Relação entre a dimensão do auditor e qualidade de auditoria e os efeitos da crise de 2008 na qualidade da auditoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, João Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6437
Resumo: São vários os estudos sobre a qualidade da auditoria, relacionando-a com variadíssimos fatores. Pegando na qualidade da auditoria, o objetivo deste estudo é investigar se a dimensão de uma empresa de auditoria está correlacionada com a qualidade da auditoria, bem como relacionar a qualidade da auditoria com a crise de 2008, visto não haver nenhum estudo em Portugal desta mesma natureza. A amostra usada foi baseada no PSI, entre os anos de 2005 e 2010, para comparar 3 anos antes da crise e 3 anos depois da crise. Foram realizados testes empíricos, sendo que, a qualidade de auditoria foi medida através da amplitude dos accruals discricionários. Os resultados encontrados mostram que a dimensão da empresa de auditoria está significativamente correlacionada com a qualidade da auditoria na medida em que, quanto maior for a empresa de auditoria, melhor será a qualidade de auditoria apresentada. Por último, relativamente à crise financeira de 2008, os resultados evidenciam uma diminuição da qualidade da auditoria. No entanto, apesar da qualidade de auditoria decrescer depois da crise, continuamos a verificar uma relação positiva entre a dimensão da empresa de auditoria e a qualidade de auditoria. As nossas conclusões apoiam a perspetiva de que as grandes empresas de auditoria oferecem um serviço de melhor qualidade, face às empresas de auditoria mais pequenas, independentemente de ser antes ou depois da crise.
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