O estudo de pavimentações regulares e semi-regulares com ambiente de geometria dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria João Pereira da Silva Filipe Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/8690
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática
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spelling O estudo de pavimentações regulares e semi-regulares com ambiente de geometria dinâmicaAmbientes de geometria dinâmicaConjecturaProva e demonstraçãoPavimentaçãoAprendizagensGeometer’s Sketchpad (GSP)Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da MatemáticaNuma era em que as tecnologias proliferam em todas as áreas do conhecimento e da vida quotidiana, este estudo analisa o impacto que a tecnologia, no caso concreto dos ambientes de geometria dinâmica, em particular o Geometer’s Sketchpad (GSP), tem na aprendizagem da Matemática e em particular no ensino da Geometria e da demonstração de propriedades geométricas. A revisão de literatura baseia-se essencialmente em utilização de tecnologias no ensino da matemática e no tema da demonstração matemática na situação específica do ensino desta associada à utilização de ambientes de geometria dinâmica analisados na perspectiva da sua integração em contexto curricular e como motivação para as aprendizagens. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e recorre a estudos de caso. Procedeu-se à recolha de dados em contexto de aula sendo responsabilidade da professora/investigadora e assentam predominantemente em observação e registo das actividades/notas de campo, construções (sketches) e documentos produzidos pelos alunos, conversas informais e entrevistas orientadas em função das questões do estudo e à luz da revisão da literatura efectuada. Após a análise dos dados recolhidos, pode perceber-se que os alunos tiveram algumas dificuldades no cumprimento das tarefas propostas, e fundamentalmente na compreensão do papel da demonstração. Apenas um grupo de alunos reconhece a função de validação e explicação da demonstração considerando esta última a principal função da demonstração matemática. A maior parte dos alunos revelou dificuldade em formular conjecturas e manipular resultados algébricos relativamente ao tema em estudo. Por outro lado, revelaram um bom desempenho ao nível da utilização de isometrias na construção de pavimentações sendo que numa fase inicial eram conduzidos aos resultados iniciais por imposição das tarefas mas posteriormente revelaram saber aplicar com correcção as isometrias (na construção de pavimentações). Todos os alunos se sentiram motivados para o estudo das pavimentações recorrendo ao software, sendo que a motivação inicial era bastante superior à demonstrada na fase final dos trabalhos pela complexidade (segundo eles) de algumas das tarefas e, de um modo geral, reconheceram que a tecnologia é motivadora e facilitadora das aprendizagens em geometria.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioRUNVieira, Maria João Pereira da Silva Filipe Mendes2013-02-05T10:56:07Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:34Zoai:run.unl.pt:10362/8690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:22.552123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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