A tese metodológica: Metodologia vista como teoria e teoria como Metodologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camalhão,Serafim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camalhão,Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000500021
Resumo: Resumo: A tese metodológica é um projeto antigo que visa ver os trabalhos nas Ciências Sociais do ponto de vista metodológico em vez do teórico. Os objetivos desta proposta podem ser diversos, mas os centrais são avaliar o trabalho científico efetuado, validando-o e melhorar uma investigação no seu decurso ou posteriormente. O que é proposto neste artigo não é novidade, tendo sido encontrado em muitas obras metodológicas com exemplos de boas e más práticas, assim como sugestões de como se deveria proceder. Na pesquisa efetuada para este artigo não se encontraram obras que do início ao fim tivesse efetuado uma análise vista do ponto técnico e metodológico. A proposta que é aqui apresentada consiste em fazer uma tese dentro de outra tese, invertendo os polos, a metodologia vista como teoria e a teoria vista como metodologia. Nesta inversão dá-se mais atenção à metodologia, aprofundando-a indo além do mero procedimento, assim como a todos os elementos que em nome da redução foram omitidos do trabalho final. A tese metodológica é principalmente qualitativa, não visa a universalidade e a representatividade estatística, mas sim a transversalidade e intersecçionalidade dos métodos assim como das técnicas. Apesar de ser uma metodologia qualitativa, existe uma abertura quer para metodologias mistas quer quantitativas. A ideia central defende que qualquer investigação quantitativa ou qualitativa é única porque se realiza num contexto social, cultural, económico e temporal único. Os métodos e as técnicas são transversais a cada contexto, mas tomam formas específicas perante a especificidade de cada investigação. Neste campo pode recorrer-se á abdução quer á indução analítica, olha-se para uma investigação de uma forma aberta com todo o seu potencial. No final resulta o desenvolvimento de um olhar crítico com a tomada de consciência do trabalho realizado.
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