Do silêncio como via longa. Contribuição para uma pedagogia do silêncio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75650
Resumo: Tratamos no presente artigo de um tema relativamente estranho à tradição filosófico e educacional portuguesa, ainda que o mesmo tenha ultimamente merecido alguma atenção por parte das publicações religiosas e da espiritualidade em geral no nosso país. Neste contexto, defendemos que a vivência e a prática do silêncio é uma das condições para se meditar criativamente em ordem à elaboração de um conhecimento iniciático e pedagógico conforme uma Bildung que faça de cada um Mestre de si-mesmo. Dedicamos a primeira parte ao tema do “silêncio como via longa” enfatizando a importância de procurar-se não só o silêncio interior, como também nele viver em ordem à meditação criativa e respeitadora da Tradição. Na segunda parte tratamos da pedagogia do silêncio como um tipo de pedagogia que procura ensinar aquele que se interessa pelo silêncio interior com o objetivo não somente de ele ser o cadinho onde um pensamento ressonante germinará, como também desse mesmo silêncio poder contribuir, impelido por uma espécie de libido educandi, para trans-formar (Umbildung) um sujeito devoto de um silêncio interior que, por sua vez, o faça melhor compreender a palavra que pensa e que diz. Trata-se de uma pedagogia do silêncio que, ao contribuir quer para uma iniciação ao silêncio, quer para a gestação de uma Palavra, se afirme consonante com uma espécie de paideia de um silêncio interior instigador da Palavra justa.
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Dedicamos a primeira parte ao tema do “silêncio como via longa” enfatizando a importância de procurar-se não só o silêncio interior, como também nele viver em ordem à meditação criativa e respeitadora da Tradição. Na segunda parte tratamos da pedagogia do silêncio como um tipo de pedagogia que procura ensinar aquele que se interessa pelo silêncio interior com o objetivo não somente de ele ser o cadinho onde um pensamento ressonante germinará, como também desse mesmo silêncio poder contribuir, impelido por uma espécie de libido educandi, para trans-formar (Umbildung) um sujeito devoto de um silêncio interior que, por sua vez, o faça melhor compreender a palavra que pensa e que diz. Trata-se de uma pedagogia do silêncio que, ao contribuir quer para uma iniciação ao silêncio, quer para a gestação de uma Palavra, se afirme consonante com uma espécie de paideia de um silêncio interior instigador da Palavra justa.We have dealt in this article with a theme relatively foreign to portuguese philosophical and educational tradition, although it has lately deserved some attention from religious and spiritual publications. Within this context, we have contended that the experience and practice of silence is one of the conditions for creative meditation in order to develop an initiatory and pedagogical knowledge according to a Bildung that makes each Master of himself. We have dedicated the first part of the paper to the theme of “silence as a long way” emphasizing the importance of seeking not only interior silence but also living in it towards the creative and respectful meditation of the Tradition. In the second part of the article we have dealt with the pedagogy of silence as a type of pedagogy that seeks to teach those who are interested in inner silence with the objective not only of being the crucible where a resonant thought will germinate, but also of the same silence, impelled by a kind of libido educandi, to transform (Umbildung) a devotee of the inner silence that, in turn, makes one better understand the word one thinks and says. It is a pedagogy of silence which, by contributing either to an initiation into silence or to the gestation of a Word, may be consonant with a sort of paideia of an interior silence that instigates the Fair Word.Dans cet article nous traitons un thème relativement étranger à la tradition philosophique et éducationnelle portugaise, bien qu’il ait récemment mérité une certaine attention de la part des publications religieuses et de la spiritualité en général dans notre pays. Dans ce contexte, nous soutenons que l’expérience vécue et pratique du silence est l’une des conditions pour méditer de manière créative afin qu’on puisse développer une connaissance initiatique et pédagogique selon un Bildung qui fait de chaque Maître l’auteur de lui-même. Nous consacrons la première partie au thème du «silence comme une longue voie» en soulignant l’importance de rechercher non seulement le silence intérieur, mais aussi comment vivre afin de mener à bien une méditation créative et respectueuse de la Tradition. Dans la deuxième partie, nous abordons la pédagogie du silence comme une sorte de pédagogie qui cherche à enseigner à celui qui s’intéresse au silence intérieur avec l’objectif de contribuer, poussé par une sorte de libido educandi, à trans-former (Umbildung) un sujet qui se dédie au silence intérieur en lui permettant de mieux comprendre la parole qu’il pense et qu’il dit source d’une pensée réonnante. Il s’agit d’une pédagogie du silence qui, en contribuant aussi bien à une initiation au silence, qu’à la gestation d’un mot, est en accord avec une sorte de paideia du silence intérieur instigateur de la Parole juste.Nos ocupamos en este artículo de un tema relativamente extraño a la tradición filosofica y educativa portuguesa, si bien últimamente dicho tema ha ganado algo de atención en las publicaciones religiosas y de espiritualidad en general en nuestro país. En este contexto, defendemos que el tema del silencio es una de las condiciones para meditar creativamente en orden a la elaboración de un conocimiento iniciático y pedagógico conforme a una Bildung que haga de cada uno un Maestro de sí mismo. Dedicaremos la primera parte de este artículo al tema del “silencio como vía larga”, enfatizando la importancia no solo de la búsqueda del silencio interior, sino también de cómo vivirlo, de cara a una meditación creativa y respetuosa con la Tradición. En nuestra segunda parte trataremos de la pedagogía del silencio como un tipo de pedagogía que busca enseñar a aquél que se interesa por el silencio interior con el objetivo no solo de que sea el crisol en el que pueda germinar un pensamiento resonante, sino también de que ese mismo silencio pueda contribuir, impelido por una especie de libido educandi, a trans-formar (Umbildung) al sujeto que lo practica, para que pueda comprender mejor las palabras que piensa y que dice. Se trataría de una pedagogía del silencio que, al contribuir tanto en la iniciación en el silencio, como en la gestación de una Palabra, se afirme consonante con una especie de paideia de un silencio interior instigador de la Palabra justa.(undefined)Edições Universitárias LusófonasUniversidade do MinhoAraújo, Alberto Filipe20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75650por1645-725010.24140/issn.1645-7250.rle46.02https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7061info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:07.846316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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