Ficheiros secretos: a luz e o espaço cénico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8960 |
Resumo: | O trabalho, que agora apresento é uma reflexão sobre o processo criativo e técnico da elaboração do Desenho de Luz para o espectáculo, Ficheiros Secretos, uma coprodução da companhia Visões Úteis e do Teatro Nacional S. João, que estreou no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em Novembro de 2013. A noção, ou noções, contidas na expressão ficheiro secreto, que serviria, aliás, de mote para a construção do texto da autoria de Carlos Costa e Ana Vitorino, permitiu explorar no âmbito da Luz zonas menos concretas da realidade e da percepção, ou seja, menos naturalistas, mais abstractas e/ou mais ilusórias. Como metodologia de trabalho para a realização do Desenho de Luz do espectáculo referido, decidi dedicar uma maior atenção à intuição e questões relacionadas com a percepção interior dos fenómenos concretos, da realidade tal qual se apresenta de um modo mais imediato ao nosso olhar, para, a partir desse ponto, conduzir o trabalho de pesquisa e posterior materialização das ideias para zonas menos objectivas, em que a luz é tratada como matéria que torna visível a materialização do pensamento mais interior, menos concreto. Ao longo do processo, foram surgindo as chaves que me parecem coerente, legítimas e livres para tratar essa criação específica: 1 - O nonsense como caminho possível na construção artística 2 - Uma constante procura da depuração da imagem enquanto veículo de comunicação 3 - A poesia da luz como síntese dos conceitos alcançados e das emoções vivenciadas |
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Ficheiros secretos: a luz e o espaço cénicoA imaterialidade da luzA luz no espaço cénicoPoesia visualThe immateriality of lightThe light in the scenic areaVisual poetryO trabalho, que agora apresento é uma reflexão sobre o processo criativo e técnico da elaboração do Desenho de Luz para o espectáculo, Ficheiros Secretos, uma coprodução da companhia Visões Úteis e do Teatro Nacional S. João, que estreou no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em Novembro de 2013. A noção, ou noções, contidas na expressão ficheiro secreto, que serviria, aliás, de mote para a construção do texto da autoria de Carlos Costa e Ana Vitorino, permitiu explorar no âmbito da Luz zonas menos concretas da realidade e da percepção, ou seja, menos naturalistas, mais abstractas e/ou mais ilusórias. Como metodologia de trabalho para a realização do Desenho de Luz do espectáculo referido, decidi dedicar uma maior atenção à intuição e questões relacionadas com a percepção interior dos fenómenos concretos, da realidade tal qual se apresenta de um modo mais imediato ao nosso olhar, para, a partir desse ponto, conduzir o trabalho de pesquisa e posterior materialização das ideias para zonas menos objectivas, em que a luz é tratada como matéria que torna visível a materialização do pensamento mais interior, menos concreto. Ao longo do processo, foram surgindo as chaves que me parecem coerente, legítimas e livres para tratar essa criação específica: 1 - O nonsense como caminho possível na construção artística 2 - Uma constante procura da depuração da imagem enquanto veículo de comunicação 3 - A poesia da luz como síntese dos conceitos alcançados e das emoções vivenciadasThe work, which I present now is a reflection on the creative and technical process of drafting the Light design for the show "Ficheiros Secretos" a coproduction company Visões Úteis and the National Theatre S. João, which premiered at the Auditorium Carlos Alberto, in Porto in November 2013. The notion, or notions contained in the secret file expression, which would, incidentally, the theme for the construction of the text by Carlos Costa and Ana Vitorino, allowed to explore within the light zones less concrete reality and perception, ie less naturalistic, more abstract and / or more illusory. As a working methodology for the realization of Light Design to mention that the show decided to devote more attention and insight to issues related to the inner perception of the concrete phenomena of reality as it presents itself in a more immediate way to our vision for from that point, drive further research and ideas for realizing the objective least areas where the light is treated as a material that becomes visible as the embodiment of the interior. Throughout the process, the keys that seem coherent, legitimate and free to treat this particular creation emerged: 1 - The nonsense as possible path in the artistic construction 2 - A constant search for debug image as a vehicle for communication 3 - The poetry of light as a synthesis of concepts achieved and experienced emotionsBeja, José Francisco da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, José Carlos Coelho2016-12-22T11:07:24Z2014-10-172014-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8960TID:201331519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:41.259009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O trabalho, que agora apresento é uma reflexão sobre o processo criativo e técnico da elaboração do Desenho de Luz para o espectáculo, Ficheiros Secretos, uma coprodução da companhia Visões Úteis e do Teatro Nacional S. João, que estreou no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em Novembro de 2013. A noção, ou noções, contidas na expressão ficheiro secreto, que serviria, aliás, de mote para a construção do texto da autoria de Carlos Costa e Ana Vitorino, permitiu explorar no âmbito da Luz zonas menos concretas da realidade e da percepção, ou seja, menos naturalistas, mais abstractas e/ou mais ilusórias. Como metodologia de trabalho para a realização do Desenho de Luz do espectáculo referido, decidi dedicar uma maior atenção à intuição e questões relacionadas com a percepção interior dos fenómenos concretos, da realidade tal qual se apresenta de um modo mais imediato ao nosso olhar, para, a partir desse ponto, conduzir o trabalho de pesquisa e posterior materialização das ideias para zonas menos objectivas, em que a luz é tratada como matéria que torna visível a materialização do pensamento mais interior, menos concreto. Ao longo do processo, foram surgindo as chaves que me parecem coerente, legítimas e livres para tratar essa criação específica: 1 - O nonsense como caminho possível na construção artística 2 - Uma constante procura da depuração da imagem enquanto veículo de comunicação 3 - A poesia da luz como síntese dos conceitos alcançados e das emoções vivenciadas |
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