Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18588 |
Resumo: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
id |
RCAP_745f484b632ca60137b8ecfde27f9e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18588 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentesAmbiente de aprendizagem inteligenteInteracção entre agentesAgente professorAgente alunoCrençaRaciocínioIntelligent learning environmentsInteraction among agentsTeacher agentStudent agentBeliefReasoning abilityInstituto Superior de Economia e Gestão0 objectivo deste trabalho é a construção de um Ambiente de Aprendizagem Inteligente, capaz de simular a interacção entre vários agentes, durante um processo de ensino-aprendizagem, em sala de aula. Este ambiente é modelado, tendo em conta algumas das características dos alunos e dos professores, enquanto agentes. Assim, são considerados dois tipos de agentes, o agente "professor" e o agente aluno. Ao agente professor cabe o papel de "ensinar" os outros agentes, denominados "alunos". Cada agente é modelado em termos do estado das suas crenças, possuindo uma certa capacidade de raciocínio, isto é, um conjunto de regras heurísticas que lhe permitem, em presença de determinadas crenças concluir outras. Pode ainda comunicar com outros agentes, colocando questões, dando respostas e transmitindo informação. Além do próprio conhecimento, cada agente possui conhecimento sobre as crenças dos outros agentes da sociedade, o que o leva a ter o seu ponto de vista sobre cada um deles e, em consequência, ter capacidade de escolher, perante determinados problemas, os agentes cora quem dialogar.The purpose of this work is to built up an Intelligent Learning Enviromnents (ILE), which has to be able to simulate a conununication among several agents during the process of knowledge transmission inside a proper space, the classroom. The partnership has to be molded in order to search the translation of some of Man's characteristics either being a student or a teacher. Therefore we have to consider two types of agents - the "teacher" himself whose role is "to teach" the other agents involved in the process, the "students", and the "students". Each agent has his own particular background, his beliefs. He has got a certain reasoning ability or skill, that is, a set of heuristic rules which allow him in presence of some beliefs to deduce others. He can also communicate whith other agents by asking questions, giving answers and conveying information. Besides his own knowledge each agent is aware of the others' beliefs at a certain moment. That will allow him to have his own point of view of each one of them and, consequently, have the ability of choosing, in face of certain problems, who to talk to.Coelho, Helder Manuel FerreiraRepositório da Universidade de LisboaEusébio, Augusto Manuel José2019-11-11T14:15:06Z1995-061995-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18588porEusébio, Augusto Manuel José (1995)." Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes". Dissertações de Mestrado. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:36.150535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes |
title |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes |
spellingShingle |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes Eusébio, Augusto Manuel José Ambiente de aprendizagem inteligente Interacção entre agentes Agente professor Agente aluno Crença Raciocínio Intelligent learning environments Interaction among agents Teacher agent Student agent Belief Reasoning ability |
title_short |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes |
title_full |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes |
title_fullStr |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes |
title_full_unstemmed |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes |
title_sort |
Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes |
author |
Eusébio, Augusto Manuel José |
author_facet |
Eusébio, Augusto Manuel José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Helder Manuel Ferreira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eusébio, Augusto Manuel José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem inteligente Interacção entre agentes Agente professor Agente aluno Crença Raciocínio Intelligent learning environments Interaction among agents Teacher agent Student agent Belief Reasoning ability |
topic |
Ambiente de aprendizagem inteligente Interacção entre agentes Agente professor Agente aluno Crença Raciocínio Intelligent learning environments Interaction among agents Teacher agent Student agent Belief Reasoning ability |
description |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-06 1995-06-01T00:00:00Z 2019-11-11T14:15:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18588 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Eusébio, Augusto Manuel José (1995)." Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes". Dissertações de Mestrado. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131127197204480 |