Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Inês
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23791
Resumo: Nos primeiros anos da viragem para o século XXI e num contexto dominado pelo paradigma digital e pelo overload informacional, em que importa saber gerir a informação de uma forma eficaz, reflete-se sobre a experiência de coordenação de um curso superior politécnico que, em 2001, em Portugal, foi um dos primeiros a fornecer formação superior e de raiz na área da Ciência da Informação. Trata-se do relato da experiência de Coordenação da licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do instituto Politécnico do Porto, no período que abrange o segundo ano lectivo de funcionamento do curso, em 2002-03, até ao ano lectivo de 2008-09. Será de relevo o período de adequação da licenciatura bietápica a licenciatura, no âmbito do Processo de Bolonha e as alterações daí decorrentes que marcaram uma viragem na conceção do ensino-aprendizagem, conferindo um papel de destaque aos estudantes, protagonistas das suas aprendizagens e encarando os docentes como mediadores desse mesmo processo. Os diplomados de CTDI, com uma formação teórico-prática sólida e ancorada em metodologias e situações pedagógicas diversificadas e próximas da realidade profissional, provam que estão à altura dos novos desafios da sociedade da Informação.
id RCAP_7355ec1766226e8195118a5e3b26aceb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23791
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de InformaçãoOverloadInformaçãoProfissionalDesafiosNos primeiros anos da viragem para o século XXI e num contexto dominado pelo paradigma digital e pelo overload informacional, em que importa saber gerir a informação de uma forma eficaz, reflete-se sobre a experiência de coordenação de um curso superior politécnico que, em 2001, em Portugal, foi um dos primeiros a fornecer formação superior e de raiz na área da Ciência da Informação. Trata-se do relato da experiência de Coordenação da licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do instituto Politécnico do Porto, no período que abrange o segundo ano lectivo de funcionamento do curso, em 2002-03, até ao ano lectivo de 2008-09. Será de relevo o período de adequação da licenciatura bietápica a licenciatura, no âmbito do Processo de Bolonha e as alterações daí decorrentes que marcaram uma viragem na conceção do ensino-aprendizagem, conferindo um papel de destaque aos estudantes, protagonistas das suas aprendizagens e encarando os docentes como mediadores desse mesmo processo. Os diplomados de CTDI, com uma formação teórico-prática sólida e ancorada em metodologias e situações pedagógicas diversificadas e próximas da realidade profissional, provam que estão à altura dos novos desafios da sociedade da Informação.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBraga, Inês2023-10-27T07:49:09Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:13.815679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
title Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
spellingShingle Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
Braga, Inês
Overload
Informação
Profissional
Desafios
title_short Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
title_full Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
title_fullStr Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
title_full_unstemmed Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
title_sort Uma licenciatura adequada a Bolonha e aos desafios da Sociedade de Informação
author Braga, Inês
author_facet Braga, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Overload
Informação
Profissional
Desafios
topic Overload
Informação
Profissional
Desafios
description Nos primeiros anos da viragem para o século XXI e num contexto dominado pelo paradigma digital e pelo overload informacional, em que importa saber gerir a informação de uma forma eficaz, reflete-se sobre a experiência de coordenação de um curso superior politécnico que, em 2001, em Portugal, foi um dos primeiros a fornecer formação superior e de raiz na área da Ciência da Informação. Trata-se do relato da experiência de Coordenação da licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do instituto Politécnico do Porto, no período que abrange o segundo ano lectivo de funcionamento do curso, em 2002-03, até ao ano lectivo de 2008-09. Será de relevo o período de adequação da licenciatura bietápica a licenciatura, no âmbito do Processo de Bolonha e as alterações daí decorrentes que marcaram uma viragem na conceção do ensino-aprendizagem, conferindo um papel de destaque aos estudantes, protagonistas das suas aprendizagens e encarando os docentes como mediadores desse mesmo processo. Os diplomados de CTDI, com uma formação teórico-prática sólida e ancorada em metodologias e situações pedagógicas diversificadas e próximas da realidade profissional, provam que estão à altura dos novos desafios da sociedade da Informação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2023-10-27T07:49:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23791
url http://hdl.handle.net/10400.22/23791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134144553287680