Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montoya García, Elvira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29969
Resumo: El trabajo desarrollado a continuación analiza la evolución de la escritura del repertorio de clarinete desde el Clasicismo hasta el siglo XX. Para ello he tenido en cuenta un factor de vital importancia en el que me apoyaré para avanzar en este proyecto; me refiero naturalmente a la evolución del instrumento. Con ello no pretendo describir la evolución organológica paso a paso, sería inabarcable en este trabajo, simplemente me ciño a tres momentos concretos. Las obras elegidas para llevar a cabo este estudio son representativas de algunos de los períodos más importantes de la Historia de la música, así como relevantes de la propia literatura del clarinete. - Clasicismo: Concierto para clarinete KV 622 de W. A. Mozart. - Romanticismo: Piezas de fantasía op. 73 de R. Schumann. - Siglo XX: Primera Rapsodia para clarinete de C. Debussy, Tres Piezas para clarinete solo de I. Stravinsky y Sonata para clarinete y piano de F. Poulenc. La estructura del trabajo se divide en cinco secciones, como cinco son las corrientes estilísticas que abarca. Comenzaré realizando una reseña bibliográfica del compositor a tratar. En segundo lugar, trataré las circunstancias en la que fue escrita la obra, abordando las características de la misma junto a un esquema analítico. Por último, relacionaré la forma en la que las mejoras técnicas que van apareciendo en el clarinete afectan a la escritura de la música en la que es protagonista, utilizando pasajes representativos de cada una de las obras que interpretaré en mi recital; ABSTRACT: Composition and instrument. Interrelated concepts. The task here developed aims to analyze the evolution of clarinet writing from classicism to the twentieth century. In order to achieve this I have taken into consideration a fundamental matter which I have set as the base of my research and followed progressively, I am referring to the evolution of the instrument itself. Nevertheless I do not intend to describe such evolution step by step as it would be out of this task's scope. I am just going to be making reference to three specific moments in time. The works chosen to carry this research are representative of some of the most important periods in music history as well as relevant in relation to the literature for clarinet. - Classicism: Clarinet Concerto KV 622 by W. A. Mozart. - Romanticism: Fantasy Pieces op. 73 by R. Schumann. - 20th Century: Première Rhapsodie by C. Debussy, Three Pieces for solo clarinet by I. Stravinsky and Sonate for clarinet and piano by F. Poulenc. The task is structured in five sections, as five are the stylistic currents it deals with. I am going to start by providing a bibliographical report on the composer here studied. Secondly I am going to develop on the circumstances in which each work was written, looking at their features and analyzing them by means of a diagram. Finally I am going to conect the way the best techniques for clarinet have affected music writing through the use of representative passages of each work that I am playing in my recital; RESUMO: Escrita e instrumento. Conceitos interrelacionados. O trabalho desenvolvido a seguir analisa a evolução da escrita do repertório para clarinete desde o Classicismo até o século XX. Para isso, levei em consideração um fator de vital importância com o qual contarei para avançar neste projeto; Refiro-me naturalmente à evolução do instrumento. Com isto não pretendo descrever passo a passo a evolução organológica, seria interminável neste trabalho, limitando-me apenas a três momentos específicos. As obras escolhidas para realizar este estudo são representativas de alguns dos períodos mais importantes da História da música, bem como relevantes para a própria literatura clarinete. - Classicismo: Concerto para clarinete KV 622 de W. A. Mozart. - Romantismo: Peças de fantasia op. 73 por R. Schumann. - Século 20: Primeira Rapsódia para clarinete de C. Debussy, Três peças para clarinete solo de I. Stravinsky e Sonata para clarinete e piano de F. Poulenc. A estrutura da obra está dividida em cinco seções, sendo cinco as correntes estilísticas que ela engloba. Começarei fazendo uma revisão bibliográfica do compositor a ser tratado. Em segundo lugar, tratarei das circunstâncias em que a obra foi escrita, abordando suas características juntamente com um esquema analítico. Por fim, relatarei a forma como as melhorias técnicas que surgem no clarinete afetam a escrita da música da qual ele é o protagonista, utilizando passagens representativas de cada uma das obras que irei apresentar em meu recital.
