O custo do capital para o setor de transportes coletivos urbanos de passageiros: O caso de Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/27360 |
Resumo: | Cabo Verde é um pequeno país insular, com escassez de recursos o que condiciona os investimentos nos vários setores económicos do país. Um caso particular, refere-se ao Setor de Transporte Coletivos Urbanos de Passageiros, onde os condicionalismos referidos determinam que, até à data, não exista um cálculo efetivo do custo médio ponderado do capital para este setor. Com este trabalho pretendeu-se encontrar, com base em estudos realizados noutros países, uma metodologia de cálculo de remuneração do capital investido para o Setor de Transporte Coletivos Urbanos de Passageiros em Cabo Verde. Começou-se por estimar o custo do capital com base no modelo de CAPM. Os betas foram estimados através da regressão linear simples pelo método dos mínimos quadrados, entre as rendibilidades mensais de algumas empresas selecionadas e a rendibilidade mensal do índice FTSE Europe. A taxa de juro isenta de risco foi estimada recorrendo-se à Obrigação do Tesouro alemã a 10 anos e o prémio de risco de mercado utilizado baseou-se nas médias históricas disponíveis em diferentes trabalhos de autores reconhecidos. O custo de capital alheio foi estimado com base na informação financeira disponível nos relatórios e contas das empresas cabo-verdianas do setor dos transportes. O valor estimado para o custo médio ponderado de capital varia entre 10,06% e 11,73%, enquanto o debt to equity ratio é de 150%. Esses valores permitem que os investidores tenham uma opção informada e fundamentada para o investimento no setor dos transportes coletivos urbanos de passageiros. |
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O custo do capital para o setor de transportes coletivos urbanos de passageiros: O caso de Cabo VerdeCusto médio ponderado de capital Weighted average cost of capital (WACC)Custo do capital próprioCusto do capital alheioSetor dos transportesCabo VerdeCost of equityCost of debtTransport sectorCabo Verde é um pequeno país insular, com escassez de recursos o que condiciona os investimentos nos vários setores económicos do país. Um caso particular, refere-se ao Setor de Transporte Coletivos Urbanos de Passageiros, onde os condicionalismos referidos determinam que, até à data, não exista um cálculo efetivo do custo médio ponderado do capital para este setor. Com este trabalho pretendeu-se encontrar, com base em estudos realizados noutros países, uma metodologia de cálculo de remuneração do capital investido para o Setor de Transporte Coletivos Urbanos de Passageiros em Cabo Verde. Começou-se por estimar o custo do capital com base no modelo de CAPM. Os betas foram estimados através da regressão linear simples pelo método dos mínimos quadrados, entre as rendibilidades mensais de algumas empresas selecionadas e a rendibilidade mensal do índice FTSE Europe. A taxa de juro isenta de risco foi estimada recorrendo-se à Obrigação do Tesouro alemã a 10 anos e o prémio de risco de mercado utilizado baseou-se nas médias históricas disponíveis em diferentes trabalhos de autores reconhecidos. O custo de capital alheio foi estimado com base na informação financeira disponível nos relatórios e contas das empresas cabo-verdianas do setor dos transportes. O valor estimado para o custo médio ponderado de capital varia entre 10,06% e 11,73%, enquanto o debt to equity ratio é de 150%. Esses valores permitem que os investidores tenham uma opção informada e fundamentada para o investimento no setor dos transportes coletivos urbanos de passageiros.Cape Verde is a small island country with scarce resources, which limits investments in the country's various economic sectors. A particular case refers to the Collective Urban Passenger Transport Sector, where the constraints determine that, to date, there is no effective computation of the weighted average cost of capital for this sector. With this work, it was intended to find, based on studies carried out in other countries, a methodology for calculating the return on invested capital for the Urban Collective Passenger Transport Sector in Cape Verde. Started by estimating the cost of capital based on the CAPM model. The betas were estimated through simple linear regression using the least squares method, between the monthly returns of some selected companies and the monthly returns of the FTSE Europe index. The risk-free interest rate was estimated using the 10-year German Treasury Bond and the market risk premium used was based on the historical averages available in different works by recognized authors. The cost of debt capital was estimated based on the financial information available in the reports and accounts of Cape Verdean companies in the transport sector. The estimated value for the weighted average cost of capital it is between 10,06% and 11,73%, while the debt-to-equity ratio is 150%. These values allow investors to have an informed option for investment in the urban public passenger transport sector.2023-01-23T11:42:26Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-152022-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27360TID:203155432porDelgado, Evandro Carlos Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:31:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:31:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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