Diferencial de perceção dos fatores de insucesso escolar entre os diferentes atores do processo educativo: um estudo de caso em Almancil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cristiana Alexandra Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8319
Resumo: O tema central desta investigação são os fatores de insucesso escolar, em concreto na Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho em Almancil. A justificação para o estudo reside na convicção de que, embora a questão do insucesso seja tema de debate recorrente na investigação social, as suas razões têm que continuar a ser estudadas, de forma a haver uma concertação de estratégias eficazes para o combater e a atender igualmente à especificidade dos contextos sociais, económicos e culturais onde ele tem maior incidência, procurando avaliar também como é que esses diferentes fatores podem, ou não, concorrer para o insucesso escolar. A questão central colocada à partida foi a do diferencial de perceção dos fatores de insucesso escolar segundo os próprios alunos, seus encarregados de educação e professores, e explorar de que forma se relacionam entre si os fatores apontados. Foi usado essencialmente o método qualitativo, tendo os dados sido recolhidos através da entrevista qualitativa e da realização de sessões de focus groups e, a metodologia quantitativa como apoio através da utilização de questionário. As conclusões a que chegámos através da análise revelaram que, os diferentes atores do processo educativo apontam diversos fatores de insucesso escolar, alguns são comuns e estão relacionados entre si. Os alunos, no geral, atribuem o insucesso escolar a fatores endógenos, como a desmotivação, falta de interesse e comportamento desadequado, enquanto os encarregados de educação e professores atribuem a fatores de natureza exógena.
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