Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológica
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/9691 |
Resumo: | O presente relatório apresenta um das atividades desenvolvidas pela primeira autora, no seu projeto de Doutoramento em Ciências da Informação, Especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, sob a orientação dos professores Doutor Luís Borges Gouveia e Doutora Maria Alzira Dinis, com título provisório: “As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, Brasil”. O objetivo é apresentar o desenvolvimento de um jogo digital denominado “Caminhada Ecológica”. Inicialmente, o jogo foi avaliado por 10 estudantes, escolhidos de forma aleatória, que após jogarem sugeriram uma série de ajustes que foram efetuados junto com o desenvolvimento. Após essa fase foi solicitado que os estudantes do Curso de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CHIEM), do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF/CF), baixassem o jogo e após jogarem, deveriam responder a um questionário elaborado é composto por 12 perguntas objetivas, aplicando a Escala Likert, e 3 perguntas de resposta livre. De acordo com as respostas dos educandos foi possível perceber que o conteúdo apresentado no jogo está alinhado com o que se espera de uma prática de turismo sustentável, salientando-se que 94% dos participantes responderam concordar com essa temática – um dos objetivos do jogo, face à necessidade de consciencialização para as questões ambientais. |
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