O custo do capital para o setor de transportes coletivos urbanos de passageiros: O caso de Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Evandro Carlos Brito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27360
Resumo: Cabo Verde é um pequeno país insular, com escassez de recursos o que condiciona os investimentos nos vários setores económicos do país. Um caso particular, refere-se ao Setor de Transporte Coletivos Urbanos de Passageiros, onde os condicionalismos referidos determinam que, até à data, não exista um cálculo efetivo do custo médio ponderado do capital para este setor. Com este trabalho pretendeu-se encontrar, com base em estudos realizados noutros países, uma metodologia de cálculo de remuneração do capital investido para o Setor de Transporte Coletivos Urbanos de Passageiros em Cabo Verde. Começou-se por estimar o custo do capital com base no modelo de CAPM. Os betas foram estimados através da regressão linear simples pelo método dos mínimos quadrados, entre as rendibilidades mensais de algumas empresas selecionadas e a rendibilidade mensal do índice FTSE Europe. A taxa de juro isenta de risco foi estimada recorrendo-se à Obrigação do Tesouro alemã a 10 anos e o prémio de risco de mercado utilizado baseou-se nas médias históricas disponíveis em diferentes trabalhos de autores reconhecidos. O custo de capital alheio foi estimado com base na informação financeira disponível nos relatórios e contas das empresas cabo-verdianas do setor dos transportes. O valor estimado para o custo médio ponderado de capital varia entre 10,06% e 11,73%, enquanto o debt to equity ratio é de 150%. Esses valores permitem que os investidores tenham uma opção informada e fundamentada para o investimento no setor dos transportes coletivos urbanos de passageiros.
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