A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Carlos Manuel Magalhães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77161
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_736feb7c78d60d86a7b48b9099544f72
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de LousadaProgramming and Mobile Robotics in the development of the 21st century skills: a study in a school of the 1st Cycle of Basic Education of the municipality of Lousada1.º CicloCompetências para o século XXIPensamento computacionalProgramaçãoRobótica1st CycleSkills 21st century skillsComputational thinkingProgrammingRoboticsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Cada vez mais as aprendizagens devem ser significativas e contextualizadas, levando os alunos a desenvolver competências multidisciplinares, sempre com reforço das suas capacidades. A Programação e a Robótica (PR), no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), pretendem contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos alunos relacionadas com o pensamento computacional e a literacia digital, fomentando as competências transversais ao currículo. Com a PR nas aulas do 1.º CEB podem ser desenvolvidas competências para o séc. XXI. Essas competências transpõem-se para outras áreas do saber e, consequentemente para o dia-a-dia do aluno, incentivando a uma cidadania ativa, crítica e responsável. Este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: Qual a importância da aprendizagem da programação e da robótica móvel, em alunos do 4.º ano, do 1.º Ciclo, no desenvolvimento de competências para o séc. XXI? Para responder a esta questão formularam-se os seguintes objetivos específicos: •Conhecer as competências para o século XXI. •Identificar as competências para o século XXI envolvidas na aprendizagem da programação e da robótica móvel em alunos do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Concelho de Lousada. •Analisar como o desenvolvimento das competências para o século XXI influenciam a aprendizagem dos alunos nas diferentes disciplinas. O estudo realizado foi de índole qualitativo, inserindo-se num paradigma interpretativo. Foram usados, como métodos e técnicas de recolha de dados, a observação direta das aulas de PR a um grupo de alunos do 4.º ano e o inquérito por questionário ao professor que lecionou estas aulas, bem como o inquérito por entrevista coletiva do tipo focus group aos professores das turmas. Os dados, recolhidos neste estudo, permitem concluir que a PR deve iniciar-se no 3.º ano e ter continuidade nos anos subsequentes, não sob a forma de uma disciplina, mas integrada nas diferentes disciplinas. O uso de robôs de uma forma lúdica e educativa poderá levar a que os alunos com mais dificuldades se sintam mais motivados despertando assim o seu interesse por aprender tal como aconteceu numa turma onde decorreu o projeto PR1C e, assim, possam ser mais participativos criativos/autónomos nas aulas e na aprendizagem, favorecendo o sucesso educativo.More and more the learning should be meaningful and contextualized, leading students to develop multidisciplinary skills, always with reinforcement of their abilities. Programming and Robotics (PR), in the 1st cycle of Basic Education, intend to contribute to the development of children’s abilities related to computational thinking and digital literacy, promoting the transversal skills of the school curriculum. With PR, in the 1st cycle of Basic Education classes, skills for the 21st century can be developed. These skills transpose to other knowledge areas, and, consequently to the student’s daily routine, encouraging active, critical, and responsible citizenship. This study was based on the following research question: What is the importance of learning programming and mobile robotics, in 4th grade students of the 1st cycle of Basic Education, in the development of skills for the 21st century? To answer this question the following specific objectives were formulated: •To Know the skills for the 21st century. •To Identify the skills for the 21st century, involved in learning Programming and Mobile Robotics in 4th year students of the 1st cycle of Basic Education of the municipality of Lousada. •To Analyze how the development of the skills for the 21st century influence the students’ learning in different subjects. The study carried out was of qualitative nature, inserting itself in an interpretative paradigm. The methods and techniques of data collection used were the direct observation of the PR classes to a group of 4th grade students and a questionnaire to the teacher who taught these classes, as well as, an inquiry by collective interview of the focus group type to the class teachers. The data collected in this study allow us to conclude that PR must start in the 3rd year and be continued in the subsequent years, not in the form of a subject, but integrated in the different subjects. The use of robots in a playful and educational way can make students with difficulties feel more motivated and awaken the interest in learning, as it happened in the class where the PR1C project took place and, by that way, they can be more creative, participative/autonomous in classes and in the learning, favoring the educational success.Lencastre, José AlbertoUniversidade do MinhoMatias, Carlos Manuel Magalhães20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77161por202942490info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:44.505759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada
Programming and Mobile Robotics in the development of the 21st century skills: a study in a school of the 1st Cycle of Basic Education of the municipality of Lousada
title A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada
spellingShingle A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada
Matias, Carlos Manuel Magalhães
1.º Ciclo
Competências para o século XXI
Pensamento computacional
Programação
Robótica
1st Cycle
Skills 21st century skills
Computational thinking
Programming
Robotics
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada
title_full A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada
title_fullStr A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada
title_full_unstemmed A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada
title_sort A Programação e a Robótica Móvel no desenvolvimento de competências para o século XXI: um estudo numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Lousada
author Matias, Carlos Manuel Magalhães
author_facet Matias, Carlos Manuel Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lencastre, José Alberto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Carlos Manuel Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo
Competências para o século XXI
Pensamento computacional
Programação
Robótica
1st Cycle
Skills 21st century skills
Computational thinking
Programming
Robotics
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1.º Ciclo
Competências para o século XXI
Pensamento computacional
Programação
Robótica
1st Cycle
Skills 21st century skills
Computational thinking
Programming
Robotics
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/77161
url http://hdl.handle.net/1822/77161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202942490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132537198477312