Metodologia para a avaliação de impactes das perturbações antrópicas no solo e vegetação adjacente ao trilho do Pico da Vara
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23434 |
Resumo: | As Áreas Protegidas dos Açores são áreas de grande valor ecológico, onde os percursos pedestres são a principal infraestrutura existente para a prática de atividades recreativas. Nesta dissertação foi possível testar uma nova metodologia de avaliação de impactes, no percurso pedestre PRC7SMI. Um estudo adicional sobre o perfil dos pedestrianistas foi concebido com o intuito de apresentar propostas de gestão que visam a melhoria da qualidade da experiência do visitante, com base na entrada destas novas informações e avanços científicos. A metodologia revela-se eficiente, embora seja necessário o recurso a mais pontos de amostragem, para um programa eficaz de gestão de recursos naturais que procura a conciliação entre a conservação e a valorização dos recursos e a satisfação dos visitantes, para prevenir consequências nefastas ao serem submetidos a uma carga elevada de pedestrianistas que realizam o percurso em causa; Abstract: The Protected Areas of the Azores have a very important ecological value where the pedestrian trails are the principal existing infrastructure for practice recreational activities. In this thesis was possible to test a new methodology to evaluate the impacts on pedestrian trail PR7SMI - ‘Algarvia – Pico da Vara’. An additional study regarding visitors' profiles was conceived aiming to present management proposals that can improve the quality of the experience of the visitors', based on the inputs of this new information and scientific advances. This methodology revels efficient, despite being necessary more sampling points, in order to create an effective program of natural resources management, which aims to reconcile the conservation and enhancement of resources, and the visitors' satisfaction as part of preventing hard consequences when subjected to a high number of individuals on the route in question. |
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