A arte da leitura e a excelência do comércio das musas: Gérard de Nerval e os poetas do século XVI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.4000/carnets.8299 |
Resumo: | O artigo busca refletir sobre as relações entre leitura e criação na obra de Gérard de Nerval a partir da recente reedição de uma antologia dos poetas do Século XVI realizada pelo autor em 1830 (Choix des poésies de Ronsard, Du Bellay, Baïf, Belleau, Du Bartas, Chassignet, Desportes, Régnier). Pelo projeto da antologia o poeta se engaja na batalha pelo Romantismo na França. A consideração de seu trabalho como compilador abre espaço para uma série de reflexões a respeito da porosidade de fronteiras no domínio literário (entre os gêneros, entre criação e crítica, memória e invenção literárias...). O modo como, na antologia de Nerval, essas fronteiras são transgredidas, permite-nos ainda colocar sua obra em diálogo com algumas formulações do pensamento romântico alemão. |
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A arte da leitura e a excelência do comércio das musas: Gérard de Nerval e os poetas do século XVIRomanticismGérard de Nervalliterary criticismFrench poetry of the XVIth centuryGérard de NervalRomantismoCrítica literáriaPoesia francesa do século XVIO artigo busca refletir sobre as relações entre leitura e criação na obra de Gérard de Nerval a partir da recente reedição de uma antologia dos poetas do Século XVI realizada pelo autor em 1830 (Choix des poésies de Ronsard, Du Bellay, Baïf, Belleau, Du Bartas, Chassignet, Desportes, Régnier). Pelo projeto da antologia o poeta se engaja na batalha pelo Romantismo na França. A consideração de seu trabalho como compilador abre espaço para uma série de reflexões a respeito da porosidade de fronteiras no domínio literário (entre os gêneros, entre criação e crítica, memória e invenção literárias...). O modo como, na antologia de Nerval, essas fronteiras são transgredidas, permite-nos ainda colocar sua obra em diálogo com algumas formulações do pensamento romântico alemão.The present paper aims at an analysis on the relationship between reading and creating in Gérard de Nerval’s work from his 1830’s anthology of 16th century poets (Choix des poésies de Ronsard, Du Bellay, Baïf, Belleau, Du Bartas, Chassignet, Desportes, Régnier), newly republished. The anthology plan engaged the poet on the battlefield for Romanticism in France. An account of his work as a compiler unfolds a series of analysis on the boundaries porosity within the literary realm (between the different genres, creation and criticism, memory and literary inventiveness...). The way by which these boundaries are transgressed, in Nerval’s anthology, allows us still to place his work in close relation with some favourite topics of German romantic thought.CarnetsAPEF2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.4000/carnets.8299https://doi.org/10.4000/carnets.8299URI:https://journals.openedition.org/carnetsreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://journals.openedition.org/carnets/8299urn:doi:10.4000/carnets.8299Kawano, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:42:33Zoai:revues.org:carnets/8299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-21T19:42:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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