Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, José Eduardo Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5688
Resumo: Exame público realizado em 8 de julho de 2020, às 17H00
id RCAP_740920dec0d93e60f6a5b834cfe20b8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a EscolaPsicologiaPsicologia da educaçãoRendimento EscolarAspectos SociaisPersonalidadeTeste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Questionário de estilo e dimensões parentais - versão reduzidaTeste psicológico - Questionário de envolvimento entre pais e professoresExame público realizado em 8 de julho de 2020, às 17H00Dissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoA parentalidade tem sido amplamente estudada nas últimas décadas, afigurando-se os estilos e o envolvimento parental como fatores que influenciam os filhos em vários domínios. Os alunos com dificuldades de aprendizagem podem ter mais dificuldades em determinados contextos (e.g. escola) e por isto estudar estas variáveis nesta população, especialmente com as mudanças decorrentes do D.L. 54/2018, torna-se particularmente pertinente. O objetivo deste estudo foi o de perceber as relações entre estas variáveis relativamente a alunos com e sem dificuldades de aprendizagem. Neste estudo participaram 80 pais e encarregados de educação (73 do sexo feminino e 7 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 24 e os 59 anos. Utilizou-se o questionário sociodemográfico, o questionário de estilos e dimensões parentais – versão reduzida e o questionário de envolvimento entre pais e professores. Verificou-se a existência de diferenças significativas no envolvimento parental entre pais de filhos com e sem dificuldades de aprendizagem. Encontrou-se também uma relação entre os estilos democrático e autoritário e a dimensão “envolvimento parental e voluntariado na escola”. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que, na amostra estudada, o estilo autoritário parece predizer a dimensão “envolvimento parental e voluntariado na escola”. Em suma, os resultados do presente estudo demonstram a importância de intervir com pais e cuidadores no sentido de ajudar os alunos nos vários contextos de socialização. Futuramente seria importante investigar de forma aprofundada as dimensões do envolvimento e dos estilos parentais no sentido de potenciar as capacidades dos alunos.Parenting has been widely studied in recent decades, with parenting styles and involvement as factors that influence children in several domains. Students with learning difficulties may have more difficulties in certain contexts (e.g. school) and therefore studying these variations in this population, especially with the changes from D.L. 54/2018, becomes relevant. The aim of this study was to detect the relationships between these variables in students with and without learning difficulties. In this study, 80 parents and guardians (73 females and 7 males) aged between 24 and 59 years. The sociodemographic questionnaire, the parenting styles and dimensions questionnaire - short form and the parent-teacher involvement inventory – parent version were used. It was found that there are significant differences between the involvement of parents of children with learning difficulties and without learning difficulties. There were also correlates between the “parental involvement and school volunteering” dimension and the democratic and authoritarian styles. Finally, the authoritarian style seems to predict the “parental involvement and school volunteering” dimension. In short, these results show the importance of intervention with parents and guardians in helping students in the various socialization contexts. In the future it would be important to investigate in depth the involvement and parental style dimensions in order to enhance students’ abilities.2020-10-15T11:20:45Z2020-10-152020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5688http://hdl.handle.net/11067/5688TID:202501787porDomingues, José Eduardo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:43Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:17.967970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
title Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
spellingShingle Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
Domingues, José Eduardo Santos
Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar
Aspectos Sociais
Personalidade
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Questionário de estilo e dimensões parentais - versão reduzida
Teste psicológico - Questionário de envolvimento entre pais e professores
title_short Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
title_full Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
title_fullStr Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
title_full_unstemmed Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
title_sort Influência dos estilos parentais e das dificuldades de aprendizagem no envolvimento dos Pais com a Escola
author Domingues, José Eduardo Santos
author_facet Domingues, José Eduardo Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, José Eduardo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar
Aspectos Sociais
Personalidade
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Questionário de estilo e dimensões parentais - versão reduzida
Teste psicológico - Questionário de envolvimento entre pais e professores
topic Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar
Aspectos Sociais
Personalidade
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Questionário de estilo e dimensões parentais - versão reduzida
Teste psicológico - Questionário de envolvimento entre pais e professores
description Exame público realizado em 8 de julho de 2020, às 17H00
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-15T11:20:45Z
2020-10-15
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5688
http://hdl.handle.net/11067/5688
TID:202501787
url http://hdl.handle.net/11067/5688
identifier_str_mv TID:202501787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136753244700672