Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caridade, Sónia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8038
Resumo: “As vivências amorosas violentas são incolores. Os primeiros afectos ficam reféns da angústia e da adversidade que teima em perdurar. E as questões colocam-se: como é que se instala a violência no palco da intimidade? Qual o seu verdadeiro diagnóstico? Como é que a sociedade (des)incentiva essas tramas violentas? Estas e outras questões têm inquietado cada vez mais os jovens, os pais, os professores, os jornalistas, os técnicos, os académicos, os investigadores …. É um tema que a todos preocupa, provavelmente pela forma como tais vivências teimam em inundar o nosso quotidiano, qualquer que seja o “território” em que nos movemos. Esta obra ajuda o leitor a encontrar respostas elucidativas para essas questões. Aliás, esta obra cumpre simultaneamente vários propósitos: confere visibilidade ao fenómeno, permite fazer o seu diagnóstico nas populações juvenis e dá conta ao leitor dos protagonistas e cenários em que as trajectórias amorosas violentas se desenvolvem. Dada a ausência de estudos desta magnitude em Portugal, este trabalho é um ponto de partida essencial para a “radiografia” do problema, oferecendo ao leitor um olhar científico sobre as vivências violentas.” Marlene Matos, in prefácio.
id RCAP_734bcafef3c1edc07481c627d6b65b20
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem CientíficaViolência no namoroJovens“As vivências amorosas violentas são incolores. Os primeiros afectos ficam reféns da angústia e da adversidade que teima em perdurar. E as questões colocam-se: como é que se instala a violência no palco da intimidade? Qual o seu verdadeiro diagnóstico? Como é que a sociedade (des)incentiva essas tramas violentas? Estas e outras questões têm inquietado cada vez mais os jovens, os pais, os professores, os jornalistas, os técnicos, os académicos, os investigadores …. É um tema que a todos preocupa, provavelmente pela forma como tais vivências teimam em inundar o nosso quotidiano, qualquer que seja o “território” em que nos movemos. Esta obra ajuda o leitor a encontrar respostas elucidativas para essas questões. Aliás, esta obra cumpre simultaneamente vários propósitos: confere visibilidade ao fenómeno, permite fazer o seu diagnóstico nas populações juvenis e dá conta ao leitor dos protagonistas e cenários em que as trajectórias amorosas violentas se desenvolvem. Dada a ausência de estudos desta magnitude em Portugal, este trabalho é um ponto de partida essencial para a “radiografia” do problema, oferecendo ao leitor um olhar científico sobre as vivências violentas.” Marlene Matos, in prefácio.AlmedinaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCaridade, Sónia2019-09-25T07:14:19Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8038porCaridade, S. (2011). Vivências íntimas violentas. Uma abordagem científica. Coimbra: Almedina.978-972-40-4576-4metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:56.528711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica
title Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica
spellingShingle Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica
Caridade, Sónia
Violência no namoro
Jovens
title_short Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica
title_full Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica
title_fullStr Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica
title_full_unstemmed Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica
title_sort Vivências Amorosas Violentas: Uma abordagem Científica
author Caridade, Sónia
author_facet Caridade, Sónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caridade, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Violência no namoro
Jovens
topic Violência no namoro
Jovens
description “As vivências amorosas violentas são incolores. Os primeiros afectos ficam reféns da angústia e da adversidade que teima em perdurar. E as questões colocam-se: como é que se instala a violência no palco da intimidade? Qual o seu verdadeiro diagnóstico? Como é que a sociedade (des)incentiva essas tramas violentas? Estas e outras questões têm inquietado cada vez mais os jovens, os pais, os professores, os jornalistas, os técnicos, os académicos, os investigadores …. É um tema que a todos preocupa, provavelmente pela forma como tais vivências teimam em inundar o nosso quotidiano, qualquer que seja o “território” em que nos movemos. Esta obra ajuda o leitor a encontrar respostas elucidativas para essas questões. Aliás, esta obra cumpre simultaneamente vários propósitos: confere visibilidade ao fenómeno, permite fazer o seu diagnóstico nas populações juvenis e dá conta ao leitor dos protagonistas e cenários em que as trajectórias amorosas violentas se desenvolvem. Dada a ausência de estudos desta magnitude em Portugal, este trabalho é um ponto de partida essencial para a “radiografia” do problema, oferecendo ao leitor um olhar científico sobre as vivências violentas.” Marlene Matos, in prefácio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2019-09-25T07:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8038
url http://hdl.handle.net/10284/8038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caridade, S. (2011). Vivências íntimas violentas. Uma abordagem científica. Coimbra: Almedina.
978-972-40-4576-4
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Almedina
publisher.none.fl_str_mv Almedina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130315839504384