Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, João Duarte Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40279
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
id RCAP_73eccc904c5c8f94d246f4b605150ec6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Solução Mobile – Voice Assisted ChatbotsChatbotComputação MóvelAssistente VirtualApoio ao clienteSoftwareTrabalhos de projecto de mestrado - 2019Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019Face à crescente evolução da área da mobilidade e ao aumento significativo do número de dispositivos móveis em utilização nos últimos anos, faz cada vez mais sentido apostar no desenvolvimento de soluções móveis que permitam facilitar certas tarefas do dia-a-dia. Adicionalmente, o uso de chatbots nas mais diversas áreas da indústria tem vindo a evidenciar as capacidades de otimização que os mesmos possibilitam. Este relatório descreve o trabalho realizado no estágio feito na empresa Accenture, que teve como objetivo o desenvolvimento de uma solução móvel que funcionasse como assistente virtual, e que suportasse comunicação através de voz. O chatbot resultante deste projeto é capaz de responder a questões sobre problemas comuns em boxes de televisão, esclarecer o utilizador sobre questões relacionadas com faturas e carregamentos, e permitir o agendamento de assistência técnica, caso necessário. O projeto assentou no desenvolvimento de um protótipo que possa posteriormente ser apresentado como proposta de solução a clientes da Accenture da indústria das telecomunicações. Numa fase inicial, foi feito um enquadramento do tema a partir de um estudo comparativo e aprofundado da literatura relevante. Este enquadramento foi sucedido por uma fase de planeamento e de análise de requisitos, que permitiu clarificar o âmbito do projeto e estabelecer uma base de trabalho concreta. A fase seguinte consistiu no desenho da arquitetura do chatbot, tendo em conta os diferentes componentes a integrar e a forma como estes interagem entre si. Foram também considerados os aspetos de segurança relevantes para o desenho do sistema. A terceira fase consistiu na implementação da solução proposta. Para isto, recorreu-se a vários tipos de tecnologias de forma a conseguir atingir as funcionalidades necessárias ao cumprimento dos requisitos funcionais. O chatbot criado, inicialmente disponível apenas localmente, foi hospedado na cloud e integrado com uma base de dados, uma interface gráfica e com suporte de voz. Por fim, foram efetuados testes com o objetivo de verificar e validar as características do chatbot desenvolvido e de obter feedback relevante para iterações futuras.In the face of the growing evolution in the area of mobility and the significant increase in the number of mobile devices in use in recent years, it’s increasingly important to focus on the development of mobile solutions that facilitate certain day-to-day tasks. In addition, the use of chatbots in the most diverse areas of the industry has been evidencing the optimization capabilities that they enable. This report describes the work during the internship at Accenture, which aimed to develop a mobile solution that works as a virtual assistant which supports voice communication. The chatbot created for this project is able to answer questions about common issues with television boxes, clarify the user on issues related to invoices and payments, and allow the scheduling of technical assistance, if necessary. The project was based on the development of a prototype that could later be presented as a solution proposal to Accenture's customers in the telecommunications’ industry. During an initial phase, and based on a comparative and in depth study of the relevant literature, a contextualization of the problem was made. This contextualization was followed by a requirements planning and analysis phase, which made it possible to clarify the scope of the project and to establish a concrete work base. The next phase consisted in the design of the chatbot architecture, taking into account the different components to integrate and the way they communicate with each other. The security aspects relevant to the design of the system were also discussed. The third phase was the implementation of the proposed solution. To this end, various types of technology were used in order to achieve the functionalities necessary to fulfill the functional requirements. The created chatbot, initially only available locally, was hosted in the cloud and integrated with a database, a graphical interface and with voice support. Finally, tests were carried out to verify and validate the characteristics of the developed chatbot and to obtain relevant feedback for future iterations.Oliveira, Rui AndréRepositório da Universidade de LisboaPalma, João Duarte Gonçalves2019-11-26T15:08:50Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40279TID:202386619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:58.297770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots
title Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots
spellingShingle Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots
Palma, João Duarte Gonçalves
Chatbot
Computação Móvel
Assistente Virtual
Apoio ao cliente
Software
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
title_short Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots
title_full Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots
title_fullStr Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots
title_full_unstemmed Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots
title_sort Solução Mobile – Voice Assisted Chatbots
author Palma, João Duarte Gonçalves
author_facet Palma, João Duarte Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Rui André
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, João Duarte Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbot
Computação Móvel
Assistente Virtual
Apoio ao cliente
Software
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
topic Chatbot
Computação Móvel
Assistente Virtual
Apoio ao cliente
Software
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
description Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T15:08:50Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40279
TID:202386619
url http://hdl.handle.net/10451/40279
identifier_str_mv TID:202386619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134478955708416