O processo de orçamentação e a análise de desvios numa empresa de construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rosa Daniela da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84584
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
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spelling O processo de orçamentação e a análise de desvios numa empresa de construção civilThe budgeting process and the analysis of deviation in a building construction companyProcesso de orçamentaçãoOrçamentoControlo orçamentalDesvios orçamentaisBudgeting processBudgetBudgetary controlBudgetary deviationsRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaPerante o contexto de globalização que atualmente se vive, onde uma das principais consequências é o aumento da competitividade dos mercados, torna-se imprescindível que, para alcançar o sucesso, as empresas aprimorem os seus processos de planeamento, avaliação e controlo. Neste sentido, o presente relatório pretende demonstrar a importância que o orçamento apresenta na gestão empresarial.Com o enquadramento teórico, este trabalho pretende apresentar as diferentes etapas do processo de orçamentação numa empresa de construção civil, nomeadamente, o estudo das condicionantes, a composição dos custos e o fecho do orçamento. Pretende ainda enaltecer a importância do controlo orçamental no momento de avaliar o desempenho da empresa, e dar a conhecer algumas das possíveis causas para explicar os desvios orçamentais encontrados.Na componente prática deste relatório, consta um estudo de caso relativo à análise de desvios orçamentais numa obra de construção civil. Da comparação entre os valores orçamentados e os valores reais, concluiu-se que a obra em estudo apresenta um pequeno desvio, cujas causas se prendem essencialmente com omissões de custos no momento de elaboração do orçamento, substituição de elementos inicialmente orçamentados e, alterações nas quantidades contratadas.Perante o contexto de globalização que atualmente se vive, onde uma das principais consequências é o aumento da competitividade dos mercados, torna-se imprescindível que, para alcançar o sucesso, as empresas aprimorem os seus processos de planeamento, avaliação e controlo. Neste sentido, o presente relatório pretende demonstrar a importância que o orçamento apresenta na gestão empresarial.Com o enquadramento teórico, este trabalho pretende apresentar as diferentes etapas do processo de orçamentação numa empresa de construção civil, nomeadamente, o estudo das condicionantes, a composição dos custos e o fecho do orçamento. Pretende ainda enaltecer a importância do controlo orçamental no momento de avaliar o desempenho da empresa, e dar a conhecer algumas das possíveis causas para explicar os desvios orçamentais encontrados.Na componente prática deste relatório, consta um estudo de caso relativo à análise de desvios orçamentais numa obra de construção civil. Da comparação entre os valores orçamentados e os valores reais, concluiu-se que a obra em estudo apresenta um pequeno desvio, cujas causas se prendem essencialmente com omissões de custos no momento de elaboração do orçamento, substituição de elementos inicialmente orçamentados e, alterações nas quantidades contratadas.Given the current context of globalization, where one of the main consequences is the increase of the market competitiveness, it is essential for companies to improve their planning, evaluation and control processes in order to achieve success. So, this report intends to demonstrate the importance that the budget takes in the business management.With the theoretical framework, this work intends to present the different stages of the budgeting process in a building construction company, namely, the study of constraints, the constitution of costs and the closing of the budget. It also aims to emphasize the importance of budgetary control when evaluating the company's performance and to show some of the possible causes to explain the budgetary deviations that are found.In the practical part of this report, there is a case study on the analysis of budgetary deviations in a construction site. From the comparison between the budgeted values and the actual values, it was concluded that the building work being studied presents a slight deviation, whose causes are essentially related to cost omissions when preparing the budget, replacement of elements first budgeted and changes in the hired quantities.Given the current context of globalization, where one of the main consequences is the increase of the market competitiveness, it is essential for companies to improve their planning, evaluation and control processes in order to achieve success. So, this report intends to demonstrate the importance that the budget takes in the business management.With the theoretical framework, this work intends to present the different stages of the budgeting process in a building construction company, namely, the study of constraints, the constitution of costs and the closing of the budget. 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