Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15081
Resumo: A presente dissertação procurou investigar a relação existente entre as variáveis do suporte social percebido e a adaptação ao Ensino Superior numa amostra de 150 estudantes, pertencentes ao segundo e terceiro anos de várias licenciaturas da Universidade de Évora. Para tal recorreu-se à aplicação do Questionário de Suporte Social, na sua versão Portuguesa (SSQ6; 2002) e do Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-r; 1999). Verificou-se a existência de algumas correlações significativas entre as variáveis da perceção do suporte social e as dimensões da Adaptação. Foi, também, possível verificar que existem diferenças de perceção de suporte social e de adaptação face às variáveis género e ano frequentado. Na variável local de residência, não foi possível verificar diferenças significativas; ABSTRACT:The present dissertation aimed to investigate the relation that exists between the variables of social support perceived and the adaptation to Higher Education with a sample of 150 students that were attending the 2nd and the 3rd year of different Graduate Degree courses at the University of Évora. To accomplish this task, the Portuguese version of the Social Support Questionnaire was used (SSQ6; 2002), as well as the reduced version of the Questionnaire of Academic Performance (QVA-r; 1999). In was found that there are some significant correlations between the variables of the perception of social support and the dimensions of Adaptation. It was also possible to verify that there are differences of perception of social support and adaption in what concerns the variables of gender and school year that the students were attending. Regarding the variable that refers to the place of residence, it wasn´t possible to see significant differences.
id RCAP_7360a13cc17209070194ffee4fd8cb15
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superiorPerceção do suporte socialAdaptaçãoEnsino superiorPerception of social supportAdaptionHigher educationA presente dissertação procurou investigar a relação existente entre as variáveis do suporte social percebido e a adaptação ao Ensino Superior numa amostra de 150 estudantes, pertencentes ao segundo e terceiro anos de várias licenciaturas da Universidade de Évora. Para tal recorreu-se à aplicação do Questionário de Suporte Social, na sua versão Portuguesa (SSQ6; 2002) e do Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-r; 1999). Verificou-se a existência de algumas correlações significativas entre as variáveis da perceção do suporte social e as dimensões da Adaptação. Foi, também, possível verificar que existem diferenças de perceção de suporte social e de adaptação face às variáveis género e ano frequentado. Na variável local de residência, não foi possível verificar diferenças significativas; ABSTRACT:The present dissertation aimed to investigate the relation that exists between the variables of social support perceived and the adaptation to Higher Education with a sample of 150 students that were attending the 2nd and the 3rd year of different Graduate Degree courses at the University of Évora. To accomplish this task, the Portuguese version of the Social Support Questionnaire was used (SSQ6; 2002), as well as the reduced version of the Questionnaire of Academic Performance (QVA-r; 1999). In was found that there are some significant correlations between the variables of the perception of social support and the dimensions of Adaptation. It was also possible to verify that there are differences of perception of social support and adaption in what concerns the variables of gender and school year that the students were attending. Regarding the variable that refers to the place of residence, it wasn´t possible to see significant differences.Universidade de Évora2015-09-01T09:23:17Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15081http://hdl.handle.net/10174/15081porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt684Sítima, Helena Isabel Figueira Corchadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:36.642550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
title Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
spellingShingle Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado
Perceção do suporte social
Adaptação
Ensino superior
Perception of social support
Adaption
Higher education
title_short Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
title_full Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
title_fullStr Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
title_full_unstemmed Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
title_sort Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
author Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado
author_facet Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção do suporte social
Adaptação
Ensino superior
Perception of social support
Adaption
Higher education
topic Perceção do suporte social
Adaptação
Ensino superior
Perception of social support
Adaption
Higher education
description A presente dissertação procurou investigar a relação existente entre as variáveis do suporte social percebido e a adaptação ao Ensino Superior numa amostra de 150 estudantes, pertencentes ao segundo e terceiro anos de várias licenciaturas da Universidade de Évora. Para tal recorreu-se à aplicação do Questionário de Suporte Social, na sua versão Portuguesa (SSQ6; 2002) e do Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-r; 1999). Verificou-se a existência de algumas correlações significativas entre as variáveis da perceção do suporte social e as dimensões da Adaptação. Foi, também, possível verificar que existem diferenças de perceção de suporte social e de adaptação face às variáveis género e ano frequentado. Na variável local de residência, não foi possível verificar diferenças significativas; ABSTRACT:The present dissertation aimed to investigate the relation that exists between the variables of social support perceived and the adaptation to Higher Education with a sample of 150 students that were attending the 2nd and the 3rd year of different Graduate Degree courses at the University of Évora. To accomplish this task, the Portuguese version of the Social Support Questionnaire was used (SSQ6; 2002), as well as the reduced version of the Questionnaire of Academic Performance (QVA-r; 1999). In was found that there are some significant correlations between the variables of the perception of social support and the dimensions of Adaptation. It was also possible to verify that there are differences of perception of social support and adaption in what concerns the variables of gender and school year that the students were attending. Regarding the variable that refers to the place of residence, it wasn´t possible to see significant differences.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:23:17Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15081
http://hdl.handle.net/10174/15081
url http://hdl.handle.net/10174/15081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560380116992