O Educador Social na perspetiva dos jovens acolhidos em Lar de Infância e Juventude
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5039 |
Resumo: | Este estudo, conduzido para responder à pergunta Como é percecionado o Educador Social pelas crianças/jovens acolhidos em Lar de Infância e Juventude? baseou-se em entrevis-tas de 10 jovens acolhidos no Colégio D. Dinis – Internato Masculino de Leiria, um Lar de Infância e Juventude sito em Leiria. A pergunta surgiu da necessidade do investigador, enquanto educador social no mesmo co-légio, determinar de que forma a relação mantida com os jovens era considerada positiva e tinha impacto no seu processo de desenvolvimento enquanto pessoa. A possibilidade de realizar a investigação com jovens que se encontravam acolhidos é rele-vante foi reflete as perceções dos jovens à data, permitindo refletir e reestruturar a interven-ção indo ao encontro daquilo que são as necessidades sentidas atualmente. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados para explorar a riqueza da temática de uma forma mais livre. Os dados obtidos, embora não generalizáveis por se tratar de um estudo de caso e de uma amostra de conveniência, remetem para a importância que os jovens dão à relação mantida com o educador, considerando-o como pessoa de significativa que exerce, na ausência dos progenitores, a função de substituto parental. |
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