A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/313 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
id |
RCAP_731af03e60810a20794611801f382cd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionaisDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoA democratização da sociedade portuguesa conduziu, no campo da intervenção política, à emergência da responsabilização de novos actores e à institucionalização de espaços de diálogo e negociação organizados na base do tripartismo. o caso do Conselho Permanente de Concertação Social - hoje Conselho Económico e Social - para as políticas económicas e sociais, mas é igualmente o caso de órgãos como o Conselho Nacional de Educação para as políticas educativas ou da Comissão Nacional de Aprendizagem, que coordena o subsistema de Aprendizagem, ou, ainda, do Conselho Consultivo Nacional para a Educação Tecnológica, Artística e Profissional para os subsistemas de ensino tecnológico, artistico e profissional, ao nível não superior . Assiste-se, assim, a uma procura de participação de diferentes actores na definição de políticas sectoriais. No campo da Educação, esta procura de participaç3o poderdá ser facilitadora de uma cooperação mais visível entre o sistema educativo e o sistema económico e social abrindo caminho a novos modelos decisionais. Desenvolve-se simultâneamente um novo conceito de Educação/Formação Profissional: novos perfis, novas competências requeridas para novas funções, dão origem a novos modelos de organização e de concepção das formações, de projectos educativos também económica e socialmente mais participados e descentralizados. É neste contexto que emerge o partenariado socio educativo como parceria de parceiros sociais com fins educativos ao qual as Escolas Profissionais dão expressão: emerge das relações sistémicas sistema educativo/sistema económico e social e estrutura-as. O nosso projecto de investigação insere-se na problemática da decisão política na educação. Através dele tentaremos compreender os processos de participação dos actores na decisao política na educação, no contexto do ensino tecnológico e profissional e no campo das relações entre o sistema educativo e o sistema económico.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaAmbrósio, TeresaRUNMarques, Margarida2006-04-27T11:40:38Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis5754457 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:05Zoai:run.unl.pt:10362/313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:35.760343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais |
title |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais |
spellingShingle |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais Marques, Margarida |
title_short |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais |
title_full |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais |
title_fullStr |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais |
title_full_unstemmed |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais |
title_sort |
A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais |
author |
Marques, Margarida |
author_facet |
Marques, Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ambrósio, Teresa RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Margarida |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-01-01T00:00:00Z 2006-04-27T11:40:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/313 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5754457 bytes application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137799111180288 |