Capitalism, socialism and democracy: is democracy a sufficient condition for the development of liberty?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/93295 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciência Política |
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Capitalism, socialism and democracy: is democracy a sufficient condition for the development of liberty?Materialismo históricoIndividualismo metodológicoInteligência coletivaRacionalidadeTeoria democráticaHistorical materialismMethodological individualismCollective intelligenceRationalityDemocratic theoryCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Ciência PolíticaA democracia está sob ameaça, ou assim é dito constantemente. Quer se pense que elites políticas corruptas tomaram conta do mundo ou que a democracia representativa é uma farsa para encobrir o poder dos ricos; que a democracia envolve mais do que só igualdade política ou que qualquer tipo de governo é inerentemente opressivo; que está na altura de taxar os ricos ou que taxação é roubo; o que a democracia é e aquilo para que serve continuam a ser assuntos contestados. E assim o devem, como será argumentado aqui, pois é isso em parte que os define. Esta dissertação dirige-se tanto àqueles para quem é preciso mais democracia como àqueles para quem não. O que é tentado aqui é um exercício em teoria ideal. Não se discutem especificidades de design institucional, nem os sistemas políticos do mundo real e os seus resultados. Na verdade, é precisamente porque a política não pode ser reduzida a observações empíricas do que “funciona melhor”, que a democracia tem qualquer valor. No Capítulo I, debruçamo-nos sobre a teoria e filosofia da história de Karl Marx, sob o seu método de materialismo dialético, para avaliar as suas proposições. Demonstramos a sua ligação à dialética da razão de Hegel, para ilustrar algumas das suas contradições, e interrogar quais, se é que alguns, dos seus elementos ainda são úteis. No Capítulo II avaliamos as credenciais de individualistas metodológicos de vários tipos, na sua forma de concetualizar a sociedade, como propõem que esta pode ser entendida, e no que isso implica em termos das suas prescrições para uma melhor. Vemos de que forma alguns teóricos, apesar de contribuições inestimáveis para o pensamento político, abusaram dos seus compromissos metodológicos até a um ponto após o qual se torna difícil resgatá-los, colocando em questão, ao contrário do que eram as suas intenções, o indivíduo como um fim em si mesmo. Finalmente, no Capítulo III, atacamos a nossa pergunta de investigação, tentando reconciliar as perspetivas de materialistas históricos e individualistas metodológicos através da lente da inteligência coletiva e da razão democrática. Ao contrário de outros autores, concluímos que a democracia é valiosa não porque os seus mecanismos aproximem alguma verdade que já existe para ser descoberta, mas porque é um método para a construção da realidade social que reconcilia liberdade e igualdade.Democracy is under threat, or so it is said all the time. Whether one thinks that corrupt political castes have taken over people’s lives or that representative democracy is a mere sham to cover for the interests of the rich; that democracy involves more than just political equality or that any sort of government is inherently oppressive; that it is time to tax the rich or that tax is theft; what democracy is and what it is for remain contested matters. And so they should, as will be argued here, for that is partly what defines them. This dissertation seeks to address both those for whom more democracy is needed and those for whom it is not. What is pursued here is an exercise in ideal theory. There is no discussion of the specifics of institutional design, nor of real-world political systems and their outcomes. In fact, it is precisely because the political cannot be reduced to empirical observation of “what works best”, that democracy has any value to begin with. In Chapter I we look at Karl Marx’s theory and philosophy of history, under his method of dialectical materialism, to assess their propositions. We show their connection to Hegel’s own dialectics of reason, to illustrate some of their contradictions, and inquire whether, and if so which, of its elements may still prove fruitful. In Chapter II we assess the credentials of methodological individualists of various sorts, in how they conceptualize society, how they propose it can be understood, and in what this implies in terms of prescriptions for a better one. We look at how some theorists, while providing invaluable contributions to political thought, abused their core methodological commitments to a point from which they become difficult to rescue, calling into question, unlike what they intended, the individual as an end in itself. Finally, in Chapter III, we tackle our research question head-on, seeking to reconcile the perspectives of historical materialists and methodological individualists through the lenses of collective intelligence and democratic reason. Unlike some authors, we conclude that democracy is valuable not because its mechanisms approximate some truth which is out there to be discovered, but rather because it is a method for a construction of social reality that reconciles liberty and equality.Magalhães, Pedro Miguel TeresoUniversidade do MinhoMilheiro, José Diogo de Oliveira2024-09-022024-09-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/93295eng203690540info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-12T01:20:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/93295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-12T01:20:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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