Desenvolvimento morfossintático em crianças com quatro anos de idade : 4;00-4;05

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Joana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14780
Resumo: A morfossintaxe constitui uma das áreas da linguagem que estuda a organização das palavras na frase, bem como a estrutura interna de cada palavra. Em termos de estudos de desenvolvimento, há poucos valores de referência para o Português Europeu, pelo que foi desenvolvido este projeto, que envolve a análise de discurso espontâneo de crianças com 4 anos. O objetivo principal é a caracterização morfossintática do discurso de crianças dentro da faixa-etária de 4;00 a 4;05 anos de idade. Pretende-se também verificar se o género das crianças e a escolaridade dos pais influencia os resultados. Os discursos analisados pertenceram a um corpus linguístico anteriormente recolhido, sendo a amostra utilizada na presente dissertação de 29 crianças. O discurso das crianças foi transcrito para o programa ELAN (EUDICO Linguistic Annotator; www.lat-mpi.eu/tools/elan) e posteriormente analisado. Os resultados obtidos revelaram que as crianças, dentro desta faixa-etária, já têm um discurso em que utilizam todas as classes gramaticais, havendo uma preferência pela utilização de verbos, não havendo diferença entre os discursos das crianças do género feminino e as do género masculino. É na concordância verbal que mais erros se verificam, e mais precisamente relativamente à conjugação de verbos em pessoa. Com esta investigação foi possível concluir que as crianças da faixa-etária estudada têm um discurso com características morfossintáticas já bastante próximas do discurso dos adultos, havendo apenas ainda algumas características mais complexas e de aquisição tardia que se encontram ainda em fase de estabilização
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spelling Desenvolvimento morfossintático em crianças com quatro anos de idade : 4;00-4;05Linguagem da criançaMorfossintaxeDiscurso espontâneoChildren languageMorphosyntaxSpontaneous speechDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA morfossintaxe constitui uma das áreas da linguagem que estuda a organização das palavras na frase, bem como a estrutura interna de cada palavra. Em termos de estudos de desenvolvimento, há poucos valores de referência para o Português Europeu, pelo que foi desenvolvido este projeto, que envolve a análise de discurso espontâneo de crianças com 4 anos. O objetivo principal é a caracterização morfossintática do discurso de crianças dentro da faixa-etária de 4;00 a 4;05 anos de idade. Pretende-se também verificar se o género das crianças e a escolaridade dos pais influencia os resultados. Os discursos analisados pertenceram a um corpus linguístico anteriormente recolhido, sendo a amostra utilizada na presente dissertação de 29 crianças. O discurso das crianças foi transcrito para o programa ELAN (EUDICO Linguistic Annotator; www.lat-mpi.eu/tools/elan) e posteriormente analisado. Os resultados obtidos revelaram que as crianças, dentro desta faixa-etária, já têm um discurso em que utilizam todas as classes gramaticais, havendo uma preferência pela utilização de verbos, não havendo diferença entre os discursos das crianças do género feminino e as do género masculino. É na concordância verbal que mais erros se verificam, e mais precisamente relativamente à conjugação de verbos em pessoa. Com esta investigação foi possível concluir que as crianças da faixa-etária estudada têm um discurso com características morfossintáticas já bastante próximas do discurso dos adultos, havendo apenas ainda algumas características mais complexas e de aquisição tardia que se encontram ainda em fase de estabilizaçãoThe morphosyntax is one of the areas of language which studies the organization of words in the sentence as well as the internal structure of each word. In terms of development studies, there are few benchmarks for European Portuguese, which was developed by this project, which involves the analysis of spontaneous speech of children aged 4 years . The main objective is the morphosyntactic characterization of the speech of children within the age group of 4 , 00-4 ; 05 years of age . Another aim is to verify whether the gender of the children and the parents' education influences the results. The speeches analyzed previously belonged to a linguistic corpus collected, the sample used in this dissertation 29 children. The speech of children was transcribed for ELAN (EUDICO Linguistic Annotator; www.lat-mpi.eu/tools/elan) program and subsequently analyzed. The results revealed that children within this age group already have a speech using all parts of speech, with a preference for the use of verbs, with no difference between the discourses of children were female and male gender. It is the verbal agreement that more errors occur, and more precisely in relation to the verb conjugation in person. This investigation was concluded that children of age group studied have a discourse with morphosyntactic features already quite close to the speech of adults , with only a few still more complex and late acquisition features that are still in the stabilization phase .Santos, Maria EmíliaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaValente, Joana2014-07-10T10:32:58Z2014-05-3020132014-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14780TID:201679434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:00.702643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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