Illness anxiety disorder among portuguese medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Beatriz da Cruz Gonçalves Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62298
Resumo: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2023
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spelling Illness anxiety disorder among portuguese medical studentsPerturbação de ansiedade de doençaHipocondriaEstudantes do ensino superiorEstudantes de medicinaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2023Introdução: A prevalência da Perturbação de Ansiedade de Doença em estudantes de medicina permanece um tópico controverso. Estudos prévios têm encontrado prevalências muito díspares entre si. Objetivo: O objetivo principal consiste em determinar as prevalências de Perturbação de Ansiedade de Doença em estudantes de medicina e sem ser de medicina. Como objetivos secundários, visa-se determinar quais os mecanismos de coping e comorbilidades existentes. Método: Foi realizado um estudo transversal, com medidas quantitativas e qualitativas, no qual se incluíram 345 estudantes de Medicina e 310 estudantes de outros cursos. Os participantes preencheram um formulário, em que se recolheu dados demográficos, histórico de doenças e exposição às mesmas, consumo de substâncias, aparecimento de novos sintomas e modo de ação face aos mesmos. Preencheram ainda o Short Health Anxiety Inventory em versão inglesa. Os resultados foram comparados entre subgrupos. Resultados: A prevalência de Perturbação Ansiedade de doença em estudantes de medicina é 21,5% e nos alunos de outros cursos é 22,9%. O mecanismo de coping mais utilizado foram as consultas médicas, seguida pela não procura de informações ou aconselhamento médico e por fim, o autodiagnóstico com recursa a fontes online, nos alunos com perturbação, ou sem ser online, na ausência de perturbação. A presença de comorbilidades associou-se positivamente com a Perturbação de Ansiedade de Doença, tal como o consumo de sedativos, hipnóticos e ansiolíticos. Conclusão: A prevalência da Perturbação de Ansiedade de Doença em estudantes de Medicina foi superior a estudos previamente realizados. Estudos futuros deverão ter em consideração qual o curso dos alunos que não são de Medicina e determinar a eficácia dos mecanismos de coping empregues.Introduction: The prevalence of Illness Anxiety Disorder in medical students remains a controversial topic. Previous studies have found widely disparate prevalence among each other. Aim: The main aim is to determine the prevalence of Illness Anxiety Disorder in medical and non-medical students. As secondary objectives, we aim to determine which coping mechanisms and comorbidities exist in these students. Method: We conducted a cross-sectional study, with quantitative and qualitative measures and we included 345 medical students and 310 non-medical students. The participants completed a form that collected demographic data, history of illness and exposure to illnesses, substance use, onset of new symptoms, and coping mechanisms. They also filled out the English version of Short Health Anxiety Inventory. The results from the two subgroups were compared. Results: The prevalence of Illness Anxiety Disorder in medical students is 21.5% and is 22.9% in students from other courses. The most used coping mechanism was medical consultations, followed by not seeking any medical information or advice and finally, self-diagnosis through online sources, in students with the disorder, or non-online, in the absence of the disorder. The presence of comorbidities was positively associated with illness anxiety disorder, as was the use of sedatives, hypnotics and anxiolytics. Conclusion: The prevalence of Illness Anxiety Disorder in medical students was higher than previously conducted studies. Future studies should take into consideration which course non-medical students are enrolled and determine the effectiveness of the coping mechanisms that were used.Novais, FilipaChendo, Maria Inês ForteRepositório da Universidade de LisboaGaspar, Beatriz da Cruz Gonçalves Rodrigues2023-042023-04-01T00:00:00Z2025-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62298TID:203402804porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:23:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:27.836450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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