Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eusébio, Augusto Manuel José
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18588
Resumo: Instituto Superior de Economia e Gestão
id RCAP_745f484b632ca60137b8ecfde27f9e10
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentesAmbiente de aprendizagem inteligenteInteracção entre agentesAgente professorAgente alunoCrençaRaciocínioIntelligent learning environmentsInteraction among agentsTeacher agentStudent agentBeliefReasoning abilityInstituto Superior de Economia e Gestão0 objectivo deste trabalho é a construção de um Ambiente de Aprendizagem Inteligente, capaz de simular a interacção entre vários agentes, durante um processo de ensino-aprendizagem, em sala de aula. Este ambiente é modelado, tendo em conta algumas das características dos alunos e dos professores, enquanto agentes. Assim, são considerados dois tipos de agentes, o agente "professor" e o agente aluno. Ao agente professor cabe o papel de "ensinar" os outros agentes, denominados "alunos". Cada agente é modelado em termos do estado das suas crenças, possuindo uma certa capacidade de raciocínio, isto é, um conjunto de regras heurísticas que lhe permitem, em presença de determinadas crenças concluir outras. Pode ainda comunicar com outros agentes, colocando questões, dando respostas e transmitindo informação. Além do próprio conhecimento, cada agente possui conhecimento sobre as crenças dos outros agentes da sociedade, o que o leva a ter o seu ponto de vista sobre cada um deles e, em consequência, ter capacidade de escolher, perante determinados problemas, os agentes cora quem dialogar.The purpose of this work is to built up an Intelligent Learning Enviromnents (ILE), which has to be able to simulate a conununication among several agents during the process of knowledge transmission inside a proper space, the classroom. The partnership has to be molded in order to search the translation of some of Man's characteristics either being a student or a teacher. Therefore we have to consider two types of agents - the "teacher" himself whose role is "to teach" the other agents involved in the process, the "students", and the "students". Each agent has his own particular background, his beliefs. He has got a certain reasoning ability or skill, that is, a set of heuristic rules which allow him in presence of some beliefs to deduce others. He can also communicate whith other agents by asking questions, giving answers and conveying information. Besides his own knowledge each agent is aware of the others' beliefs at a certain moment. That will allow him to have his own point of view of each one of them and, consequently, have the ability of choosing, in face of certain problems, who to talk to.Coelho, Helder Manuel FerreiraRepositório da Universidade de LisboaEusébio, Augusto Manuel José2019-11-11T14:15:06Z1995-061995-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18588porEusébio, Augusto Manuel José (1995)." Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes". Dissertações de Mestrado. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:36.150535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
title Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
spellingShingle Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
Eusébio, Augusto Manuel José
Ambiente de aprendizagem inteligente
Interacção entre agentes
Agente professor
Agente aluno
Crença
Raciocínio
Intelligent learning environments
Interaction among agents
Teacher agent
Student agent
Belief
Reasoning ability
title_short Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
title_full Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
title_fullStr Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
title_full_unstemmed Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
title_sort Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes
author Eusébio, Augusto Manuel José
author_facet Eusébio, Augusto Manuel José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Helder Manuel Ferreira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Eusébio, Augusto Manuel José
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem inteligente
Interacção entre agentes
Agente professor
Agente aluno
Crença
Raciocínio
Intelligent learning environments
Interaction among agents
Teacher agent
Student agent
Belief
Reasoning ability
topic Ambiente de aprendizagem inteligente
Interacção entre agentes
Agente professor
Agente aluno
Crença
Raciocínio
Intelligent learning environments
Interaction among agents
Teacher agent
Student agent
Belief
Reasoning ability
description Instituto Superior de Economia e Gestão
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-06
1995-06-01T00:00:00Z
2019-11-11T14:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18588
url http://hdl.handle.net/10400.5/18588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Eusébio, Augusto Manuel José (1995)." Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes". Dissertações de Mestrado. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131127197204480