Estudo do comportamento do motor de indução trifásico sujeito a perturbações na qualidade da energia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/177 |
Resumo: | Vivemos actualmente numa sociedade cuja eficiência é contabilizada ao pormenor. Assim sendo a falta de eficiência das máquinas associadas aos mais diversos processos da industria traduzem-se num prejuízo cada vez mais contabilizado pelos industriais conscientes. Sendo os motores de indução um dos tipos de máquinas mais usados na industria tornasse importante conhecer como estes reagem aos mais diversos tipos de perturbações na energia eléctrica. O presente trabalhos consistiu no desenvolvimento de um modelo teórico para simulação de perturbações de energia eléctrica, e validá-lo com ensaios laboratoriais sempre que possível. Para tal recorreu-se ao programa de simulação de transitórios electromagnéticos EMTP/ATP (Electromagnetic Transient Program) recorrendo ainda ao processador gráfico associado ATPdraw. Sobre o modelo desenvolvido pode-se facilmente implementar as mais diversas perturbações através da configuração da alimentação de energia. As perturbações a simular consistiram em variações de frequência, sobretensões, variação de tensão, desequilíbrios de tensão e harmónicos. Para cada um dos casos simulados apresenta-se as formas de onda da tensão e da corrente de alimentação bem como do binário, velocidade de rotação do motor e rendimento. |
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Estudo do comportamento do motor de indução trifásico sujeito a perturbações na qualidade da energiaMotor assíncronoPerturbações de energia eléctricaQualidade da energia eléctricaATP/EMTPVivemos actualmente numa sociedade cuja eficiência é contabilizada ao pormenor. Assim sendo a falta de eficiência das máquinas associadas aos mais diversos processos da industria traduzem-se num prejuízo cada vez mais contabilizado pelos industriais conscientes. Sendo os motores de indução um dos tipos de máquinas mais usados na industria tornasse importante conhecer como estes reagem aos mais diversos tipos de perturbações na energia eléctrica. O presente trabalhos consistiu no desenvolvimento de um modelo teórico para simulação de perturbações de energia eléctrica, e validá-lo com ensaios laboratoriais sempre que possível. Para tal recorreu-se ao programa de simulação de transitórios electromagnéticos EMTP/ATP (Electromagnetic Transient Program) recorrendo ainda ao processador gráfico associado ATPdraw. Sobre o modelo desenvolvido pode-se facilmente implementar as mais diversas perturbações através da configuração da alimentação de energia. As perturbações a simular consistiram em variações de frequência, sobretensões, variação de tensão, desequilíbrios de tensão e harmónicos. Para cada um dos casos simulados apresenta-se as formas de onda da tensão e da corrente de alimentação bem como do binário, velocidade de rotação do motor e rendimento.Today we live in a society whose efficiency is accounted in detail. Thus the lack machines efficiency of linked to the most diverse industry processes result in an injury increasingly accounted for industrials conscious. Since the induction motors are the most used machines in industry it becomes important to know how they react to many different types of disturbances in electricity. This work consists in a theoretical development model for disturbances simulation on energy, and it is validated with laboratory tests whenever possible. For this appealed to the ATP draw program, which combines the capability of handling graphics processor with its transient electromagnetic motor called EMTP. Several disturbances type can be easily implemented, over the developed model, changing the power supply configuration. The disturbances consist in the frequency variations, over voltages, voltage variations, voltage instability and harmonics. For each simulated case it is presented itself simulated ways to wave the voltage and current of power and torque, speed of the engine output and income.2010-08-18T15:25:20Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/177porGonçalves, José António Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:38.389627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Vivemos actualmente numa sociedade cuja eficiência é contabilizada ao pormenor. Assim sendo a falta de eficiência das máquinas associadas aos mais diversos processos da industria traduzem-se num prejuízo cada vez mais contabilizado pelos industriais conscientes. Sendo os motores de indução um dos tipos de máquinas mais usados na industria tornasse importante conhecer como estes reagem aos mais diversos tipos de perturbações na energia eléctrica. O presente trabalhos consistiu no desenvolvimento de um modelo teórico para simulação de perturbações de energia eléctrica, e validá-lo com ensaios laboratoriais sempre que possível. Para tal recorreu-se ao programa de simulação de transitórios electromagnéticos EMTP/ATP (Electromagnetic Transient Program) recorrendo ainda ao processador gráfico associado ATPdraw. Sobre o modelo desenvolvido pode-se facilmente implementar as mais diversas perturbações através da configuração da alimentação de energia. As perturbações a simular consistiram em variações de frequência, sobretensões, variação de tensão, desequilíbrios de tensão e harmónicos. Para cada um dos casos simulados apresenta-se as formas de onda da tensão e da corrente de alimentação bem como do binário, velocidade de rotação do motor e rendimento. |
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