A internacionalização das empresas do sector do mobiliário em Portugal: análise empírica ao processo de vendas internacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3000 |
Resumo: | Esta investigação analisa o processo de vendas internacionais das empresas do sector do mobiliário em Portugal e verifica quais os factores internos (referentes à empresa) e externos(referentes ao meio envolvente) que influenciam a selecção das modalidades de entrada nos mercados internacionais. Para compreender e conhecer o processo de vendas e a consequente selecção das modalidades de entrada é essencial que se consigam identificar as principais barreiras à entrada nos mercados internacionais, bem como os principais motivos reactivos e proactivos para a internacionalização das empresas do mobiliário, além de ser necessário conhecer como as empresas do sector configuram a sua estratégia de internacionalização para alcançar os mercados. Através da realização de um inquérito por questionário a 92 empresas do sector, foi possível identificar as principais barreiras à internacionalização, tanto para as empresas que se internacionalizam, como para as que não se internacionalizam. Concluiu-se que as empresas do sector do mobiliário reagem reactivamente à internacionalização e que as estratégias genéricas de Porter (1980), em especial a estratégia de diferenciação nas vertentes de produto, inovação e marketing, servem de base à definição da estratégia de actuação internacional destas empresas. Verificou-se também que a modalidade de entrada mais frequente neste sector continua a ser a exportação directa, em parte motivada pela dimensão reduzida das empresas e dos seus recursos (humanos e financeiros), e por um envolvimento internacional médio, além de que estas empresas procuram mercados de menor distância psíquica, com boas infraestruturas, condições de crescimento e condições políticas e económicas estáveis, que lhes permitam um retorno rápido do investimento. Esta investigação é original na medida em que sobre o sector do mobiliário Português não existem estudos desta natureza, pelo que se poderá definir, com base neste estudo, um modelo de actuação internacional tanto para as empresas, como para as entidades envolvidas (Governo, Associaes…), com o objectivo ltimo de reduzir a dependência do mercado interno, incrementar as exportações e o consequente envolvimento externo do sector. Este estudo apresenta por isso implicações práticas para o Governo e empresas, assim como permite futuras linhas de investigação. |
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A internacionalização das empresas do sector do mobiliário em Portugal: análise empírica ao processo de vendas internacionaisInternacionalizações - EmpresasCluster do Mobiliário - PortugalEsta investigação analisa o processo de vendas internacionais das empresas do sector do mobiliário em Portugal e verifica quais os factores internos (referentes à empresa) e externos(referentes ao meio envolvente) que influenciam a selecção das modalidades de entrada nos mercados internacionais. Para compreender e conhecer o processo de vendas e a consequente selecção das modalidades de entrada é essencial que se consigam identificar as principais barreiras à entrada nos mercados internacionais, bem como os principais motivos reactivos e proactivos para a internacionalização das empresas do mobiliário, além de ser necessário conhecer como as empresas do sector configuram a sua estratégia de internacionalização para alcançar os mercados. Através da realização de um inquérito por questionário a 92 empresas do sector, foi possível identificar as principais barreiras à internacionalização, tanto para as empresas que se internacionalizam, como para as que não se internacionalizam. Concluiu-se que as empresas do sector do mobiliário reagem reactivamente à internacionalização e que as estratégias genéricas de Porter (1980), em especial a estratégia de diferenciação nas vertentes de produto, inovação e marketing, servem de base à definição da estratégia de actuação internacional destas empresas. Verificou-se também que a modalidade de entrada mais frequente neste sector continua a ser a exportação directa, em parte motivada pela dimensão reduzida das empresas e dos seus recursos (humanos e financeiros), e por um envolvimento internacional médio, além de que estas empresas procuram mercados de menor distância psíquica, com boas infraestruturas, condições de crescimento e condições políticas e económicas estáveis, que lhes permitam um retorno rápido do investimento. Esta investigação é original na medida em que sobre o sector do mobiliário Português não existem estudos desta natureza, pelo que se poderá definir, com base neste estudo, um modelo de actuação internacional tanto para as empresas, como para as entidades envolvidas (Governo, Associaes…), com o objectivo ltimo de reduzir a dependência do mercado interno, incrementar as exportações e o consequente envolvimento externo do sector. Este estudo apresenta por isso implicações práticas para o Governo e empresas, assim como permite futuras linhas de investigação.Raposo, Mário Lino BaratauBibliorumMacedo, Patrícia Fernandes2015-02-06T14:43:38Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:32.847482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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