Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20001 |
Resumo: | O presente trabalho consiste no estudo do interior de uma carruagem de comboio em situação de impacto, tendo como objectivo avaliar as lesões sofridas pelos passageiros em caso de acidente. O estudo será concretizado através da criação de um modelo numérico em elementos finitos do interior da carruagem que será analisado utilizando o LS-DYNA. Na construção do modelo é utilizada uma malha existente para a modelação das partes estruturais dos assentos e respectivas consolas de suporte, para os quais são definidos os modelos de materiais, propriedades das secções dos elementos, ligações e contactos entre partes e condições de fronteira do sistema. Os componentes do cenário são montados de forma a reproduzir um interior típico de carruagem de comboio, o inline seating layout. Nesse cenário é posicionado um modelo numérico em elementos finitos do ocupante com o objectivo de avaliar a resposta biomecânica do passageiro numa situação de colisão frontal de comboios. As simulações realizadas são analisadas através da comparação dos índices de lesão obtidos em LS-DYNA com os valores medidos no ensaio experimental que se pretende reproduzir com o modelo computacional. Com o objectivo de validar o modelo numérico, são testadas alterações aos parâmetros definidos durante o processo de construção do cenário de forma a melhorar a correlação entre os resultados obtidos na simulação numérica e os valores medidos durante o ensaio experimental para os índices de lesão do ocupante. |
id |
RCAP_7346eda97ceaddc2b48ab383e2b0abdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de ImpactoSegurança passivaSegurança ferroviáriaElementos finitosBiomecânica do impactoLS-DYNADomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaO presente trabalho consiste no estudo do interior de uma carruagem de comboio em situação de impacto, tendo como objectivo avaliar as lesões sofridas pelos passageiros em caso de acidente. O estudo será concretizado através da criação de um modelo numérico em elementos finitos do interior da carruagem que será analisado utilizando o LS-DYNA. Na construção do modelo é utilizada uma malha existente para a modelação das partes estruturais dos assentos e respectivas consolas de suporte, para os quais são definidos os modelos de materiais, propriedades das secções dos elementos, ligações e contactos entre partes e condições de fronteira do sistema. Os componentes do cenário são montados de forma a reproduzir um interior típico de carruagem de comboio, o inline seating layout. Nesse cenário é posicionado um modelo numérico em elementos finitos do ocupante com o objectivo de avaliar a resposta biomecânica do passageiro numa situação de colisão frontal de comboios. As simulações realizadas são analisadas através da comparação dos índices de lesão obtidos em LS-DYNA com os valores medidos no ensaio experimental que se pretende reproduzir com o modelo computacional. Com o objectivo de validar o modelo numérico, são testadas alterações aos parâmetros definidos durante o processo de construção do cenário de forma a melhorar a correlação entre os resultados obtidos na simulação numérica e os valores medidos durante o ensaio experimental para os índices de lesão do ocupante.Carvalho, MartaRUNMartins, Ana Patrícia Cardoso2017-02-08T14:43:16Z2016-092017-022016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:48Zoai:run.unl.pt:10362/20001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:51.602701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto |
title |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto |
spellingShingle |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto Martins, Ana Patrícia Cardoso Segurança passiva Segurança ferroviária Elementos finitos Biomecânica do impacto LS-DYNA Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
title_short |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto |
title_full |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto |
title_fullStr |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto |
title_full_unstemmed |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto |
title_sort |
Análise de Modelos Numéricos para a Simulação do Interior de uma Carruagem em Condições de Impacto |
author |
Martins, Ana Patrícia Cardoso |
author_facet |
Martins, Ana Patrícia Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Marta RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Patrícia Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança passiva Segurança ferroviária Elementos finitos Biomecânica do impacto LS-DYNA Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
topic |
Segurança passiva Segurança ferroviária Elementos finitos Biomecânica do impacto LS-DYNA Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
description |
O presente trabalho consiste no estudo do interior de uma carruagem de comboio em situação de impacto, tendo como objectivo avaliar as lesões sofridas pelos passageiros em caso de acidente. O estudo será concretizado através da criação de um modelo numérico em elementos finitos do interior da carruagem que será analisado utilizando o LS-DYNA. Na construção do modelo é utilizada uma malha existente para a modelação das partes estruturais dos assentos e respectivas consolas de suporte, para os quais são definidos os modelos de materiais, propriedades das secções dos elementos, ligações e contactos entre partes e condições de fronteira do sistema. Os componentes do cenário são montados de forma a reproduzir um interior típico de carruagem de comboio, o inline seating layout. Nesse cenário é posicionado um modelo numérico em elementos finitos do ocupante com o objectivo de avaliar a resposta biomecânica do passageiro numa situação de colisão frontal de comboios. As simulações realizadas são analisadas através da comparação dos índices de lesão obtidos em LS-DYNA com os valores medidos no ensaio experimental que se pretende reproduzir com o modelo computacional. Com o objectivo de validar o modelo numérico, são testadas alterações aos parâmetros definidos durante o processo de construção do cenário de forma a melhorar a correlação entre os resultados obtidos na simulação numérica e os valores medidos durante o ensaio experimental para os índices de lesão do ocupante. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09 2016-09-01T00:00:00Z 2017-02-08T14:43:16Z 2017-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20001 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137889394622464 |