id RCAP_744badf10c4fc33027aa8f145f043f44
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionadosClarineteHistoriaEvoluciónRepertorioOrganologíaClarinetHistoryEvolutionRepertoireOrganologyClarineteHistóriaEvoluçãoRepertórioOrganologiaEl trabajo desarrollado a continuación analiza la evolución de la escritura del repertorio de clarinete desde el Clasicismo hasta el siglo XX. Para ello he tenido en cuenta un factor de vital importancia en el que me apoyaré para avanzar en este proyecto; me refiero naturalmente a la evolución del instrumento. Con ello no pretendo describir la evolución organológica paso a paso, sería inabarcable en este trabajo, simplemente me ciño a tres momentos concretos. Las obras elegidas para llevar a cabo este estudio son representativas de algunos de los períodos más importantes de la Historia de la música, así como relevantes de la propia literatura del clarinete. - Clasicismo: Concierto para clarinete KV 622 de W. A. Mozart. - Romanticismo: Piezas de fantasía op. 73 de R. Schumann. - Siglo XX: Primera Rapsodia para clarinete de C. Debussy, Tres Piezas para clarinete solo de I. Stravinsky y Sonata para clarinete y piano de F. Poulenc. La estructura del trabajo se divide en cinco secciones, como cinco son las corrientes estilísticas que abarca. Comenzaré realizando una reseña bibliográfica del compositor a tratar. En segundo lugar, trataré las circunstancias en la que fue escrita la obra, abordando las características de la misma junto a un esquema analítico. Por último, relacionaré la forma en la que las mejoras técnicas que van apareciendo en el clarinete afectan a la escritura de la música en la que es protagonista, utilizando pasajes representativos de cada una de las obras que interpretaré en mi recital; ABSTRACT: Composition and instrument. Interrelated concepts. The task here developed aims to analyze the evolution of clarinet writing from classicism to the twentieth century. In order to achieve this I have taken into consideration a fundamental matter which I have set as the base of my research and followed progressively, I am referring to the evolution of the instrument itself. Nevertheless I do not intend to describe such evolution step by step as it would be out of this task's scope. I am just going to be making reference to three specific moments in time. The works chosen to carry this research are representative of some of the most important periods in music history as well as relevant in relation to the literature for clarinet. - Classicism: Clarinet Concerto KV 622 by W. A. Mozart. - Romanticism: Fantasy Pieces op. 73 by R. Schumann. - 20th Century: Première Rhapsodie by C. Debussy, Three Pieces for solo clarinet by I. Stravinsky and Sonate for clarinet and piano by F. Poulenc. The task is structured in five sections, as five are the stylistic currents it deals with. I am going to start by providing a bibliographical report on the composer here studied. Secondly I am going to develop on the circumstances in which each work was written, looking at their features and analyzing them by means of a diagram. Finally I am going to conect the way the best techniques for clarinet have affected music writing through the use of representative passages of each work that I am playing in my recital; RESUMO: Escrita e instrumento. Conceitos interrelacionados. O trabalho desenvolvido a seguir analisa a evolução da escrita do repertório para clarinete desde o Classicismo até o século XX. Para isso, levei em consideração um fator de vital importância com o qual contarei para avançar neste projeto; Refiro-me naturalmente à evolução do instrumento. Com isto não pretendo descrever passo a passo a evolução organológica, seria interminável neste trabalho, limitando-me apenas a três momentos específicos. As obras escolhidas para realizar este estudo são representativas de alguns dos períodos mais importantes da História da música, bem como relevantes para a própria literatura clarinete. - Classicismo: Concerto para clarinete KV 622 de W. A. Mozart. - Romantismo: Peças de fantasia op. 73 por R. Schumann. - Século 20: Primeira Rapsódia para clarinete de C. Debussy, Três peças para clarinete solo de I. Stravinsky e Sonata para clarinete e piano de F. Poulenc. A estrutura da obra está dividida em cinco seções, sendo cinco as correntes estilísticas que ela engloba. Começarei fazendo uma revisão bibliográfica do compositor a ser tratado. Em segundo lugar, tratarei das circunstâncias em que a obra foi escrita, abordando suas características juntamente com um esquema analítico. Por fim, relatarei a forma como as melhorias técnicas que surgem no clarinete afetam a escrita da música da qual ele é o protagonista, utilizando passagens representativas de cada uma das obras que irei apresentar em meu recital.Universidade de Évora2021-07-06T16:45:34Z2021-07-062021-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29969http://hdl.handle.net/10174/29969TID:202736881spaDepartamento de Músicaelviramontoyagarcia@gmail.com203Montoya García, Elvirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:29.906732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados
title Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados
spellingShingle Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados
Montoya García, Elvira
Clarinete
Historia
Evolución
Repertorio
Organología
Clarinet
History
Evolution
Repertoire
Organology
Clarinete
História
Evolução
Repertório
Organologia
title_short Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados
title_full Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados
