Intervenção psicoeducativa em sobreviventes de cancro da mama : a intervenção de grupo com estratégias baseadas em mindfulness
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14156 |
Resumo: | Os avanços tecnológicos emergentes nas últimas décadas a par do progresso científico no âmbito oncológico, resultaram na implementação de terapêuticas adaptadas a cada doente e no aumento exponencial do número de sobreviventes. As intervenções psicoeducativas de grupo têm sido indicadas como benéficas para sobreviventes de cancro da mama e as intervenções baseadas em mindfulness apontadas como úteis no tratamento desta população. O presente estudo surge neste contexto, com o objetivo de avaliar o impacto de um programa de intervenção psicoeducativo com a integração de estratégias baseadas em mindfulness, num grupo de mulheres sobreviventes de cancro da mama e analisar os efeitos ao nível da qualidade de vida, sintomas psicopatológicos, estratégias de coping e autoconceito. Decorreu no Aces Baixo Vouga, onde foram recrutadas 21 mulheres: 10 foram propostas a intervenção e 11 constituíram o grupo controlo. As participantes preencheram o Questionário de Qualidade de Vida da Organização Europeia de Investigação e Tratamento do Cancro com o módulo suplementar de cancro da mama (EORTC QLQ-C3O e BR-23), a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (EADH), o Cancer Coping Questionnaire (CCQ) e o Inventário Clínico de Autoconceito (ICAC) no início e no final da intervenção. As sobreviventes que não tiveram intervenção apresentaram deterioração da autoeficácia, domínio do autoconceito e piores resultados na função emocional, domínio da qualidade de vida. O grupo de intervenção apresentou melhorias na autoeficácia. Em suma, este trabalho revelou-se útil na medida em que se verificou que a implementação de uma intervenção deste tipo conduz a efeitos positivos em mulheres sobreviventes de cancro da mama. |
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Os avanços tecnológicos emergentes nas últimas décadas a par do progresso científico no âmbito oncológico, resultaram na implementação de terapêuticas adaptadas a cada doente e no aumento exponencial do número de sobreviventes. As intervenções psicoeducativas de grupo têm sido indicadas como benéficas para sobreviventes de cancro da mama e as intervenções baseadas em mindfulness apontadas como úteis no tratamento desta população. O presente estudo surge neste contexto, com o objetivo de avaliar o impacto de um programa de intervenção psicoeducativo com a integração de estratégias baseadas em mindfulness, num grupo de mulheres sobreviventes de cancro da mama e analisar os efeitos ao nível da qualidade de vida, sintomas psicopatológicos, estratégias de coping e autoconceito. Decorreu no Aces Baixo Vouga, onde foram recrutadas 21 mulheres: 10 foram propostas a intervenção e 11 constituíram o grupo controlo. As participantes preencheram o Questionário de Qualidade de Vida da Organização Europeia de Investigação e Tratamento do Cancro com o módulo suplementar de cancro da mama (EORTC QLQ-C3O e BR-23), a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (EADH), o Cancer Coping Questionnaire (CCQ) e o Inventário Clínico de Autoconceito (ICAC) no início e no final da intervenção. As sobreviventes que não tiveram intervenção apresentaram deterioração da autoeficácia, domínio do autoconceito e piores resultados na função emocional, domínio da qualidade de vida. O grupo de intervenção apresentou melhorias na autoeficácia. Em suma, este trabalho revelou-se útil na medida em que se verificou que a implementação de uma intervenção deste tipo conduz a efeitos positivos em mulheres sobreviventes de cancro da mama. |
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