Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1142 |
Resumo: | Este relatório visa analisar criticamente todas as ações que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2014/15, na Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é constituído por diversas componentes. A prática letiva foi a mais extensa, sendo que as tarefas docentes implicaram a gestão do processo ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A assistência às aulas constituiu uma mais-valia para adquirirmos competências enquanto observadores, e para confrontarmos outras estratégias e modelos de ensino. Além da prática letiva, há a considerar outras componentes curriculares, nomeadamente a caracterização da turma e o estudo de caso. As restantes componentes surgem como complementos curriculares, tais como a atividade de extensão curricular, ação de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O presente relatório é constituído por 10 capítulos, nos quais procuramos analisar criticamente as atividades referenciadas nos dois parágrafos anteriores. Não pretendemos que seja encarado como o mero descritivo da soma das várias ações, mas sim como uma ação global que ocorreu em vários níveis de intervenção, todos eles com um considerável contributo para a nossa formação docente. A elaboração deste relatório não pretende emergir como uma ode ao trabalho realizado no decurso do ano letivo, mas almeja enquadrar e analisar criticamente esse mesmo trabalho, justificando as decisões tomadas e apresentando sugestões, com vista à melhoria do caminho que percorrido. |
id |
RCAP_72c6c1fb6991a1e09c130e46bf54f082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEducação físicaEnsino BásicoEnsino SecundárioEstágios pedagógicosEscolaPrática pedagógicaActividades escolaresActividades integradasActividades em ciênciasEnsino-aprendizagemReflexãoEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório visa analisar criticamente todas as ações que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2014/15, na Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é constituído por diversas componentes. A prática letiva foi a mais extensa, sendo que as tarefas docentes implicaram a gestão do processo ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A assistência às aulas constituiu uma mais-valia para adquirirmos competências enquanto observadores, e para confrontarmos outras estratégias e modelos de ensino. Além da prática letiva, há a considerar outras componentes curriculares, nomeadamente a caracterização da turma e o estudo de caso. As restantes componentes surgem como complementos curriculares, tais como a atividade de extensão curricular, ação de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O presente relatório é constituído por 10 capítulos, nos quais procuramos analisar criticamente as atividades referenciadas nos dois parágrafos anteriores. Não pretendemos que seja encarado como o mero descritivo da soma das várias ações, mas sim como uma ação global que ocorreu em vários níveis de intervenção, todos eles com um considerável contributo para a nossa formação docente. A elaboração deste relatório não pretende emergir como uma ode ao trabalho realizado no decurso do ano letivo, mas almeja enquadrar e analisar criticamente esse mesmo trabalho, justificando as decisões tomadas e apresentando sugestões, com vista à melhoria do caminho que percorrido.Lopes, Helder Manuel ArsénioSimões, Joana Catarina MarquesDigitUMaBárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire2016-05-27T00:30:09Z2015-09-01T00:00:00Z2015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:53Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:50.986581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco |
title |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco |
spellingShingle |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire Educação física Ensino Básico Ensino Secundário Estágios pedagógicos Escola Prática pedagógica Actividades escolares Actividades integradas Actividades em ciências Ensino-aprendizagem Reflexão Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco |
title_full |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco |
title_fullStr |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco |
title_sort |
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco |
author |
Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire |
author_facet |
Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Helder Manuel Arsénio Simões, Joana Catarina Marques DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino Básico Ensino Secundário Estágios pedagógicos Escola Prática pedagógica Actividades escolares Actividades integradas Actividades em ciências Ensino-aprendizagem Reflexão Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Ensino Básico Ensino Secundário Estágios pedagógicos Escola Prática pedagógica Actividades escolares Actividades integradas Actividades em ciências Ensino-aprendizagem Reflexão Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório visa analisar criticamente todas as ações que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2014/15, na Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é constituído por diversas componentes. A prática letiva foi a mais extensa, sendo que as tarefas docentes implicaram a gestão do processo ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A assistência às aulas constituiu uma mais-valia para adquirirmos competências enquanto observadores, e para confrontarmos outras estratégias e modelos de ensino. Além da prática letiva, há a considerar outras componentes curriculares, nomeadamente a caracterização da turma e o estudo de caso. As restantes componentes surgem como complementos curriculares, tais como a atividade de extensão curricular, ação de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O presente relatório é constituído por 10 capítulos, nos quais procuramos analisar criticamente as atividades referenciadas nos dois parágrafos anteriores. Não pretendemos que seja encarado como o mero descritivo da soma das várias ações, mas sim como uma ação global que ocorreu em vários níveis de intervenção, todos eles com um considerável contributo para a nossa formação docente. A elaboração deste relatório não pretende emergir como uma ode ao trabalho realizado no decurso do ano letivo, mas almeja enquadrar e analisar criticamente esse mesmo trabalho, justificando as decisões tomadas e apresentando sugestões, com vista à melhoria do caminho que percorrido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01T00:00:00Z 2015-09-01T00:00:00Z 2016-05-27T00:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1142 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129908570488832 |