O mundo da arte urbana emergente: contextos e atores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5395 |
Resumo: | A partir da década de 90 do século passado, o fenómeno do graffiti passou a fazer parte da paisagem das cidades portuguesas. O graffiti emergente neste período derivava de uma manifestação cultural com cerca de duas décadas de vida, tendo por origem as cidades de Filadelfia e Nova lorque. Nos últimos anos a tolerância social a estas manifestações de índole popular e informal foi aumentando, o que resultou, em paralelo, numa crescente legitimação e institucionalização destas praticas. Convivendo com o graffiti na cidade deparamo-nos, hoje, com um conjunto de outras expressões estéticas e artísticas que derivam deste fen6meno. No discurso comum e especializado encontramos recorrentes alusões a street art ou arte urbana. Neste artigo argumentamos que a arte urbana se tem vindo a constituir enquanto um mundo da arte (Becker, 2010) ou um campo de produção artística emergente (Bourdieu, 1996). A nossa reflexão parte de um projeto atualmente em curso na Área Metropolitana de Lisboa, em que se procurou entrevistar um conjunto variado de atores sociais associados a este campo. |
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O mundo da arte urbana emergente: contextos e atoresA partir da década de 90 do século passado, o fenómeno do graffiti passou a fazer parte da paisagem das cidades portuguesas. O graffiti emergente neste período derivava de uma manifestação cultural com cerca de duas décadas de vida, tendo por origem as cidades de Filadelfia e Nova lorque. Nos últimos anos a tolerância social a estas manifestações de índole popular e informal foi aumentando, o que resultou, em paralelo, numa crescente legitimação e institucionalização destas praticas. Convivendo com o graffiti na cidade deparamo-nos, hoje, com um conjunto de outras expressões estéticas e artísticas que derivam deste fen6meno. No discurso comum e especializado encontramos recorrentes alusões a street art ou arte urbana. Neste artigo argumentamos que a arte urbana se tem vindo a constituir enquanto um mundo da arte (Becker, 2010) ou um campo de produção artística emergente (Bourdieu, 1996). A nossa reflexão parte de um projeto atualmente em curso na Área Metropolitana de Lisboa, em que se procurou entrevistar um conjunto variado de atores sociais associados a este campo.FLUP2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5395oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5395Todas as Artes; Vol. 1 N.º 2 (2018): Todas as Artes2184-3805reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5395https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5395/5099Direitos de Autor (c) 2019 Todas as Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, RicardoSequeira, Agata2022-11-30T15:21:18Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:03.075443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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