Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Patrícia Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20001
Resumo: O presente trabalho consiste no estudo do interior de uma carruagem de comboio em situação de impacto, tendo como objectivo avaliar as lesões sofridas pelos passageiros em caso de acidente. O estudo será concretizado através da criação de um modelo numérico em elementos finitos do interior da carruagem que será analisado utilizando o LS-DYNA. Na construção do modelo é utilizada uma malha existente para a modelação das partes estruturais dos assentos e respectivas consolas de suporte, para os quais são definidos os modelos de materiais, propriedades das secções dos elementos, ligações e contactos entre partes e condições de fronteira do sistema. Os componentes do cenário são montados de forma a reproduzir um interior típico de carruagem de comboio, o inline seating layout. Nesse cenário é posicionado um modelo numérico em elementos finitos do ocupante com o objectivo de avaliar a resposta biomecânica do passageiro numa situação de colisão frontal de comboios. As simulações realizadas são analisadas através da comparação dos índices de lesão obtidos em LS-DYNA com os valores medidos no ensaio experimental que se pretende reproduzir com o modelo computacional. Com o objectivo de validar o modelo numérico, são testadas alterações aos parâmetros definidos durante o processo de construção do cenário de forma a melhorar a correlação entre os resultados obtidos na simulação numérica e os valores medidos durante o ensaio experimental para os índices de lesão do ocupante.
id RCAP_7346eda97ceaddc2b48ab383e2b0abdf
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de ImpactoSegurança passivaSegurança ferroviáriaElementos finitosBiomecânica do impactoLS-DYNADomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaO presente trabalho consiste no estudo do interior de uma carruagem de comboio em situação de impacto, tendo como objectivo avaliar as lesões sofridas pelos passageiros em caso de acidente. O estudo será concretizado através da criação de um modelo numérico em elementos finitos do interior da carruagem que será analisado utilizando o LS-DYNA. Na construção do modelo é utilizada uma malha existente para a modelação das partes estruturais dos assentos e respectivas consolas de suporte, para os quais são definidos os modelos de materiais, propriedades das secções dos elementos, ligações e contactos entre partes e condições de fronteira do sistema. Os componentes do cenário são montados de forma a reproduzir um interior típico de carruagem de comboio, o inline seating layout. Nesse cenário é posicionado um modelo numérico em elementos finitos do ocupante com o objectivo de avaliar a resposta biomecânica do passageiro numa situação de colisão frontal de comboios. As simulações realizadas são analisadas através da comparação dos índices de lesão obtidos em LS-DYNA com os valores medidos no ensaio experimental que se pretende reproduzir com o modelo computacional. Com o objectivo de validar o modelo numérico, são testadas alterações aos parâmetros definidos durante o processo de construção do cenário de forma a melhorar a correlação entre os resultados obtidos na simulação numérica e os valores medidos durante o ensaio experimental para os índices de lesão do ocupante.Carvalho, MartaRUNMartins, Ana Patrícia Cardoso2017-02-08T14:43:16Z2016-092017-022016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:48Zoai:run.unl.pt:10362/20001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:51.602701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
title Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
spellingShingle Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
Martins, Ana Patrícia Cardoso
Segurança passiva
Segurança ferroviária
Elementos finitos
Biomecânica do impacto
LS-DYNA
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
title_full Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
title_fullStr Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
title_full_unstemmed Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
title_sort Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
author Martins, Ana Patrícia Cardoso
author_facet Martins, Ana Patrícia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Marta
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Patrícia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança passiva
Segurança ferroviária
Elementos finitos
Biomecânica do impacto
LS-DYNA
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Segurança passiva
Segurança ferroviária
Elementos finitos
Biomecânica do impacto
LS-DYNA
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description O presente trabalho consiste no estudo do interior de uma carruagem de comboio em situação de impacto, tendo como objectivo avaliar as lesões sofridas pelos passageiros em caso de acidente. O estudo será concretizado através da criação de um modelo numérico em elementos finitos do interior da carruagem que será analisado utilizando o LS-DYNA. Na construção do modelo é utilizada uma malha existente para a modelação das partes estruturais dos assentos e respectivas consolas de suporte, para os quais são definidos os modelos de materiais, propriedades das secções dos elementos, ligações e contactos entre partes e condições de fronteira do sistema. Os componentes do cenário são montados de forma a reproduzir um interior típico de carruagem de comboio, o inline seating layout. Nesse cenário é posicionado um modelo numérico em elementos finitos do ocupante com o objectivo de avaliar a resposta biomecânica do passageiro numa situação de colisão frontal de comboios. As simulações realizadas são analisadas através da comparação dos índices de lesão obtidos em LS-DYNA com os valores medidos no ensaio experimental que se pretende reproduzir com o modelo computacional. Com o objectivo de validar o modelo numérico, são testadas alterações aos parâmetros definidos durante o processo de construção do cenário de forma a melhorar a correlação entre os resultados obtidos na simulação numérica e os valores medidos durante o ensaio experimental para os índices de lesão do ocupante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2016-09-01T00:00:00Z
2017-02-08T14:43:16Z
2017-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20001
url http://hdl.handle.net/10362/20001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137889394622464