As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Daniela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mota,Elísio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000400548
Resumo: RESUMO Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos essenciais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é propósito ainda do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.
id RCAP_72c7a462c92246236ebb92744a6e3efa
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-107X2022000400548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias de comunicação do Futebol Clube do PortocomunicaçãofutebolestratégiasFutebol Clube do PortoRESUMO Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos essenciais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é propósito ainda do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.Edições Desafio Singular2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000400548Motricidade v.18 n.4 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000400548Fonseca,DanielaMota,Elísioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:20:37Zoai:scielo:S1646-107X2022000400548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:56.049601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
spellingShingle As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
Fonseca,Daniela
comunicação
futebol
estratégias
Futebol Clube do Porto
title_short As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title_full As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title_fullStr As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title_full_unstemmed As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title_sort As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
author Fonseca,Daniela
author_facet Fonseca,Daniela
Mota,Elísio
author_role author
author2 Mota,Elísio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Daniela
Mota,Elísio
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
futebol
estratégias
Futebol Clube do Porto
topic comunicação
futebol
estratégias
Futebol Clube do Porto
description RESUMO Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos essenciais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é propósito ainda do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000400548
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000400548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2022000400548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
dc.source.none.fl_str_mv Motricidade v.18 n.4 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137350585942016