Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1142
Resumo: Este relatório visa analisar criticamente todas as ações que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2014/15, na Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é constituído por diversas componentes. A prática letiva foi a mais extensa, sendo que as tarefas docentes implicaram a gestão do processo ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A assistência às aulas constituiu uma mais-valia para adquirirmos competências enquanto observadores, e para confrontarmos outras estratégias e modelos de ensino. Além da prática letiva, há a considerar outras componentes curriculares, nomeadamente a caracterização da turma e o estudo de caso. As restantes componentes surgem como complementos curriculares, tais como a atividade de extensão curricular, ação de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O presente relatório é constituído por 10 capítulos, nos quais procuramos analisar criticamente as atividades referenciadas nos dois parágrafos anteriores. Não pretendemos que seja encarado como o mero descritivo da soma das várias ações, mas sim como uma ação global que ocorreu em vários níveis de intervenção, todos eles com um considerável contributo para a nossa formação docente. A elaboração deste relatório não pretende emergir como uma ode ao trabalho realizado no decurso do ano letivo, mas almeja enquadrar e analisar criticamente esse mesmo trabalho, justificando as decisões tomadas e apresentando sugestões, com vista à melhoria do caminho que percorrido.
id RCAP_72c6c1fb6991a1e09c130e46bf54f082
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEducação físicaEnsino BásicoEnsino SecundárioEstágios pedagógicosEscolaPrática pedagógicaActividades escolaresActividades integradasActividades em ciênciasEnsino-aprendizagemReflexãoEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório visa analisar criticamente todas as ações que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2014/15, na Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é constituído por diversas componentes. A prática letiva foi a mais extensa, sendo que as tarefas docentes implicaram a gestão do processo ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A assistência às aulas constituiu uma mais-valia para adquirirmos competências enquanto observadores, e para confrontarmos outras estratégias e modelos de ensino. Além da prática letiva, há a considerar outras componentes curriculares, nomeadamente a caracterização da turma e o estudo de caso. As restantes componentes surgem como complementos curriculares, tais como a atividade de extensão curricular, ação de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O presente relatório é constituído por 10 capítulos, nos quais procuramos analisar criticamente as atividades referenciadas nos dois parágrafos anteriores. Não pretendemos que seja encarado como o mero descritivo da soma das várias ações, mas sim como uma ação global que ocorreu em vários níveis de intervenção, todos eles com um considerável contributo para a nossa formação docente. A elaboração deste relatório não pretende emergir como uma ode ao trabalho realizado no decurso do ano letivo, mas almeja enquadrar e analisar criticamente esse mesmo trabalho, justificando as decisões tomadas e apresentando sugestões, com vista à melhoria do caminho que percorrido.Lopes, Helder Manuel ArsénioSimões, Joana Catarina MarquesDigitUMaBárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire2016-05-27T00:30:09Z2015-09-01T00:00:00Z2015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:53Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:50.986581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire
Educação física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágios pedagógicos
Escola
Prática pedagógica
Actividades escolares
Actividades integradas
Actividades em ciências
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire
author_facet Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
Simões, Joana Catarina Marques
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágios pedagógicos
Escola
Prática pedagógica
Actividades escolares
Actividades integradas
Actividades em ciências
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Ensino Básico
Ensino Secundário
Estágios pedagógicos
Escola
Prática pedagógica
Actividades escolares
Actividades integradas
Actividades em ciências
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório visa analisar criticamente todas as ações que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2014/15, na Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é constituído por diversas componentes. A prática letiva foi a mais extensa, sendo que as tarefas docentes implicaram a gestão do processo ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A assistência às aulas constituiu uma mais-valia para adquirirmos competências enquanto observadores, e para confrontarmos outras estratégias e modelos de ensino. Além da prática letiva, há a considerar outras componentes curriculares, nomeadamente a caracterização da turma e o estudo de caso. As restantes componentes surgem como complementos curriculares, tais como a atividade de extensão curricular, ação de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O presente relatório é constituído por 10 capítulos, nos quais procuramos analisar criticamente as atividades referenciadas nos dois parágrafos anteriores. Não pretendemos que seja encarado como o mero descritivo da soma das várias ações, mas sim como uma ação global que ocorreu em vários níveis de intervenção, todos eles com um considerável contributo para a nossa formação docente. A elaboração deste relatório não pretende emergir como uma ode ao trabalho realizado no decurso do ano letivo, mas almeja enquadrar e analisar criticamente esse mesmo trabalho, justificando as decisões tomadas e apresentando sugestões, com vista à melhoria do caminho que percorrido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01T00:00:00Z
2015-09-01T00:00:00Z
2016-05-27T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1142
url http://hdl.handle.net/10400.13/1142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129908570488832