O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Viviana da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85503
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_746ab7bb5a2b4c7ea1e0f835767a3498
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de CompetênciasWhat life teaches us: Value the process of Recognition, Validation and Certification of SkillsGestão da formaçãoReconhecimento, Validação e Certificação de CompetênciasFormação profissionalCentro QualificaLifelong LearningTraining ManagementRecognition, Validation and Certification of SkillsProfessional TrainingQualifica CentresLifelong LearningRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoLife teaches us much of what we know personally and professionally, which makes the significance of the Recognition, Validation and Certification of Skills process prominent as an asset for a large part of the Portuguese population that, for various reasons, didn’t have access to education and training at the time they needed it. Adult education/training and the recognition of knowledge and skills acquired is essential for human promotion in the world of work, allowing for free school/professional certification, thus being the main commitment of the Qualifica Centres. Since we live in the society of knowledge, where learning comes forth/emerges associated with economic growth and global development, the qualification of workers in a Lifelong Learning perspective is urgent so they can keep up with the constant changes in the labour market. The Recognition, Validation and Certification of Skills process is clearly one of the answers to this reality and must be publicised to the population. That was the purpose of my intervention at the Águeda Qualifica Centre of Professional Training Service throughout my internship. The report presented aims to describe the work carried out during the curricular internship at the Águeda Professional Training Service – Employment and Professional/Vocational Training Institute, P.I.., incorporated in the area of Training Organisation and Management, under the scope of the Master’s Degree in Training Management and Educational Administration, of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. Firstly, this report puts forward the institutional framework of the internship, characterising its development and explaining how it is part of a student’s journey when obtaining a Master’s Degree in Training Management and Educational Administration. Next, there is the presentation and characterisation of the accommodating institution - Águeda Professional Training Service. Lastly, the theoretical framework of the internship is provided, as well as a detailed and reflexive description of all of the activities accomplished throughout the year.A vida ensina-nos muito daquilo que sabemos pessoal e profissionalmente, o que releva o sentido do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, tornando-o uma mais valia para grande parte da população portuguesa que, por variados motivos, não teve acesso à educação e formação na altura que precisava. A formação de adultos e o reconhecimento de adquiridos é fundamental para a valorização humana no mundo laboral permitindo a certificação escolar e/ou profissional sem custos, sendo esta a grande aposta dos Centros Qualifica.Visto que se vive na Sociedade do Conhecimento, onde a aprendizagem surge associada ao crescimento económico e ao desenvolvimento global, urge a qualificação de trabalhadores numa perspetiva Lifelong Learning para que acompanhem as constantes mudanças do mercado de trabalho. O processo de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências é, claramente, uma das respostas a esta realidade e necessita de ser divulgada junto da população. Foi neste sentido que tentei intervir no Centro Qualifica do Serviço de Formação Profissional de Águeda no decorrer do estágio. O presente relatório, pretende descrever o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Serviço de Formação Profissional de Águeda - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. -, inserido na área de Organização e Gestão da Formação, no âmbito do segundo ano do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este relatório começa pelo contexto institucional do estágio, onde se caracteriza o seu desenvolvimento e o seu enquadramento no percurso de um aluno do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional. Segue-se a apresentação e caracterização da instituição acolhedora – o Serviço de Formação Profissional de Águeda. Por fim enquadram-se teoricamente este estágio e todas as atividades nele desenvolvidas descritas de forma pormenorizada e reflexiva.2018-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85503http://hdl.handle.net/10316/85503TID:202195848porFerreira, Viviana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:15:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:48.559649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
What life teaches us: Value the process of Recognition, Validation and Certification of Skills
title O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
spellingShingle O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Ferreira, Viviana da Silva
Gestão da formação
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Formação profissional
Centro Qualifica
Lifelong Learning
Training Management
Recognition, Validation and Certification of Skills
Professional Training
Qualifica Centres
Lifelong Learning
title_short O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
title_full O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
title_fullStr O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
title_full_unstemmed O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
title_sort O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
author Ferreira, Viviana da Silva
author_facet Ferreira, Viviana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Viviana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da formação
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Formação profissional
Centro Qualifica
Lifelong Learning
Training Management
Recognition, Validation and Certification of Skills
Professional Training
Qualifica Centres
Lifelong Learning
topic Gestão da formação
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Formação profissional
Centro Qualifica
Lifelong Learning
Training Management
Recognition, Validation and Certification of Skills
Professional Training
Qualifica Centres
Lifelong Learning
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85503
http://hdl.handle.net/10316/85503
TID:202195848
url http://hdl.handle.net/10316/85503
identifier_str_mv TID:202195848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133960294367232