Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Kátia Maria Alves Maia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6716
Resumo: O estudo apresenta como problema de pesquisa, analisar as representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos alunos do primeiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental, como forma de contribuição para a melhoria do ensino e aprendizagem e da relação entre família e escola. O universo desta investigação está focado numa escola pública municipal localizada no distrito de Cucaú, cidade do Rio Formoso, Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Para tanto, envolveram-se os pais dos alunos¸ através da aplicação de inquéritos por entrevista como instrumento de levantamento dos dados. Assim sendo, a pesquisa com uma abordagem qualitativa, sem excluir a abordagem quantitativa. Como resultado verifica-se que, além das limitações entre família e escola há um desencontro entre as instituições. Destaca-se o fato de que os pais não conseguem aceitar as mudanças sofridas na educação ao longo do tempo, mantendo as suas representações sociais de infância e juventude. Do estudo sobressai a importância da gestão democrática na escola, bem como de uma filosofia de respeito, união, participação e trabalho coletivo. Como subsídios de contribuição o estudo sugere uma formação de suporte para escola direcionada ao aprofundamento da investigação sobre a relação escola e família.
id RCAP_7355401406b833951a97cdc632607667
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantesMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCATIONESCOLASPAISREPRESENTAÇÕES SOCIAISFAMÍLIAENSINOAPRENDIZAGEMSCHOOLSPARENTSSOCIAL REPRESENTATIONSFAMILYTEACHINGLEARNINGO estudo apresenta como problema de pesquisa, analisar as representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos alunos do primeiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental, como forma de contribuição para a melhoria do ensino e aprendizagem e da relação entre família e escola. O universo desta investigação está focado numa escola pública municipal localizada no distrito de Cucaú, cidade do Rio Formoso, Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Para tanto, envolveram-se os pais dos alunos¸ através da aplicação de inquéritos por entrevista como instrumento de levantamento dos dados. Assim sendo, a pesquisa com uma abordagem qualitativa, sem excluir a abordagem quantitativa. Como resultado verifica-se que, além das limitações entre família e escola há um desencontro entre as instituições. Destaca-se o fato de que os pais não conseguem aceitar as mudanças sofridas na educação ao longo do tempo, mantendo as suas representações sociais de infância e juventude. Do estudo sobressai a importância da gestão democrática na escola, bem como de uma filosofia de respeito, união, participação e trabalho coletivo. Como subsídios de contribuição o estudo sugere uma formação de suporte para escola direcionada ao aprofundamento da investigação sobre a relação escola e família.The following study seeks to investigate the social representations of the family and school. The controlled variables are the parents of the students of first grade of the first cycle of elementary education level.The main goal is to improve the learning process for students and relationship between parents the school system.The setting chosen for the study is a public school localized in the district of Cucau, within the city of Rio Formoso of Pernambuco, a northern state of Brazil.The methods involved a randomized system to choose the parents for the research study, followed by a quantitative analyses of the date collected.Upon analyses we could determine that there are limitations in the current approach to associate the school system and the parents.We would also like to highlight the following findings; parents are unable to adapt to the changes encountered during their long-term education time,and this is reflected in their sociocultural profile during childhood and adolescente.The research study also proved the importance of a new democratic structure within schools, reflected in the standards of respect,union fellowship,and collective group work among students.Based on the discussed findings,we suggest an improvement to the current system to strengthen the school system in relation to the involvement and unification of the family within the academic setting.2015-11-20T13:51:52Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6716TID:201393689porLins, Kátia Maria Alves Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:49.615526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes
title Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes
spellingShingle Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes
Lins, Kátia Maria Alves Maia
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
ESCOLAS
PAIS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
FAMÍLIA
ENSINO
APRENDIZAGEM
SCHOOLS
PARENTS
SOCIAL REPRESENTATIONS
FAMILY
TEACHING
LEARNING
title_short Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes
title_full Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes
title_fullStr Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes
title_full_unstemmed Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes
title_sort Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes
author Lins, Kátia Maria Alves Maia
author_facet Lins, Kátia Maria Alves Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Kátia Maria Alves Maia
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
ESCOLAS
PAIS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
FAMÍLIA
ENSINO
APRENDIZAGEM
SCHOOLS
PARENTS
SOCIAL REPRESENTATIONS
FAMILY
TEACHING
LEARNING
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
ESCOLAS
PAIS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
FAMÍLIA
ENSINO
APRENDIZAGEM
SCHOOLS
PARENTS
SOCIAL REPRESENTATIONS
FAMILY
TEACHING
LEARNING
description O estudo apresenta como problema de pesquisa, analisar as representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos alunos do primeiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental, como forma de contribuição para a melhoria do ensino e aprendizagem e da relação entre família e escola. O universo desta investigação está focado numa escola pública municipal localizada no distrito de Cucaú, cidade do Rio Formoso, Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Para tanto, envolveram-se os pais dos alunos¸ através da aplicação de inquéritos por entrevista como instrumento de levantamento dos dados. Assim sendo, a pesquisa com uma abordagem qualitativa, sem excluir a abordagem quantitativa. Como resultado verifica-se que, além das limitações entre família e escola há um desencontro entre as instituições. Destaca-se o fato de que os pais não conseguem aceitar as mudanças sofridas na educação ao longo do tempo, mantendo as suas representações sociais de infância e juventude. Do estudo sobressai a importância da gestão democrática na escola, bem como de uma filosofia de respeito, união, participação e trabalho coletivo. Como subsídios de contribuição o estudo sugere uma formação de suporte para escola direcionada ao aprofundamento da investigação sobre a relação escola e família.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-20T13:51:52Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6716
TID:201393689
url http://hdl.handle.net/10437/6716
identifier_str_mv TID:201393689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131225383763968