Ficheiros secretos: a luz e o espaço cénico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, José Carlos Coelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8960
Resumo: O trabalho, que agora apresento é uma reflexão sobre o processo criativo e técnico da elaboração do Desenho de Luz para o espectáculo, Ficheiros Secretos, uma coprodução da companhia Visões Úteis e do Teatro Nacional S. João, que estreou no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em Novembro de 2013. A noção, ou noções, contidas na expressão ficheiro secreto, que serviria, aliás, de mote para a construção do texto da autoria de Carlos Costa e Ana Vitorino, permitiu explorar no âmbito da Luz zonas menos concretas da realidade e da percepção, ou seja, menos naturalistas, mais abstractas e/ou mais ilusórias. Como metodologia de trabalho para a realização do Desenho de Luz do espectáculo referido, decidi dedicar uma maior atenção à intuição e questões relacionadas com a percepção interior dos fenómenos concretos, da realidade tal qual se apresenta de um modo mais imediato ao nosso olhar, para, a partir desse ponto, conduzir o trabalho de pesquisa e posterior materialização das ideias para zonas menos objectivas, em que a luz é tratada como matéria que torna visível a materialização do pensamento mais interior, menos concreto. Ao longo do processo, foram surgindo as chaves que me parecem coerente, legítimas e livres para tratar essa criação específica: 1 - O nonsense como caminho possível na construção artística 2 - Uma constante procura da depuração da imagem enquanto veículo de comunicação 3 - A poesia da luz como síntese dos conceitos alcançados e das emoções vivenciadas
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