Análise comparativa da rede ferroviária de Portugal e do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16294 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade da implantação de uma nova ferrovia no Estado de São Paulo, tendo por base as ferrovias de Portugal. É feita uma análise comparativa de características físicas e operacionais das redes ferroviárias de Portugal e do estado de São Paulo. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma coleta de dados com os principais órgãos estatísticos e do setor de transportes de cada país. A partir desse levantamento foi verificada a falta de recursos para o transporte ferroviário de cargas e especialmente de passageiros no estado de São Paulo face à estrutura ferroviária de Portugal. O estudo de caso tratou de projetar através de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) uma nova ferrovia para São Paulo que atendesse aos deslocamentos populacionais, obtendo resultados sobre o seu traçado, viabilidade, gastos e demanda. Foi verificada a viabilidade de uma ferrovia que interliga São Paulo a Campinas projetada no canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes e como esta reduziria o tempo de viagem neste trajeto (a viagem teria cerca de 38 minutos), pois seria operada por um Comboio de Alto Desempenho com uma velocidade média de 150 km/h. A bitola adotada foi a larga (1,60 m) e a ferrovia teria uma extensão de 95,216 km. Esta ferrovia demonstrou-se viável na medida em que já havia sido feita uma proposta de projeto desta ferrovia juntamente com o planeamento da própria rodovia em seu canteiro central, eliminado assim muitas movimentações de terra que poderiam onerar na sua execução. Também foi verificado que há a demanda de passageiros necessária para a implementação de uma ferrovia neste local. |
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