Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15081 |
Resumo: | A presente dissertação procurou investigar a relação existente entre as variáveis do suporte social percebido e a adaptação ao Ensino Superior numa amostra de 150 estudantes, pertencentes ao segundo e terceiro anos de várias licenciaturas da Universidade de Évora. Para tal recorreu-se à aplicação do Questionário de Suporte Social, na sua versão Portuguesa (SSQ6; 2002) e do Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-r; 1999). Verificou-se a existência de algumas correlações significativas entre as variáveis da perceção do suporte social e as dimensões da Adaptação. Foi, também, possível verificar que existem diferenças de perceção de suporte social e de adaptação face às variáveis género e ano frequentado. Na variável local de residência, não foi possível verificar diferenças significativas; ABSTRACT:The present dissertation aimed to investigate the relation that exists between the variables of social support perceived and the adaptation to Higher Education with a sample of 150 students that were attending the 2nd and the 3rd year of different Graduate Degree courses at the University of Évora. To accomplish this task, the Portuguese version of the Social Support Questionnaire was used (SSQ6; 2002), as well as the reduced version of the Questionnaire of Academic Performance (QVA-r; 1999). In was found that there are some significant correlations between the variables of the perception of social support and the dimensions of Adaptation. It was also possible to verify that there are differences of perception of social support and adaption in what concerns the variables of gender and school year that the students were attending. Regarding the variable that refers to the place of residence, it wasn´t possible to see significant differences. |
id |
RCAP_7360a13cc17209070194ffee4fd8cb15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superiorPerceção do suporte socialAdaptaçãoEnsino superiorPerception of social supportAdaptionHigher educationA presente dissertação procurou investigar a relação existente entre as variáveis do suporte social percebido e a adaptação ao Ensino Superior numa amostra de 150 estudantes, pertencentes ao segundo e terceiro anos de várias licenciaturas da Universidade de Évora. Para tal recorreu-se à aplicação do Questionário de Suporte Social, na sua versão Portuguesa (SSQ6; 2002) e do Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-r; 1999). Verificou-se a existência de algumas correlações significativas entre as variáveis da perceção do suporte social e as dimensões da Adaptação. Foi, também, possível verificar que existem diferenças de perceção de suporte social e de adaptação face às variáveis género e ano frequentado. Na variável local de residência, não foi possível verificar diferenças significativas; ABSTRACT:The present dissertation aimed to investigate the relation that exists between the variables of social support perceived and the adaptation to Higher Education with a sample of 150 students that were attending the 2nd and the 3rd year of different Graduate Degree courses at the University of Évora. To accomplish this task, the Portuguese version of the Social Support Questionnaire was used (SSQ6; 2002), as well as the reduced version of the Questionnaire of Academic Performance (QVA-r; 1999). In was found that there are some significant correlations between the variables of the perception of social support and the dimensions of Adaptation. It was also possible to verify that there are differences of perception of social support and adaption in what concerns the variables of gender and school year that the students were attending. Regarding the variable that refers to the place of residence, it wasn´t possible to see significant differences.Universidade de Évora2015-09-01T09:23:17Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15081http://hdl.handle.net/10174/15081porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt684Sítima, Helena Isabel Figueira Corchadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:36.642550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior |
title |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior |
spellingShingle |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado Perceção do suporte social Adaptação Ensino superior Perception of social support Adaption Higher education |
title_short |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior |
title_full |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior |
title_fullStr |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior |
title_full_unstemmed |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior |
title_sort |
Perceção do suporte social e adaptação dos estudantes ao ensino superior |
author |
Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado |
author_facet |
Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sítima, Helena Isabel Figueira Corchado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perceção do suporte social Adaptação Ensino superior Perception of social support Adaption Higher education |
topic |
Perceção do suporte social Adaptação Ensino superior Perception of social support Adaption Higher education |
description |
A presente dissertação procurou investigar a relação existente entre as variáveis do suporte social percebido e a adaptação ao Ensino Superior numa amostra de 150 estudantes, pertencentes ao segundo e terceiro anos de várias licenciaturas da Universidade de Évora. Para tal recorreu-se à aplicação do Questionário de Suporte Social, na sua versão Portuguesa (SSQ6; 2002) e do Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-r; 1999). Verificou-se a existência de algumas correlações significativas entre as variáveis da perceção do suporte social e as dimensões da Adaptação. Foi, também, possível verificar que existem diferenças de perceção de suporte social e de adaptação face às variáveis género e ano frequentado. Na variável local de residência, não foi possível verificar diferenças significativas; ABSTRACT:The present dissertation aimed to investigate the relation that exists between the variables of social support perceived and the adaptation to Higher Education with a sample of 150 students that were attending the 2nd and the 3rd year of different Graduate Degree courses at the University of Évora. To accomplish this task, the Portuguese version of the Social Support Questionnaire was used (SSQ6; 2002), as well as the reduced version of the Questionnaire of Academic Performance (QVA-r; 1999). In was found that there are some significant correlations between the variables of the perception of social support and the dimensions of Adaptation. It was also possible to verify that there are differences of perception of social support and adaption in what concerns the variables of gender and school year that the students were attending. Regarding the variable that refers to the place of residence, it wasn´t possible to see significant differences. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:23:17Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15081 http://hdl.handle.net/10174/15081 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia teses@bib.uevora.pt 684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136560380116992 |