Análise do mercado de veículos elétricos e propostas para o melhorar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Carlos Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15616
Resumo: O primeiro veículo elétrico (VE) foi construído há quase 200 anos, em 1834. Todavia, só em 2010 a sua utilização passou a ser significativa, devido às crescentes preocupações ambientais. Os governos de vários países propuseram medidas para reduzir a emissão dos gases de efeito de estufa (nomeadamente, o CO2). Entre estas medidas, estão os apoios governamentais para a utilização de VE. No entanto, estes veículos continuam afastados das primeiras escolhas dos consumidores, devido às desvantagens que lhes estão associadas. Entre estas contam-se o tempo de carregamento das baterias, os diversos tipos de baterias, entre outros. Neste trabalho analisou-se o mercado automóvel atual em Portugal, na Europa e no Mundo, focando essencialmente os VE. O estudo do mercado automóvel permitiu concluir que a compra/venda de VE está a aumentar exponencialmente a nível global. Fez-se uma análise comparativa destes veículos com os veículos a combustível fóssil (VMCI), híbridos (HEV) e de célula de combustível (FCV) em termos de: preço, autonomia, emissões de gases de estufa, etc. Este estudo comparativo mostra que os VE juntamente com os FCV emitem zero gases de estufa, no entanto, a aquisição de um VE é muito mais económica que a de um FCV. A grande desvantagem dos VE é a baixa autonomia da bateria. No final apresenta-se uma análise SWOT - Strengths (Forças) - Weaknesses (Fraquezas) - Opportunities (Oportunidades) - Threats (Ameaças) para a viabilidade da implementação de novas infraestruturas para o reabastecimento de veículos elétricos, nomeadamente, um sistema de troca de baterias elétricas, no mercado português. Esta análise permitiu concluir que, apesar do elevado investimento inicial, a implementação de um sistema de troca de baterias é economicamente viável. Todavia, só é possível com a cooperação dos fabricantes de VE, para assegurar a compatibilidade de baterias entre modelos, e com o apoio financeiro do governo. O ambiente agradece.
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