Música coral a cappella de Benjamin Britten: standards e raridades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontão, Sérgio de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8772
Resumo: Mestrado em Música – Direção Coral
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spelling Música coral a cappella de Benjamin Britten: standards e raridadesBenjamin BrittenMúsica coral a cappellaStandardsRaridadesA cappella choral musicRaritiesMestrado em Música – Direção CoralBenjamin Britten (1913-1976) é uma figura de referência na música do século XX. Pianista, maestro e, sobretudo, compositor versátil, Britten encontrou na voz humana uma fonte de inspiração privilegiada, o que resultou num notável corpus de obras vocais que inclui óperas, ciclos de canções e música coral. No âmbito da música coral, a produção do compositor britânico é bastante vasta – cerca de 60 obras. Tal como outros compositores que escreveram um vasto leque de obras dentro de um determinado género, Britten é conhecido, na área da música coral, por um número reduzido de peças, que têm deixado na sombra outras obras de mérito, mas ignoradas pelo grande público. O programa musical do Projecto Artístico que o presente Relatório reflecte integra alguns standards (obras a cappella gravadas pelo menos vinte vezes), bem como algumas raridades (obras gravadas menos de vinte vezes). Objectivo: um conhecimento mais alargado da música coral a cappella de Britten. A abordagem das obras a interpretar seguirá de perto as indicações de tempo, dinâmica, fraseado e articulação deixadas pelo compositor, sem excluir a possibilidade de pontuais opções que permitam dar resposta a questões não esclarecidas pelas partituras ou que visem tornar a interpretação mais natural. Será dada particular atenção aos textos – por um lado, à forma como o compositor os trata; por outro lado, à respectiva pronúncia, aspecto particularmente delicado quando se trabalha com um grupo de vinte cantores dos quais nenhum tem o Inglês como língua materna. Nesse sentido, antes do início dos ensaios, serão distribuídos aos cantores, além das partituras, os textos originais e as respectivas traduções em Português, assim como uma transcrição fonética dos textos a cantar.ABSTRACT - Benjamin Britten (1913-1976) is a reference personality in twentieth century music. A pianist, a conductor and, above all, a versatile composer, Britten found a priviliged source of inspiration in the human voice, which resulted in a remarkable corpus of vocal works including operas, song cycles and choral music. Within choral music, the production of the British composer is quite wide – about 60 works. Like other composers who wrote a great number of works within a specific genre, Britten is known in this field for a limited number of works, which have systematically left in the shade other meritorious works, unfortunately unknown to the general public. The music programme of this Artistic Project includes some standards (a cappella works recorded at least twenty times), as well as some rarities (works recorded less than twenty times), aiming to achieve a broader understanding of Britten’s a cappella choral music. The approach to the works to be performed will closely follow the indications of time, dynamics, phrasing and articulation, without excluding the possibility of specific options to address issues not resolved by the scores or to provide the most natural interpretation. Particular attention will be given to texts – firstly, the way the composer sets them; on the other hand, their pronunciation, a particularly delicate issue when working with a group of twenty singers, none of whom have English as their mother tongue. Taking this into account, before the rehearsals start, all the singers will receive, in addition to the music scores, the original texts and their translations in Portuguese, as well as a phonetic transcription of the texts to be sung.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaLourenço, PauloRCIPLFontão, Sérgio de Oliveira2018-08-03T13:11:20Z2014-082014-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8772TID:201717654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:27.714209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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