Análise do mercado de veículos elétricos e propostas para o melhorar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15616 |
Resumo: | O primeiro veículo elétrico (VE) foi construído há quase 200 anos, em 1834. Todavia, só em 2010 a sua utilização passou a ser significativa, devido às crescentes preocupações ambientais. Os governos de vários países propuseram medidas para reduzir a emissão dos gases de efeito de estufa (nomeadamente, o CO2). Entre estas medidas, estão os apoios governamentais para a utilização de VE. No entanto, estes veículos continuam afastados das primeiras escolhas dos consumidores, devido às desvantagens que lhes estão associadas. Entre estas contam-se o tempo de carregamento das baterias, os diversos tipos de baterias, entre outros. Neste trabalho analisou-se o mercado automóvel atual em Portugal, na Europa e no Mundo, focando essencialmente os VE. O estudo do mercado automóvel permitiu concluir que a compra/venda de VE está a aumentar exponencialmente a nível global. Fez-se uma análise comparativa destes veículos com os veículos a combustível fóssil (VMCI), híbridos (HEV) e de célula de combustível (FCV) em termos de: preço, autonomia, emissões de gases de estufa, etc. Este estudo comparativo mostra que os VE juntamente com os FCV emitem zero gases de estufa, no entanto, a aquisição de um VE é muito mais económica que a de um FCV. A grande desvantagem dos VE é a baixa autonomia da bateria. No final apresenta-se uma análise SWOT - Strengths (Forças) - Weaknesses (Fraquezas) - Opportunities (Oportunidades) - Threats (Ameaças) para a viabilidade da implementação de novas infraestruturas para o reabastecimento de veículos elétricos, nomeadamente, um sistema de troca de baterias elétricas, no mercado português. Esta análise permitiu concluir que, apesar do elevado investimento inicial, a implementação de um sistema de troca de baterias é economicamente viável. Todavia, só é possível com a cooperação dos fabricantes de VE, para assegurar a compatibilidade de baterias entre modelos, e com o apoio financeiro do governo. O ambiente agradece. |
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Análise do mercado de veículos elétricos e propostas para o melhorarVeículos elétricosMercado automóvelMelhoria tecnológicaInovaçõesAutonomia da bateriaElectric vehiclesAutomobile marketTechnological improvementInnovationsBattery capacityO primeiro veículo elétrico (VE) foi construído há quase 200 anos, em 1834. Todavia, só em 2010 a sua utilização passou a ser significativa, devido às crescentes preocupações ambientais. Os governos de vários países propuseram medidas para reduzir a emissão dos gases de efeito de estufa (nomeadamente, o CO2). Entre estas medidas, estão os apoios governamentais para a utilização de VE. No entanto, estes veículos continuam afastados das primeiras escolhas dos consumidores, devido às desvantagens que lhes estão associadas. Entre estas contam-se o tempo de carregamento das baterias, os diversos tipos de baterias, entre outros. Neste trabalho analisou-se o mercado automóvel atual em Portugal, na Europa e no Mundo, focando essencialmente os VE. O estudo do mercado automóvel permitiu concluir que a compra/venda de VE está a aumentar exponencialmente a nível global. Fez-se uma análise comparativa destes veículos com os veículos a combustível fóssil (VMCI), híbridos (HEV) e de célula de combustível (FCV) em termos de: preço, autonomia, emissões de gases de estufa, etc. Este estudo comparativo mostra que os VE juntamente com os FCV emitem zero gases de estufa, no entanto, a aquisição de um VE é muito mais económica que a de um FCV. A grande desvantagem dos VE é a baixa autonomia da bateria. No final apresenta-se uma análise SWOT - Strengths (Forças) - Weaknesses (Fraquezas) - Opportunities (Oportunidades) - Threats (Ameaças) para a viabilidade da implementação de novas infraestruturas para o reabastecimento de veículos elétricos, nomeadamente, um sistema de troca de baterias elétricas, no mercado português. Esta análise permitiu concluir que, apesar do elevado investimento inicial, a implementação de um sistema de troca de baterias é economicamente viável. Todavia, só é possível com a cooperação dos fabricantes de VE, para assegurar a compatibilidade de baterias entre modelos, e com o apoio financeiro do governo. O ambiente agradece.The first electric vehicle (EV) was built almost 200 years ago, in 1834. However, the use of EVs only became significant from 2010, due essentially to the increasing environmental concerns. Governments of several countries have proposed measures to reduce greenhouse gas emissions (particularly CO2). These include the governmental support for the use of EVs. However, these vehicles remain far from the first choice of consumers, because of their associated disadvantages. These include the long charging times of batteries, the several types of existing batteries, among others. This work analyses the current automotive market in Portugal, Europe and the world, focusing mainly on EVs. The automotive market study shows that the purchases/sales of EVs is increasing exponentially all around the world. Then, these vehicles were compared with fossil fuel, hybrid (HEV) and fuel cell (FCV) vehicles in terms of: price, autonomy, greenhouse gas emissions, etc.. This comparative study shows that EVs together with FCVs have zero emission of greenhouse gases, however the purchase of an EV is much cheaper than a FCV. The major disadvantage of EVs is the low battery capacity. At the end is presented a SWOT analysis - Strengths - Weaknesses - Opportunities - Threats for the feasibility of implementing new infrastructures for the refill of electric vehicles, namely battery-swapping network in the Portuguese market. This analysis shows that despite the high initial investment, the implementation of a batteryswapping system is feasible. However, this is only possible with the cooperation of the EVs manufacturers (to insure the compatibility of batteries between models) and with the financial support of the government. The environment thanks.Pinto, Carla Manuela AlvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, José Carlos Ferreira2020-11-05T01:30:23Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15616TID:202343090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:19.647937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O primeiro veículo elétrico (VE) foi construído há quase 200 anos, em 1834. Todavia, só em 2010 a sua utilização passou a ser significativa, devido às crescentes preocupações ambientais. Os governos de vários países propuseram medidas para reduzir a emissão dos gases de efeito de estufa (nomeadamente, o CO2). Entre estas medidas, estão os apoios governamentais para a utilização de VE. No entanto, estes veículos continuam afastados das primeiras escolhas dos consumidores, devido às desvantagens que lhes estão associadas. Entre estas contam-se o tempo de carregamento das baterias, os diversos tipos de baterias, entre outros. Neste trabalho analisou-se o mercado automóvel atual em Portugal, na Europa e no Mundo, focando essencialmente os VE. O estudo do mercado automóvel permitiu concluir que a compra/venda de VE está a aumentar exponencialmente a nível global. Fez-se uma análise comparativa destes veículos com os veículos a combustível fóssil (VMCI), híbridos (HEV) e de célula de combustível (FCV) em termos de: preço, autonomia, emissões de gases de estufa, etc. Este estudo comparativo mostra que os VE juntamente com os FCV emitem zero gases de estufa, no entanto, a aquisição de um VE é muito mais económica que a de um FCV. A grande desvantagem dos VE é a baixa autonomia da bateria. No final apresenta-se uma análise SWOT - Strengths (Forças) - Weaknesses (Fraquezas) - Opportunities (Oportunidades) - Threats (Ameaças) para a viabilidade da implementação de novas infraestruturas para o reabastecimento de veículos elétricos, nomeadamente, um sistema de troca de baterias elétricas, no mercado português. Esta análise permitiu concluir que, apesar do elevado investimento inicial, a implementação de um sistema de troca de baterias é economicamente viável. Todavia, só é possível com a cooperação dos fabricantes de VE, para assegurar a compatibilidade de baterias entre modelos, e com o apoio financeiro do governo. O ambiente agradece. |
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