Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges, Dinis, Maria Alzira Pimenta
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9691
Resumo: O presente relatório apresenta um das atividades desenvolvidas pela primeira autora, no seu projeto de Doutoramento em Ciências da Informação, Especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, sob a orientação dos professores Doutor Luís Borges Gouveia e Doutora Maria Alzira Dinis, com título provisório: “As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, Brasil”. O objetivo é apresentar o desenvolvimento de um jogo digital denominado “Caminhada Ecológica”. Inicialmente, o jogo foi avaliado por 10 estudantes, escolhidos de forma aleatória, que após jogarem sugeriram uma série de ajustes que foram efetuados junto com o desenvolvimento. Após essa fase foi solicitado que os estudantes do Curso de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CHIEM), do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF/CF), baixassem o jogo e após jogarem, deveriam responder a um questionário elaborado é composto por 12 perguntas objetivas, aplicando a Escala Likert, e 3 perguntas de resposta livre. De acordo com as respostas dos educandos foi possível perceber que o conteúdo apresentado no jogo está alinhado com o que se espera de uma prática de turismo sustentável, salientando-se que 94% dos participantes responderam concordar com essa temática – um dos objetivos do jogo, face à necessidade de consciencialização para as questões ambientais.
id RCAP_7304fa22627171d820220c67b20e4e43
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/9691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológicaEnsino e aprendizagemDigitalAmbienteJogos de telemóvelAplicações AndroidConsciência ambientalO presente relatório apresenta um das atividades desenvolvidas pela primeira autora, no seu projeto de Doutoramento em Ciências da Informação, Especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, sob a orientação dos professores Doutor Luís Borges Gouveia e Doutora Maria Alzira Dinis, com título provisório: “As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, Brasil”. O objetivo é apresentar o desenvolvimento de um jogo digital denominado “Caminhada Ecológica”. Inicialmente, o jogo foi avaliado por 10 estudantes, escolhidos de forma aleatória, que após jogarem sugeriram uma série de ajustes que foram efetuados junto com o desenvolvimento. Após essa fase foi solicitado que os estudantes do Curso de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CHIEM), do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF/CF), baixassem o jogo e após jogarem, deveriam responder a um questionário elaborado é composto por 12 perguntas objetivas, aplicando a Escala Likert, e 3 perguntas de resposta livre. De acordo com as respostas dos educandos foi possível perceber que o conteúdo apresentado no jogo está alinhado com o que se espera de uma prática de turismo sustentável, salientando-se que 94% dos participantes responderam concordar com essa temática – um dos objetivos do jogo, face à necessidade de consciencialização para as questões ambientais.*TRS - Tecnologia, Redes e SociedadeRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, ReginaGouveia, Luis BorgesDinis, Maria Alzira Pimenta2021-04-05T12:07:46Z2021-04-01T00:00:00Z2021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9691porPereira, R.; Gouveia, L. e Dinis, A. (2021). Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica. Relatório Interno TRS 01/2021. Abril. *TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade. Universidade Fernando Pessoa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:00Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:30.346336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
title Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
spellingShingle Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
Pereira, Regina
Ensino e aprendizagem
Digital
Ambiente
Jogos de telemóvel
Aplicações Android
Consciência ambiental
title_short Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
title_full Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
title_fullStr Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
title_full_unstemmed Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
title_sort Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
author Pereira, Regina
author_facet Pereira, Regina
Gouveia, Luis Borges
Dinis, Maria Alzira Pimenta
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
Dinis, Maria Alzira Pimenta
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Regina
Gouveia, Luis Borges
Dinis, Maria Alzira Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Digital
Ambiente
Jogos de telemóvel
Aplicações Android
Consciência ambiental
topic Ensino e aprendizagem
Digital
Ambiente
Jogos de telemóvel
Aplicações Android
Consciência ambiental
description O presente relatório apresenta um das atividades desenvolvidas pela primeira autora, no seu projeto de Doutoramento em Ciências da Informação, Especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, sob a orientação dos professores Doutor Luís Borges Gouveia e Doutora Maria Alzira Dinis, com título provisório: “As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, Brasil”. O objetivo é apresentar o desenvolvimento de um jogo digital denominado “Caminhada Ecológica”. Inicialmente, o jogo foi avaliado por 10 estudantes, escolhidos de forma aleatória, que após jogarem sugeriram uma série de ajustes que foram efetuados junto com o desenvolvimento. Após essa fase foi solicitado que os estudantes do Curso de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CHIEM), do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF/CF), baixassem o jogo e após jogarem, deveriam responder a um questionário elaborado é composto por 12 perguntas objetivas, aplicando a Escala Likert, e 3 perguntas de resposta livre. De acordo com as respostas dos educandos foi possível perceber que o conteúdo apresentado no jogo está alinhado com o que se espera de uma prática de turismo sustentável, salientando-se que 94% dos participantes responderam concordar com essa temática – um dos objetivos do jogo, face à necessidade de consciencialização para as questões ambientais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05T12:07:46Z
2021-04-01T00:00:00Z
2021-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/9691
url http://hdl.handle.net/10284/9691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, R.; Gouveia, L. e Dinis, A. (2021). Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica. Relatório Interno TRS 01/2021. Abril. *TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade. Universidade Fernando Pessoa.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv *TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv *TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130331293417472