normas de restrição de emissões, existe ainda um potencial elevado de poupança de energia neste sector. Com o presente trabalho pretende-se facilitar a tarefa dos gestores de frotas das empresas de transporte de mercadorias, recorrendo ao programa informático GesFleet, desenvolvido no âmbito desta Dissertação. Através da utilização deste software são facilmente recolhidas informações referentes ao consumo de combustível e às emissões de gases poluentes, ajudando não só a escolher o veículo mais económico e menos poluente para um determinado trajecto, mas também a mostrar os consumos e emissões globais da empresa durante um determinado período. O caso de estudo desta Dissertação foi a empresa João Alberto Matos, Lda, que se dedica ao serviço de pronto-socorro tendo na sua frota 21 veículos englobados em três categorias, ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados de mercadorias. Todos os registos de consumos e quilómetros efectuados pelos veículos da empresa, entre os anos de 2006 e 2009, depois de analisados deram origem à construção de uma base de dados referente à frota da empresa. Foi também carregada na base de dados informação generalizada referente a veículos ligeiros e pesados desde 1992 de modo a que este programa possa ser utilizado em qualquer frota automóvel. A análise dos dados obtidos pelo software desenvolvido permite concluir que os melhores resultados são obtidos pelos veículos com motor de norma EURO mais recente. Também a partir da análise dos resultados do software GesFleet conclui-se que a simulação mais real utiliza a carga de 100% e o declive da estrada de 2%. Com a política de renovação da frota, a empresa João Alberto Matos, Lda conseguiu reduzir num ano o consumo de combustível em 7830 litros e as emissões de CO2 em 3,98 toneladas, as de CO em 288 kg, de NOx em 555 kg, de VOC em 124 kg e as de PM em 53 kg.
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Com o presente trabalho pretende-se facilitar a tarefa dos gestores de frotas das empresas de transporte de mercadorias, recorrendo ao programa informático GesFleet, desenvolvido no âmbito desta Dissertação. Através da utilização deste software são facilmente recolhidas informações referentes ao consumo de combustível e às emissões de gases poluentes, ajudando não só a escolher o veículo mais económico e menos poluente para um determinado trajecto, mas também a mostrar os consumos e emissões globais da empresa durante um determinado período. O caso de estudo desta Dissertação foi a empresa João Alberto Matos, Lda, que se dedica ao serviço de pronto-socorro tendo na sua frota 21 veículos englobados em três categorias, ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados de mercadorias. Todos os registos de consumos e quilómetros efectuados pelos veículos da empresa, entre os anos de 2006 e 2009, depois de analisados deram origem à construção de uma base de dados referente à frota da empresa. Foi também carregada na base de dados informação generalizada referente a veículos ligeiros e pesados desde 1992 de modo a que este programa possa ser utilizado em qualquer frota automóvel. A análise dos dados obtidos pelo software desenvolvido permite concluir que os melhores resultados são obtidos pelos veículos com motor de norma EURO mais recente. Também a partir da análise dos resultados do software GesFleet conclui-se que a simulação mais real utiliza a carga de 100% e o declive da estrada de 2%. Com a política de renovação da frota, a empresa João Alberto Matos, Lda conseguiu reduzir num ano o consumo de combustível em 7830 litros e as emissões de CO2 em 3,98 toneladas, as de CO em 288 kg, de NOx em 555 kg, de VOC em 124 kg e as de PM em 53 kg.Road transport of goods increased around 45% in the last decade with a consequent increase of the vehicle fleets in order to accomplish that demand. This means that the vehicle fleets have a significant weight in the consumption of fossil fuels and greenhouse emissions. Despite there has been a significant reduction of local pollutants in the road transport sector, because of the implementation of restricted emission standards, this sector still has a high potential of energy savings. The main objective of this Thesis was to develop the computer program GesFleet, in order to help the fleet managers to reduce the energy use of their vehicles. By the use of this software information can be easily obtained regarding fuel consumption and greenhouse gases emissions, not only helping to choose the most economic and less pollutant vehicle but also to show the global energy use of the entire fleet. The case-study of this Thesis was the company João Alberto Matos, Lda, which is dedicated to the tow truck service. The fleet has 21 vehicles comprised in three categories, passenger cars, light-duty trucks and heavyduty trucks. The data of fuel consumption and quilometers travelled by the vehicles company between 2006 and 2009 were analysed and a database of the company’s fleet was built. Also, information related to general passenger cars, light-duty trucks and heavy-duty trucks since 1992 was added in the database with the purpose of this software could be used for any vehicle fleet. The analysis of the data obtained by the software leads to the conclusion that the best results are obtained for vehicles with a more recent EURO category. Also analyzing the data of the GesFleet software can be concluded that the closest simulation uses 100% of load and the slope of the road by 2%. With the policy of fleet renewal, the company João Alberto Matos, Lda in a year reduced the fuel consumption in 7830 liters. Also the emissions were reduced. The CO2 emissions were reduced in 3.98 tonnes, the CO in 288 kg, NOx in 555 kg, VOC in 124 kg and PM in 53 kg.Universidade de Aveiro2012-03-13T11:55:34Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7232porMatos, Pedro Miguel Costa Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:29Zoai:ria.ua.pt:10773/7232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:58.969838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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