Os problemas de comportamento das crianças nos centros de acolhimento temporário: um contributo para a compreensão da realidade portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Inês Carvalhal Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4477
Resumo: Em Portugal, a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo prevê o Acolhimento Institucional Especializado. Contudo, a maioria dos Centros de Acolhimento Temporário (CAT) e Lares de Infância e Juventude tem dificuldade em responder adequadamente às necessidades emocionais de crianças, nomeadamente, os problemas de comportamento, pois nem sempre apresenta estrutura e recursos técnico-profissionais para programar e implementar intervenções neste âmbito. A caracterização do universo de crianças em acolhimento institucional com problemas de comportamento pode contribuir para uma reflexão sobre sugestões de intervenção para estas crianças e respectivas famílias prevenindo, assim, acolhimentos disruptivos. Nesse sentido, o presente estudo foca-se na análise da prevalência de problemas de comportamento em crianças, com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos, que estejam inseridas em CATs no território nacional. Pretende-se, igualmente, identificar e caracterizar os tipos de respostas proporcionados pelos CAT para lidar com esta problemática. Para tal, foi elaborado um questionário e remetido para um grupo de CATs, previamente seleccionados. A análise dos resultados permitiu compreender mais aprofundadamente o perfil comportamental das crianças em acolhimento institucional temporário. A maioria dos CATs analisados acolhe crianças com expressões de problemas relacionadas com comportamento de oposição, de agressividade, anti-social e desviante. Alguns CATs referem não ter qualquer forma de intervenção específica para os problemas de comportamento mencionados. Neste estudo foi possível identificar as limitações das equipas que constituem os CATs inquiridos e enquadrar as suas principais necessidades. A concretização atempada e consistente dos projectos de vida das crianças constitui a principal preocupação destas equipas.
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spelling Os problemas de comportamento das crianças nos centros de acolhimento temporário: um contributo para a compreensão da realidade portuguesaCrianças institucionalizadasCentros de acolhimento temporárioProblemas de comportamentoIntervenção terapêuticaInstitutionalized childrenShort-time institutional careBehavioral problemsTherapeutic interventionEm Portugal, a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo prevê o Acolhimento Institucional Especializado. Contudo, a maioria dos Centros de Acolhimento Temporário (CAT) e Lares de Infância e Juventude tem dificuldade em responder adequadamente às necessidades emocionais de crianças, nomeadamente, os problemas de comportamento, pois nem sempre apresenta estrutura e recursos técnico-profissionais para programar e implementar intervenções neste âmbito. A caracterização do universo de crianças em acolhimento institucional com problemas de comportamento pode contribuir para uma reflexão sobre sugestões de intervenção para estas crianças e respectivas famílias prevenindo, assim, acolhimentos disruptivos. Nesse sentido, o presente estudo foca-se na análise da prevalência de problemas de comportamento em crianças, com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos, que estejam inseridas em CATs no território nacional. Pretende-se, igualmente, identificar e caracterizar os tipos de respostas proporcionados pelos CAT para lidar com esta problemática. Para tal, foi elaborado um questionário e remetido para um grupo de CATs, previamente seleccionados. A análise dos resultados permitiu compreender mais aprofundadamente o perfil comportamental das crianças em acolhimento institucional temporário. A maioria dos CATs analisados acolhe crianças com expressões de problemas relacionadas com comportamento de oposição, de agressividade, anti-social e desviante. Alguns CATs referem não ter qualquer forma de intervenção específica para os problemas de comportamento mencionados. Neste estudo foi possível identificar as limitações das equipas que constituem os CATs inquiridos e enquadrar as suas principais necessidades. A concretização atempada e consistente dos projectos de vida das crianças constitui a principal preocupação destas equipas.The Portuguese Act for the Protection of Children and Young People in Danger provide for Specialized Foster Institutions. Nevertheless, most Short-Term Institutional Care (STIC) and Residential Care for Children and Young People are unable to adequately meet the needs of children with emotional disturbances, namely with behaviour problems, since they seldom have resources and technical professionals to plan and implement interventions within that scope. The characterization of the universe of children with behaviour problems in foster care may contribute to the discussion about suggestions for intervention with these children and their families, and thus, preventing placement disruption. To that aim, the present study focuses on the analysis of the prevalence of behaviour problems in children, aged between six and 11 years, fostered by STIC in Portugal. This study also aims at identifying and characterizing the types of responses provided by STIC to deal with such problems. To that end, a survey was carried out to a group of previously selected foster care centres. The analysis of the results allowed to further understand the behavioural profile of children in STIC. Most inquired institutions foster children with symptoms related to oppositional, aggression, antisocial and deviant behaviour problems. Some institutions report not having any means of intervention regarding the above behaviour problems. In this study the limitations of the STIC's technical teams are identified and the context of their main needs is described. The consistent and timely delivery of the children life projects is the main concern of these teams.2013-01-29T16:34:13Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4477porAmaral, Inês Carvalhal Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:24:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:18.150373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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