Determinação das perdas suplementares e do rendimento do motor de indução trifásico com base na norma IEC 60034-2-1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes , Carlos Francisco Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9877
Resumo: Atualmente, estima-se que os motores elétricos são responsáveis por 30 % da utilização global de energia elétrica. Atendendo à proliferação dos motores de indução trifásicos (MIT) em todo o mundo, a melhoria do seu rendimento tem um impacto determinante no consumo global. A necessidade de metodologias que permitam determinar, com rigor, o rendimento destas máquinas, assume uma importância fundamental. A determinação das perdas e do rendimento do MIT na União Europeia (UE) assenta na norma IEC 60034-2-1, cuja segunda edição foi publicada em 2014 (a sigla IEC2 será usado ao longo do trabalho). A norma contém metodologias de determinação das perdas e do rendimento a partir de ensaios (diretos e indiretos), em que são expostos, para cada método, os requisitos, os procedimentos de ensaio e os cálculos das perdas e do rendimento. No que feta às perdas convencionais, a sua determinação não difere de método para método. A principal diferença entre métodos indiretos de separação das perdas, é provocada pela forma como são determinadas as perdas suplementares. Neste trabalho, foram implementados quatro métodos de determinação do rendimento em dois motores de indução de 1.1 kW, com diferentes classes de eficiência. Havendo outras metodologias na norma IEC2, a opção pelos quatro métodos referidos é justificada ao longo do trabalho. Foi também elaborada uma análise critica e comparativa para as diferentes metodologias implementadas na determinação das perdas suplementares, entre elas, o mais recente ensaio eh-star. Com efeito, a dificuldade em caracterizar e medir estas perdas é responsável pela ausência de uma metodologia consensual. Como tal, são de prever flutuações no rendimento atribuído a um motor, consoante a metodologia usada.
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