Cultura de segurança do doente pediátrico : perceção dos profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leça, Andrea Patrícia Correia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2837
Resumo: Introdução: A segurança do doente encontra-se no topo das prioridades das agendas políticas de saúde a nível mundial, sendo um dos grandes desafios para a saúde no século XXI, particularmente a da criança pela sua vulnerabilidade. A cultura de segurança é o coletivo de valores, perceções e atitudes de um grupo face à segurança. Em Portugal a Direção-Geral da Saúde (2013) declara que o questionário sobre “Avaliação da Cultura de Segurança do Doente nos Hospitais Portugueses” deve ser aplicado em 2014 nos hospitais do Sistema de Saúde. Objetivo: O nosso objetivo geral é caracterizar a perceção dos profissionais de saúde sobre a cultura de segurança do doente pediátrico. Metodologia: É um estudo descritivo, transversal e correlacional, de abordagem quantitativa. A amostra (n=91) é constituída por enfermeiros (67.0%), médicos (18.7%) e assistentes operacionais (11.0%). Resultados: Destacam-se enquanto fortes as dimensões “Trabalho em equipa”, “Aprendizagem organizacional – melhoria contínua”, “Feedback e comunicação acerca do erro” e “Perceções gerais sobre a segurança do doente”, sendo consideradas como oportunidades de melhoria as dimensões “Resposta ao erro não punitiva”, “Apoio à segurança do doente pela gestão” e “Profissionais”. Dos inquiridos, 58.2% classificou o “Grau de segurança do doente” como muito bom e 34.1% como aceitável. Quanto ao “número de eventos/ocorrências notificadas”, 84.6% dos inquiridos não entregou nenhum relatório. Conclusão: A positividade das dimensões “Trabalho em equipa”, “Aprendizagem organizacional – melhoria contínua” e “Feedback e comunicação acerca do erro” evidencia o potencial da instituição/profissionais para o desenvolvimento de estratégias de melhoria da cultura de segurança do doente pediátrico.
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