Auto-organização e complexidade: evolução e desenvolvimento do pensamento Rogeriano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/4108 |
Resumo: | Pela primeira vez, em 1967, o pensamento de Carl Rogers começa a ser difundido em Portugal graças ao contacto que alguns psiquiatras portugueses tiveram com trabalhos franceses que se referiam às suas ideias, nomeadamente, A Orientação Não-Directiva de Pagés (1976) e um artigo publicado na Encyclopédie Médicaux-Chirurgicale (1968). Posteriormente, Caldeira1 e Lalande2 , ambos assistentes em Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Lisboa, tiveram directamente acesso a obras do próprio Carl Rogers. Nessa época, em Portugal, o meio psiquiátrico estava bastante próximo da filosofia alemã, cujas ideias muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo da Antropologia e da Antropologia Médica, em particular. O contacto de Caldeira e Lalande com o pensamento de Rogers impressionou-os tanto ao nível filosófico, relativamente à sua tendência existencialista, como em relação ao seu empenho na psiquiatria social. |
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Auto-organização e complexidade: evolução e desenvolvimento do pensamento RogerianoCarl RogersTerapia Centrada no ClienteTerapia Centrada na FamíliaAbordagem Centrada na PessoaPela primeira vez, em 1967, o pensamento de Carl Rogers começa a ser difundido em Portugal graças ao contacto que alguns psiquiatras portugueses tiveram com trabalhos franceses que se referiam às suas ideias, nomeadamente, A Orientação Não-Directiva de Pagés (1976) e um artigo publicado na Encyclopédie Médicaux-Chirurgicale (1968). Posteriormente, Caldeira1 e Lalande2 , ambos assistentes em Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Lisboa, tiveram directamente acesso a obras do próprio Carl Rogers. Nessa época, em Portugal, o meio psiquiátrico estava bastante próximo da filosofia alemã, cujas ideias muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo da Antropologia e da Antropologia Médica, em particular. O contacto de Caldeira e Lalande com o pensamento de Rogers impressionou-os tanto ao nível filosófico, relativamente à sua tendência existencialista, como em relação ao seu empenho na psiquiatria social.EDIUAL – Universidade Autónoma Editora2019-03-08T15:19:08Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/4108por978-989-8191-20-5Hipólito, JoãoNunes, Odeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:11:43Zoai:repositorio.ual.pt:11144/4108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:13.911422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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