Formação de professores de educação física : as multifacetas da educação à distância - EAD na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fábio da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13372
Resumo: A presente pesquisa visa discutir a Formação de Professores de Educação Física e tem como enfoque os debates que envolvem a problemática da qualidade dos cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância – EaD, mais precisamente, os cursos oriundos das instituições privadas, localizadas nos municípios distantes das regiões metropolitanas brasileiras, tendo como delimitação territorial a região de Porto Seguro, localizada no extremo sul do Estado da Bahia. Busca responder a seguinte problemática: diante da complexidade que se revela na necessidade de democratização e expansão/interiorização do ensino superior, além da necessária formação de qualidade que envolva o desenvolvimento do sujeito integral, a Formação de Professores de Educação Física na modalidade de ensino EaD permite o desenvolvimento de habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física? Tem como objetivo geral analisar se a formação de Professores de Educação Física na modalidade de ensino EaD permite o desenvolvimento de habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física. O estudo é estruturado em capítulos que abordam o contexto histórico de formação presencial de professores de educação física no Brasil e o advento da modalidade de Educação a Distância; as habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física para a prática educativa; e também a percepção dos/as profissionais de Educação Física da região pesquisada a respeito do desenvolvimento das habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física para a prática educativa no que tange a modalidade EaD, tendo como sujeitos da pesquisa egressos e estudantes de Licenciatura em Educação Física-EaD, além dos coordenadores de curso de Graduação e a coordenação pedagógica de duas escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental da rede básica da educação pública municipal.
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Busca responder a seguinte problemática: diante da complexidade que se revela na necessidade de democratização e expansão/interiorização do ensino superior, além da necessária formação de qualidade que envolva o desenvolvimento do sujeito integral, a Formação de Professores de Educação Física na modalidade de ensino EaD permite o desenvolvimento de habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física? Tem como objetivo geral analisar se a formação de Professores de Educação Física na modalidade de ensino EaD permite o desenvolvimento de habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física. O estudo é estruturado em capítulos que abordam o contexto histórico de formação presencial de professores de educação física no Brasil e o advento da modalidade de Educação a Distância; as habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física para a prática educativa; e também a percepção dos/as profissionais de Educação Física da região pesquisada a respeito do desenvolvimento das habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física para a prática educativa no que tange a modalidade EaD, tendo como sujeitos da pesquisa egressos e estudantes de Licenciatura em Educação Física-EaD, além dos coordenadores de curso de Graduação e a coordenação pedagógica de duas escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental da rede básica da educação pública municipal.The present research aims to discuss the Training of Physical Education Teachers and focuses on the debates that involve the problem of the quality of the courses offered in the form of Distance Education - EaD, more precisely, the courses coming from private institutions, located in distant municipalities. of the Brazilian metropolitan regions, having as territorial delimitation the region of Porto Seguro, located in the extreme south of the State of Bahia. It seeks to answer the following problem: given the complexity that is revealed in the need for democratization and expansion/interiorization of higher education, in addition to the necessary quality training that involves the development of the integral subject, the Training of Physical Education Teach ers in the EaD teaching modality Does it allow the development of professional training skills recommended by the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Physical Education Courses? Its general objective is to analyze whether the training of Physical Education Teachers in the distance education modality allows the development of professional training skills rec ommended by the National Curriculum Guidelines of Undergraduate Physical Education Courses. The study is structured in chapters that address the historical context of face-to-face training of physical education teachers in Brazil and the advent of the Distance Education mo dality; the training skills of the professional recommended by the National Curriculum Guide lines of Undergraduate Physical Education Courses for educational practice; and also the per ception of Physical Education professionals in the researched region regarding the development of professional training skills recommended by the National Curriculum Guidelines of Under graduate Physical Education Courses for educational practice regarding the distance education modality, having as subjects of researches graduates and students of the Degree in Physical Education-EaD, in addition to the coordinators of the Graduation course and the pedagogical coordination of two public schools in the final years of elementary school in the basic network of municipal public education.2022-12-27T14:40:09Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13372TID:203110943porNascimento, Fábio da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:51.390949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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