title_fullStr Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados
title_full_unstemmed Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados
title_sort Escritura e instrumento. Conceptos interrelacionados
author Montoya García, Elvira
author_facet Montoya García, Elvira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montoya García, Elvira
dc.subject.por.fl_str_mv Clarinete
Historia
Evolución
Repertorio
Organología
Clarinet
History
Evolution
Repertoire
Organology
Clarinete
História
Evolução
Repertório
Organologia
topic Clarinete
Historia
Evolución
Repertorio
Organología
Clarinet
History
Evolution
Repertoire
Organology
Clarinete
História
Evolução
Repertório
Organologia
description El trabajo desarrollado a continuación analiza la evolución de la escritura del repertorio de clarinete desde el Clasicismo hasta el siglo XX. Para ello he tenido en cuenta un factor de vital importancia en el que me apoyaré para avanzar en este proyecto; me refiero naturalmente a la evolución del instrumento. Con ello no pretendo describir la evolución organológica paso a paso, sería inabarcable en este trabajo, simplemente me ciño a tres momentos concretos. Las obras elegidas para llevar a cabo este estudio son representativas de algunos de los períodos más importantes de la Historia de la música, así como relevantes de la propia literatura del clarinete. - Clasicismo: Concierto para clarinete KV 622 de W. A. Mozart. - Romanticismo: Piezas de fantasía op. 73 de R. Schumann. - Siglo XX: Primera Rapsodia para clarinete de C. Debussy, Tres Piezas para clarinete solo de I. Stravinsky y Sonata para clarinete y piano de F. Poulenc. La estructura del trabajo se divide en cinco secciones, como cinco son las corrientes estilísticas que abarca. Comenzaré realizando una reseña bibliográfica del compositor a tratar. En segundo lugar, trataré las circunstancias en la que fue escrita la obra, abordando las características de la misma junto a un esquema analítico. Por último, relacionaré la forma en la que las mejoras técnicas que van apareciendo en el clarinete afectan a la escritura de la música en la que es protagonista, utilizando pasajes representativos de cada una de las obras que interpretaré en mi recital; ABSTRACT: Composition and instrument. Interrelated concepts. The task here developed aims to analyze the evolution of clarinet writing from classicism to the twentieth century. In order to achieve this I have taken into consideration a fundamental matter which I have set as the base of my research and followed progressively, I am referring to the evolution of the instrument itself. Nevertheless I do not intend to describe such evolution step by step as it would be out of this task's scope. I am just going to be making reference to three specific moments in time. The works chosen to carry this research are representative of some of the most important periods in music history as well as relevant in relation to the literature for clarinet. - Classicism: Clarinet Concerto KV 622 by W. A. Mozart. - Romanticism: Fantasy Pieces op. 73 by R. Schumann. - 20th Century: Première Rhapsodie by C. Debussy, Three Pieces for solo clarinet by I. Stravinsky and Sonate for clarinet and piano by F. Poulenc. The task is structured in five sections, as five are the stylistic currents it deals with. I am going to start by providing a bibliographical report on the composer here studied. Secondly I am going to develop on the circumstances in which each work was written, looking at their features and analyzing them by means of a diagram. Finally I am going to conect the way the best techniques for clarinet have affected music writing through the use of representative passages of each work that I am playing in my recital; RESUMO: Escrita e instrumento. Conceitos interrelacionados. O trabalho desenvolvido a seguir analisa a evolução da escrita do repertório para clarinete desde o Classicismo até o século XX. Para isso, levei em consideração um fator de vital importância com o qual contarei para avançar neste projeto; Refiro-me naturalmente à evolução do instrumento. Com isto não pretendo descrever passo a passo a evolução organológica, seria interminável neste trabalho, limitando-me apenas a três momentos específicos. As obras escolhidas para realizar este estudo são representativas de alguns dos períodos mais importantes da História da música, bem como relevantes para a própria literatura clarinete. - Classicismo: Concerto para clarinete KV 622 de W. A. Mozart. - Romantismo: Peças de fantasia op. 73 por R. Schumann. - Século 20: Primeira Rapsódia para clarinete de C. Debussy, Três peças para clarinete solo de I. Stravinsky e Sonata para clarinete e piano de F. Poulenc. A estrutura da obra está dividida em cinco seções, sendo cinco as correntes estilísticas que ela engloba. Começarei fazendo uma revisão bibliográfica do compositor a ser tratado. Em segundo lugar, tratarei das circunstâncias em que a obra foi escrita, abordando suas características juntamente com um esquema analítico. Por fim, relatarei a forma como as melhorias técnicas que surgem no clarinete afetam a escrita da música da qual ele é o protagonista, utilizando passagens representativas de cada uma das obras que irei apresentar em meu recital.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06T16:45:34Z
2021-07-06
2021-05-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29969
http://hdl.handle.net/10174/29969
TID:202736881
url http://hdl.handle.net/10174/29969
identifier_str_mv TID:202736881
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
elviramontoyagarcia@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136676359962624